Buscar

EPIDEMIOLOGIA EXERCICIOS


Continue navegando


Prévia do material em texto

Ref.: 201701441600
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A vigilância epidemiológica está incluída entre as nove funções essenciais para a saúde pública (WHO, 1998, OPAS, 2002). O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento. Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Coleta de dados e informações.
	
	Processamento, análise e interpretação dos dados coletados.
	
	Divulgação de informações pertinentes.
	
	Tomada de decisão/ação.
	 
	Monitoramento apenas das doenças transmissíveis.
	
	 
	Ref.: 201701333131
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para que a Vigilância Epidemiológica possa cumprir seu papel, é imprescindível dispor de informação, que é gerada a partir da coleta, tratamento e interpretação de dados. PORQUE A informação constitui um instrumento capaz de estabelecer um processo dinâmico para desencadeamento de medidas de controle pertinentes, planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das intervenções públicas em saúde. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	 
	Ref.: 201702232107
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Centro de Controle de Doenças de Atlanta, em 1986, definiu como: 
contínua e sistemática coleta, análise e interpretação de dados essenciais de
		1a Questão
	
	
	
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	 
	Intervencional.
	
	Primário.
	
	Observacional.
	
	Analítico.
	
	Secundário.
	
	 
	Ref.: 201701854659
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Como são denominados os estudos que abordam áreas geográficas, analisando comparativamente indicadores globais, quase sempre por meio de correlação entre variáveis ambientais (ou socioeconômicas) e indicadores de saúde?
		
	
	Estudos Seccinonais
	
	Estudos de Caso Controle
	
	Estudos Multicêntricos
	 
	Estudos Ecológicos
	
	Estudos de Coorte
	
	 
	Ref.: 201701316625
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A classificação das pesquisas epidemiológicas é realizada de acordo com os desenhos de pesquisa que representam conjuntos formados por indivíduos, particularizados um a um (individuados) ou agregados por algum critério. De acordo com o período de seguimento existem pesquisas que seguem uma sequência temporal entre uma exposição, ausência da mesma ou intervenção terapêutica, e o aparecimento da doença ou fato evolutivo. Nessas pesquisas um processo é estudado ao longo do tempo para investigar mudanças, refletindo assim, uma sequência de fatos. Esse tipo de estudo classificado de acordo com o período de seguimento é chamado de:
		
	
	Ecológico.
	
	Transversal.
	
	Caso-controle.
	 
	Longitudinal.
	
	Descritivo.
	
	 
	Ref.: 201702019877
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em uma determinada cidade foram notificados dois casos de meningite em menos de 15 dias. Pode-se considerar que a cidade foi acometida por:
		
	
	Epidemia.
	
	Endemia.
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	Surto epidêmico.
	
	Pandemia.
	
	 
	Ref.: 201701451140
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	
	 
	Ref.: 201701854661
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quais é o tipo de estudo epidemiológico que observa simultaneamente, em um mesmo momento histórico, o fator causal e o efeito de um determinado agravo ou patologia, não se prestando por isso à pesquisa de etiologia, revelando apenas medidas de associação entre o agravo e a condição atribuída, úteis para identificar grupos (fatores) de risco, gerar hipóteses e descrever a prevalência de doenças?
		
	
	Estudo de Coorte.
	
	Estudo de Caso Controle.
	 
	Estudo Transversal ou de Prevalência.
	
	Estudo Ecológico.
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	 
	Ref.: 201701854660
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Como é denominado um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição)?
		
	
	Estudo Ecológico.
	
	Estudo Seccional.
	
	Estudo de Coorte.
	
	Estudo Multicêntrico.
	 
	Estudo de Caso Controle.
	
	 
	Ref.: 201701315976
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As doenças são sujeitas a variações com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo de transmissão. A propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação do ano é a definição de:
		
	
	Surto.
	
	Endemia.
	 
	Sazonalidade.
	
	Epidemia.
	
	Pandemia.