Buscar

Avaliando FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 6,7,8,9,10

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Contraria os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
		
	
	O direito das pessoas assistidas à informação sobre sua saúde;
	 
	A integração no âmbito de executar ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
	 
	A integralidade da assistência, estabelecendo-se duas redes separadas, uma de atenção curativa e outra de atenção preventiva;
	
	O planejamento de ações articuladas com a promoção de saúde;
	
	A igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
	Ref.: 201402035952
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Conforme discutido em sala de aula, assinale a alternativa que melhor descreve os elementos das ações de saúde incorporados na reforma promovida por Oswaldo Cruz:
		
	
	O registro demográfico, possibilitando conhecer a composição e os fatos vitais de importância da população;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	A introdução do laboratório como auxiliar do diagnóstico etiológico;
	
	A fabricação organizada de produtos profiláticos para uso em massa;
	
	A compressão dos eventos associados com o ressurgimento das doenças e suas medidas de controle.
	Ref.: 201401244057
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como Saúde para Todos no Ano 2000. A Declaração de Alma-Ata, o pacto assinado entre 134 países, concebe a saúde como um direito humano. Sobre a Declaração de Alma-Ata NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	O envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde foram estimulados e intensificados.
	 
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde não influenciou as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	Com a incorporação do movimento ¿Saúde Para Todos¿ foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde.
	
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	A Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira.
	
	Ref.: 201401292572
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No contexto da democratização acompanhado pelo aumento da consciência sanitária no País, são desenvolvidas tentativas de reestruturação da Saúde, organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária. No final da década de 70, um importante fator que impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira foi a:
		
	
	Realização da Campanha de Erradicação da Varíola.
	
	Criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
	
	Realização da VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
	Ocorrência da Revolta da Vacina.
	 
	Realização da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a evolução na forma de garantir a saúde da população brasileira são feitas as seguintes afirmações: I No início do século XX, a saúde era um dever e uma obrigação da população. II Práticas sanitárias eram impostas autoritariamente pelo Estado. III Na década de 1930 a urbanização e a industrialização crescentes ampliaram a população de trabalhadores em precárias condições de higiene, saúde e habitação, o que pressionou a efetivação e ampliação das políticas sociais. IV No decorrer do século, através da luta popular, a saúde passou a ser considerada um direito do cidadão e um dever do Estado. Agora assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1920, a Saúde Pública cresceu como questão social. As unidades de Saúde Pública existentes estavam vinculadas aos governos estaduais, situadas nas capitais e principais cidades do interior. Assinale a opção que NÃO representa uma linha de atuação da Saúde Pública:
		
	
	Orientação nutricional e alimentar.
	
	Assistência médica.
	
	Assistência materno-infantil.
	
	Fiscalização de alimentos e de laboratórios.
	 
	Distribuição de pesticidas.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o art. 6º da Lei nº 8.080/90, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), NÃO está incluída a execução de ações de
		
	
	assistência terapêutica integral.
	
	saúde do trabalhador.
	
	vigilância sanitária.
	
	vigilância epidemiológica.
	 
	vigilância endemiológica.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
		1.
		No Brasil, a Medicina Tropical representou um importante marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. As descobertas do grupo de pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, publicadas na Gazeta Médica da Bahia, fundada em 1866, contribuíram para questionar o ensino médico oferecido pelas tradicionais faculdades de medicina na Bahia e do Rio de Janeiro. Sobre a Escola Tropicalista Baiana e os tropicalistas, leia as afirmativas: I Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, chamados de tropicalistas, utilizavam as técnicas mais avançadas da medicina europeia, como a análise de fluidos corporais, a parasitologia e a microscopia. II Os tropicalistas associavam as doenças tropicais à pobreza, desnutrição, ausência de saneamento básico e às más condições de vida de uma forma geral, descartando a hipótese miasmática, ainda usada naquela época para explicar a etiologia das doenças. III A Escola Tropicalista Baiana, criada em meados do século XIX, ainda que não tenha se constituído em uma instituição formal de ensino, dedicou-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está incorreta.Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
		2.
		Na primeira metade do século XX, duas instituições de pesquisa e formação especializada no campo da saúde pública foram criadas: a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O início da criação da Fundação Oswaldo Cruz foi marcado pela:
	
	
	
	
	Consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica no Brasil.
	
	 
	Inauguração do Instituto Soroterápico Federal para a fabricação de soros e vacinas contra a peste bubônica.
	
	
	Criação da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO).
	
	
	Inauguração da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para o estudo da varíola.
	
	
	Criação da Revista Brasileira de Epidemiologia.
	
		3.
		A pesquisa em epidemiologia no Brasil vem crescendo e adquirindo reconhecimento científico em nível mundial, estando o Brasil entre os seis países de maior produção científica da América Latina. As pesquisas têm sido conduzidas, basicamente, para dois eixos temáticos principais que são:
	
	
	
	 
	adaptação fisiológica e metabólica.
	
	
	patologia nutricional e epidemiologia genética.
	
	
	varíola e peste bubônica.
	
	 
	gestão de sistemas de saúde e determinantes sociais da saúde.
	
	
	princípios do SUS e imunologia.
	
		4.
		Considerando o aumento da expectativa de vida, temos algumas consequências para o setor da saúde. Aponte a tendência que NÃO se enquadra nesse contexto:
	
	
	
	
	incentivo ao incremento de serviços de reabilitação.
	
	
	taxa de ocupação muito alta de leitos hospitalares.
	
	
	desospitalização para humanizar a recuperação do paciente.
	
	
	pacientes de longa permanência ocupando entre 10% a 25% dos leitos.
	
	 
	menor investimento nas ações de vigilância em saúde.
	
	
		
	
		5.
		Para estimar os impactos provocados pelos desastres naturais sobre a saúde da população o Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) criou o Sistema de Eventos Extremos no Brasil (www.climasaude.icit.fiocruz.br). Os sistemas do Ministério da Saúde, por sua vez, fornecem informações sobre notificação e investigação de casos de doenças e agravos. Nesse contexto, assinale a única opção que NÃO representa uma ação estratégica:
	
	
	
	
	preparar os serviços de saúde para atender a demanda pós desastre.
	
	
	capacidade de saber o número de prevalência e incidência de leptospirose , hepatite A e dengue que podem estar associadas a períodos pós desastres.
	
	
	ter dados sobre fraturas, óbitos e acidente vascular cerebral (AVC), cuja ocorrência tem aumentado depois dos desastres.
	
	 
	evitar que os eventos naturais aconteçam em determinada região/localidade.
	
	
	observar a magnitude dos eventos.
	
		6.
		O ano de 1990 constituiu um marco para a epidemiologia brasileira devido à realização, em Campinas, do I Congresso Brasileiro de Epidemiologia e a criação do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI). O tema do congresso foi Epidemiologia e Desigualdade Social: os desafios do final do século. Em 2011, em São Paulo, ocorreu o VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que trouxe como tema central a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas articulado ao conjunto das demais disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Sobre os Congressos Brasileiros de Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I Os congressos oferecem a oportunidade para atualizar e rever as contribuições da epidemiologia para os diversos temas em saúde que interessam à sociedade brasileira. II Os congressos promovem a interação entre a pesquisa realizada tanto no meio universitário quanto nos serviços de saúde. III Os congressos realizados de 1990 até 2011 não ofereceram contribuições para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. IV Os congressos promovem a interação das instituições acadêmicas e serviços de saúde tanto nas áreas de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa, quanto nas ações dos serviços de saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	 
	Apenas a afirmativa III é falsa.
	
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
		7.
		Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
		8.
		Em 1979 foi criada a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que embora estivesse focada na pós-graduação, sempre atuou nas questões acadêmicas e dos serviços de saúde, incluindo com destaque os temas de pesquisa, formação e intervenção da Epidemiologia. Sobre a contribuição da ABRASCO no desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
	
	
	
	
	A influência da ABRASCO na melhoria das condições de saúde da população brasileira foi e continua sendo significativa.
	
	
	A preocupação dos epidemiologistas da ABRASCO com a reorganização dos sistemas de saúde e o engajamento no movimento de Reforma Sanitária, que estava em curso no país e teve seu ápice na época da VIII Conferência Nacional de Saúde, marco da criação do SUS.
	
	
	A ABRASCO vem contribuindo para o aumento progressivo da produção científica em Epidemiologia tanto nas universidades e centros de pesquisa quanto nos serviços de saúde do Brasil.
	
	
	Os Congressos Brasileiros de Epidemiologia organizados pela ABRASCO representaram marcos para o desenvolvimento da Epidemiologia Brasileira.
	
	 
	A pesquisa no campo da saúde coletiva vem diminuindo visto que os problemas de saúde e suas relações com os determinantes políticos, sociais, econômicos e culturais não refletem o desenvolvimento da pesquisa epidemiológica.
		1.
		No processo de planejamento de saúde podem ser destacados quatro momentos, que para fins didáticos, podem ser visualizados e descritos de forma separada, entretanto, são momentos simultâneos. Com relação a esses momentos leia as afirmativas abaixo: I No momento explicativo são identificadas as necessidades e problemas, buscando possíveis explicações sobre a ocorrência e produção dos mesmos. II No momento normativo procura-se definir o que deve ser feito (objetivos, metas, atividades, recursos). III No momento estratégico se definem estratégias para superação de obstáculos (desenho estratégico) e se estabelecem cursos de ação para o plano, programa ou projeto. IV No momento tático-operacional, busca-se realizar as ações. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	
	
	
		
	
		2.
		No processo de construção de Políticas Públicas de Saúde no Brasil, a epidemiologia é utilizada para Elaboração, Implementação e Avaliação destas Políticas Públicas. Diante disso, que etapa abaixo NÃO faz parte do processo de construção de Políticas Públicas de Saúde:
	
	
	
	
	Formulação da política propriamente dita.
	
	
	Avaliação da política.
	
	
	Implementação da política.
	
	 
	Formação do Profissional.
	
	
	Identificação de problemas socialmente relevantes.
	
	
	
		
	
		3.
		O planejamento e a gestão constituem um dos suportes disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Onde não encontramos esse planejamento?
	
	
	
	
	na realização de diagnósticos e análises de situações de saúde;
	
	
	na definição de critérios para a repartição de recursos;
	
	
	na elaboração de planos, programas e projetos;
	
	
	no processo de formulação de políticas;
	
	 
	na falta de organização de ações e serviços;
	
	
		
	
		4.
		O indicador positivo da saúde denominado Quality-Adjusted Life Years (QALY) é estimado a partir do:
	
	
	
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) do tempo vivido com incapacidade e do tempo perdido devido à mortalidade prematura.
	
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos vividos com qualidade de vida.
	
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos vividos sem considerar o estado ou nível de saúde desses anos.
	
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) da carga global de doença (GBD global burden of disease).
	
	 
	Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos com qualidade de vida não vividos por motivo de doença, incapacidade ou morte.
	
	
		
	
		5.
		O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde destacam vários usos. Assinale a opção que NÃO representa um desses usos:
	
	
	
	
	Formulação de políticas públicas.
	
	
	Realização de diagnósticos e análises de situações de saúde.
	
	
	Elaboração de planos, programas e projetos.
	
	 
	Seleção dos trabalhadores para a alocação de recursos.
	
	
	Avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde.
	
		6.
		Com a elaboração dos Planos de Saúde estaduais e municipais a aproximação entre a epidemiologia e o planejamento foi intensificada. A experiência da formulação do Plano Nacional de Saúde 2004-2007 por sua vez estimulou o Ministério da Saúde a desenvolver o Sistema de Planejamento do SUS, o PlanejaSUS. São objetivos do PlanejaSUS com exceção de:
	
	
	
	
	Apoiar a avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS.
	
	
	Propor metodologias e modelos de instrumentos básicos do processo de planejamento, englobando o monitoramento e a avaliação.
	
	
	Participar da avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS.
	
	
	Apoiar a implementação de processo permanente e sistemático de planejamento nas três esferas de gestão do SUS.
	
	 
	Apoiar a implantação de processo permanente e sistemático de planejamento apenas em nível federal.
	
		7.
		O estabelecimento de compromissos sociais é essencial ao planejamento, visto que sociedades democráticas, interessadas em elevar a consciência sanitária da população e promover o exercício da cidadania, criam o ambiente político e institucional necessário à prática de planejamento em saúde que não se limita à produção de atos burocráticos. Sobre os interesses em comum entre a epidemiologia e o planejamento em saúde leia as afirmativas abaixo: I A produção de conhecimento sobre a situação de saúde é uma ação fundamental. II Ações para melhorar a qualidade de vida da população devem ser desenvolvidas. III Apenas a produção de conhecimento sobre doenças e agravos é relevante. IV A contagem de indivíduos doentes é a primeira ação a ser realizada. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	 
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
		8.
		O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Segundo PAIM (2006) o saber planejador e o saber epidemiológico podem ser considerados tecnologias não materiais aplicadas nos processos de trabalho em saúde coletiva, especialmente no que se refere à organização, à gestão e à avaliação. Sobre o planejamento de ações em saúde NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	O planejamento está condicionado às influências e determinações que a estrutura da sociedade faz incidir sobre as ações de saúde.
	
	
	O planejamento em saúde ajuda a pensar a ação coletiva para que organizações públicas de saúde possam agir melhor.
	
	
	O planejamento possibilita a articulação dos trabalhos de cada profissional em função dos objetivos estabelecidos pela organização, traduzindo políticas públicas em práticas assistenciais ou ações de saúde.
	
	 
	A identificação de problemas e necessidades faz com que o planejamento diminua a consciência sanitária dos cidadãos e profissionais da saúde.
	
	
	O planejamento facilita a organização do trabalho e das atividades dos profissionais de saúde.
	1a Questão
	
	
	
	O artigo 37 da Constituição Federal (1988) estabelece que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Com relação ao princípio da legalidade é correto afirmar que:
		
	
	o gestor público deve agir com clareza, otimizar os resultados e levar em conta a relação custo-benefício.
	
	o gestor público deve atender o interesse público adequadamente.
	 
	o gestor público só pode fazer o que a lei permite.
	
	o gestor público deve levar ao conhecimento de todos, os seus atos e os contratos que estabelece.
	
	os atos de qualquer agente público devem obrigatoriamente ter como finalidade o interesse pessoal.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a gestão participativa do SUS são feitas as seguintes afirmações: I A participação de representantes da sociedade civil na gestão da saúde foi uma conquista do movimento social contra o regime militar (1964-1985), que foi posteriormente consagrada na Constituição e nas Leis Orgânicas do SUS. II As Conferências de Saúde realizadas nos níveis nacional, estadual e municipal, para estabelecer as diretrizes das políticas de saúde, e os Conselhos de Saúde, realizados também nos três níveis, para a formulação das estratégias e sua execução, contam com a participação de usuários do SUS, profissionais e prestadores de serviços e gestores da saúde. III Uma participação social qualificada pode ajudar o gestor, entretanto, uma participação desfocada das políticas de saúde dominada por interesses particulares compromete de forma catastrófica o desempenho da gestão da saúde. IV O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde elaboram seus planos e políticas de saúde a partir das diretrizes aprovadas nas conferências que contam a participação da sociedade civil. Agora, assinale a alternativa correta:As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para contribuir com a gestão da saúde, a Epidemiologia precisa desenvolver investigações na interface biológico-social de todo processo saúde/doença/cuidado. Dentro do contexto da contribuição da epidemiologia, o conceito de Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS)compartilha as características do modelo de atenção integral à saúde, exigindo a incorporação de conhecimentos epidemiológicos para o seu pleno funcionamento, permitindo melhorar as condições de saúde da população. Nesse contexto, são objetivos dos Territórios Integrados de Atenção à Saúde COM EXCEÇÃO DE:
		
	 
	Assegurar o uso indiscriminado de recursos.
	
	Assegurar a melhora da gestão clínica.
	
	integrar as ações de atenção básica à atenção especializada.
	
	Assegurar o acesso ao cuidado integral.
	 
	Integrar as ações de atenção básica aos serviços de urgência.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As Leis Orgânicas da Saúde (Leis 8.080/90 e 8.142/90) definem as atribuições da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, tanto as que são comuns às três esferas do governo, quanto às específicas de cada esfera. Com o avanço na descentralização surgiram novos desafios, principalmente relacionados à distribuição das responsabilidades entre as três esferas da gestão, em particular entre estados e municípios. Para enfrentar esse desafio, em janeiro de 2001, o Ministério da Saúde, apoiado pela Comissão Intergestores Tripartite, tomou a decisão de instituir a Norma Operacional à Saúde (NOAS-SUS). A publicação da NOAS-SUS 01/2001 foi instituída pela Portaria MS/GM número 95, de 26 de janeiro de 2001 e reeditada em 2002. De uma forma geral, as NOAS 01/2001 e 01/2002 objetivaram:
		
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde basicamente através da ampliação do acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção.
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde com foco único em uma assistência qualificada e de melhor resolutividade na atenção básica.
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde apenas definindo as responsabilidades operacionais de cada esfera.
	 
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde, de modo a não apenas ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção assegurando, dessa forma, a equidade, mas também definir as responsabilidades operacionais de cada esfera.
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde resolvendo todos os problemas de saúde de abrangência nacional.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, e com as estratégias de humanização em saúde, em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. O Ministério da Saúde vem cumprir seu papel ao formular a Política que deve nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros (disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2008/PT-09-CONS.pdf). Nesse contexto, a Saúde do Homem é um dos objetivos e metas prioritárias do:
		
	
	Pacto de Gestão do SUS.
	 
	Pacto pela Vida.
	
	Pacto de Defesa do SUS.
	
	PlanejaSUS.
	
	Modelo médico-assistencial privatista.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Pacto de Defesa do SUS foi criado com o objetivo de despertar a compreensão dos gestores da saúde para o fato de que a implantação efetiva do SUS depende de decisões que vão além dos limites setoriais exigindo a mobilização da sociedade na luta para a garantia da saúde como direito de todos. PORQUE Expressa os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira e articula ações que visam qualificar e assegurar os SUS como política pública, com uma clara estratégia de mobilização social. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Pacto que estabeleceu o processo de definição de responsabilidades e competências específicas de cada esfera do governo é chamado de:
		
	
	Pacto pela Saúde.
	
	Pacto de Defesa do SUS.
	
	Pacto pelo modelo assistencial privatista.
	 
	Pacto de Gestão do SUS.
	
	Pacto pela Vida.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Pacto de Gestão do SUS valoriza as relações solidárias entre gestores, definindo as diretrizes e responsabilidades, contribuindo para o fortalecimento da gestão, em cada eixo de ação. Assinale a alternativa que apresenta eixos de ação do Pacto de Gestão do SUS :
		
	
	Descentralização, regionalização e saúde do homem.
	
	Gestão do Trabalho na Saúde, redução da mortalidade infantil e materna.
	
	Financiamento do SUS, planejamento no SUS e saúde mental.
	
	Planejamento no SUS, saúde do trabalhador e atenção à saúde do idoso.
	 
	Educação na Saúde, Participação e Controle Social.
	
	
		1.
		O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento.Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, tais como, exceto:
	
	
	
	
	Processamento, análise e interpretação dos dados coletados;
	
	
	Tomada de decisão/ação; avaliação;
	
	
	Coleta de dados e informações;
	
	 
	Descentralização.
	
	
	Divulgação de informações pertinentes; normatização.
	
		2.
		A Vigilância Sanitária está bem definida na Lei Orgânica da Saúde como o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Em relação à atuação da Vigilância Sanitária é correto afirmar:
	
	
	
	
	Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes não são controlados pela Vigilância Sanitária.
	
	
	Bebidas e águas envasadas não são submetidos ao controle e fiscalização sanitária.
	
	
	Somente os serviços hospitalares, seja de rotina ou de emergência, são submetidos ao controle e fiscalização sanitária.
	
	
	Não é permitida à Vigilância Sanitária Municipal a cobrança de taxas de fiscalização para emissão de Licença de Funcionamento de estabelecimentos de saúde privados.
	
	 
	Equipamentos e materiais médico-hospitalares são bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária.
	
		3.
		São doenças passíveis de notificação compulsória em todo o território nacional:
	
	
	
	
	Poliomielite, coqueluche, malária, amidalite estreptocócica
	
	
	Febre reumática, febre amarela,sarampo, difteria, tétano.
	
	 
	Febre amarela, tuberculose, hanseníase, difteria, raiva humana.
	
	
	Poliomelite, escabiose,amidalite estreptocócica, febre amarela
	
	
	Escabiose, febre amarela, hanseníase, doença de Chagas.
	
	
		
	
		4.
		A Notificação Compulsória está relacionada à comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária, representando a principal fonte de informação da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. Sobre a notificação compulsória é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	
	 
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	
	Apenas profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	
	Os responsáveis por organizações e estabelecimento públicos e particulares de saúde e ensino não são obrigados a notificar casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória.
	
	
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	
		5.
		Dentre os principais sistemas de informação nacionais utilizados para a construção de indicadores de saúde, incluem-se:
	
	
	
	
	SIM, Sinan e PNAD
	
	
	SIA, PNAD e SIH
	
	
	CCIH, SIH e Sinasc
	
	
	SIM, CCIH e Sinan
	
	 
	Sinan, Sinasc e SIM
	
		6.
		Atualmente, uma série de iniciativas vem sendo adotadas no sentido de ampliar o conceito de Vigilância Epidemiológica com objetivo de atender aos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que se refere à descentralização de responsabilidades e à integralidade da prestação de serviços. PORQUE A Lei Orgânica da Saúde (Lei número 8.080 de 19 de Setembro de 1990) incorporou um conceito mais amplo de Vigilância Epidemiológica, que passou a ser entendida, como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
	
	
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
		7.
		Constituem ações dos serviços de Vigilância Epidemiológica: I- Avaliar as situações epidemiológicas e definir ações específicas para cada realidade. II- Promover a busca ativa de causadores de agravos e doenças. III- Implantar e promover a notificação compulsória de agravos e doenças. IV- Promover a qualificação de recursos humanos para a Vigilância Epidemiológica. São CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	
	I, II e III somente.
	
	
	II, III e IV somente
	
	
	I, III e IV somente
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	I, II e IV somente
	
		8.
		A promulgação da Lei nº 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), teve importantes desdobramentos na área de vigilância epidemiológica. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), formalizado através da Lei nº 6.259, oficializa o conceito de vigilância epidemiológica como:
	
	
	
	
	observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminação dessas informações a todos os que necessitam conhecê-la
	
	
	o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização.
	
	
	um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviço de interesse da saúde
	
	 
	um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos
	
	
	um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalh

Continue navegando