Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO1

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
	Avaliando Aprend.: CCJ0257_SM_201801200289 V.1 
	Aluno(a): JEANNE MARIA BARRETO DA SILVA
	Matrícula: 201801200289
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	20/04/2018 09:49:10 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201803658325)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o texto a seguir, assinale a alternativa correta . A Hermenêutica Jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito. As leis positivas são formuladas em termos gerais; fixam regras, consolidam princípios, estabelecem normas, em linguagem clara e precisa, porém ampla, sem descer a minúcias. É tarefa primordial do executor a pesquisa da relação entre o texto abstrato e o caso concreto, entre a norma jurídica e o fato social, isto é, aplicar o Direito. Para o conseguir, se faz mister um trabalho preliminar: descobrir e fixar o sentido verdadeiro da regra positiva; e, logo depois, o respectivo alcance, a sua extensão. Em resumo, o executor extrai da norma tudo o que na mesma se contém: é o que se chama interpretar, isto é, determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito". (MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do Direito. 9. ed. São Paulo: Forense, 1980. p.1).
		
	
	As leis disciplinam apenas os casos concretos, por isso só admitem uma interpretação
	
	A hermenêutica não se insere na Ciência do Direito, sendo mera manifestação da arte de advogar
	
	O intérprete não deve pesquisar a relação entre o texto legal e o caso concreto, sob pena de violar o princípio da legalidade inserido na Constituição Federal.
	
	Hermenêutica e interpretação são palavras sinônimas e significam a busca do exato sentido da lei
	 
	A hermenêutica oferece as regras de interpretação e interpretar um texto de lei consiste em buscar-lhe o significado e o alcance
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803658711)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as assertivas abaixo: I - O Direito não é o único instrumento responsável pela harmonia da vida social. (Paulo Nader) II - O conflito por vezes é inevitável, e necessário se faz solucioná-lo. E aí está outra função social do direito:compor conflitos. III -A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais. IV -A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo: o dever ser. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	Todas as opções estão erradas.
	
	Somente a primeira opção está correta.
	 
	Somente as opções I , II e IV estão corretas.
	 
	Somente as opções III e IV estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803658929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Beto Mafra, dirigindo seu automóvel em alta velocidade, atropelou T´ício. Hospitalizado, Tício submeteu-se a duas cirurgias, ficando impossibilitado de exercer suas atividades laborais durante quatro meses. Tendo em vista os prejuízos que lhe foram causados, a vítima ajuizou ação de ressarcimento por danos morais e materiais sofridos, obtendo sentença que julgou procedentes os seus pedidos, condenando Beto Mafra ao pagamento da quantia de R$ 50.000,00. Porém, Beto Mafra deixou de cumprir a decisão e, assim, teve seu carro penhorado e alienado judicialmente para suportar a dívida. O juiz, para fundamentar a sua decisão, baseou-se nos artigos 186 e 927 do Código Civil, que prescrevem o seguinte: Art. 186. Aquele que, por ação e omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito; Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. Com base na situação acima, tem-se que a característica da norma que autoriza o uso da força para a garantia do cumprimento da vontade estatal é a:
		
	
	alteridade
	 
	coercibilidade
	
	heteronomia
	
	abstração
	
	autonomia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803658798)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as afirmativas, e após, assinale a alternativa correta: A) é instrumento (processo de comparação de semelhantes) usado para que se encontre as fontes; B) é fonte formal originada da autonomia da vontade; C) é produtora de fontes formais; D) é fonte formal criada pelo poder judiciário.
		
	
	e) equidade, contrato, religião, sentença.
	
	c) analogia, lei, moral, julgado;
	 
	b) equidade, costume, fonte material, sentença.
	 
	d) analogia, negócio jurídico, moral, jurisprudência;
	
	a) fonte material, negócio jurídico, tecnologia, jurisprudência;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803658643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São concepções sobre o Jusnaturalismo:
		
	
	Cientificista - Teológica - Racionalista
	
	I-A; II-B; III-C; IV-D.
	 
	Racionalista - Universalista - Teológica
	
	Teológica - Comercial - Racionalista
	
	Universalista - Utópica - Teológica

Continue navegando