Buscar

CORRESPONDÊNCIAS PARA EVENTOS PROJETO DE EVENTO.pdf

Prévia do material em texto

Comunicação em Eventos
 Professora Risolete M. Hellmann 
 Aluno: Augusto Teodoro
correspondências em eventos
Como a autora caracteriza (conceito e usos) os seguintes gêneros textuais:
Carta: 
A linguagem utilizada na carta comercial é formal, clara e objetiva com um texto breve e parágrafos curtos.
Portanto, ela inclui uma boa organização e apresentação. Nesse tipo de texto deve-se evitar utilizar vícios e figuras de linguagem, gírias, expressões coloquiais, dentre outros.
Além disso, a carta comercial apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade. Ou seja, são escritas em terceira pessoa e normalmente não expressam opiniões ou juízos de valor de seu remetente.
Ofício:
O oficio é mensagem escrita, quase que exclusiva, do serviço público. O conteúdo é formal. 
Ao se escrever um oficio devemos atentar para os vocativos. Segundo a autora “para os chefes de poder usa-se Excelentíssimo Senhor, seguido do respectivo cargo.”
Para as demais autoridades o vocativo a ser utilizado é Senhor, acompanhado do respectivo cargo.
Para endereçarmos o oficio para chefes de poder Executivo, Legislativo e Judiciário, o vocativo utilizado é V. Excia. 
Para endereçarmos o oficio para outras autoridades, o vocativo utilizado é V. Sa. Abaixo do vocativo Senhor, abaixo o nome, abaixo deste o cargo que ocupa e por fim, cidade e estado.
.
Requerimento:
Correspondência encaminhada, geralmente, a órgãos públicos solicitando algo para a autoridade competente, depois de breve identificação do requerente.
Circular:
Comunicação escrita (texto informal) reproduzida em quantidade necessária por meio de fotocópia ou outra forma de reprodução.
 
Email (comunicado digital):
Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos através da Internet.
A mensagem é realizada de maneira informal, contudo, deve respeitar a redação empresarial. Devem-se evitar as abreviaturas.
Memorando:
Comunicação escrita dirigida ao publico interno tanto no serviço público como privado. Possui partes impressas e deve ser preenchido de forma informal, entretanto, deve-se usar a linguagem formal.
Observação: Em pequenas empresas de eventos nem todos esses gêneros são usados, mas em empreendimentos de médio e grande porte sim. Por isso, o técnico em eventos deve conhecer seu uso e saber redigi-los.
INTERLOCUÇÃO
ÁREA PÚBLICA
EMPRESA PRIVADA/ PESSOA FÍSICA
COMUNICAÇÃO EXTERNA
OFÍCIO
CARTA
COMUNICAÇÃO INTERNA
CIRCULAR
REQUERIMENTO
COMUNICADO (EMAIL)
MEMORANDO
CIRCULAR
REQUERIMENTO
COMUNICADO (EMAIL)
MEMORANDO (grandes empresas)
DICAS DE USOS DAS CORRESPONDÊNCIAS:
Quais as informações que não podem faltar em cada uma dessas correspondências e quais as diferenças entre os modelos impressos e digitais? (comente cada uma)
As informações que não podem faltar nas correspondências são: local e data, destinatário, saudação, interlocução com o destinatário e despedida
Carta: local, data, destinatário e pronome de tratamento ficam no inicio da correspondência, remetente no final. 
– 
Ofício: local, data, e pronome de tratamento ficam no inicio da correspondência, remetente e endereço completo do destinatário com respectivo vocativo e abreviaturas de quem assina a correspondência (em maiúsculo) e quem digita (em minúsculo).
Requerimento: pronome de tratamento e vocativo ficam no inicio da correspondência, no final local, data e assinatura do remetente.
Circular: número da circular fica no início e pronome de tratamento ficam no inicio da correspondência e no final local e data e destinatário.
Memorando: destinatário e remetente ficam no inicio, assinatura do remetente, no final.
Email: 
Carta: remetente, destinatário, data e horário e assunto e numero da carta, no inicio, no corpo do e-mail pronome de tratamento, e no final da mensagem despedida e remetente.
Ofício: remetente, destinatário, data e horário e assunto e numero do oficio, no inicio, no corpo do e-mail pronome de tratamento e cargo, e no final da mensagem despedida e remetente e endereço completo do destinatário com respectivo vocativo.
Requerimento: remetente, destinatário, data e horário e assunto: Requerimento, no inicio, no corpo do e-mail pronome de tratamento e cargo, e no final da mensagem despedida, remetente e cargo. 
Circular: remetente, destinatário, data e horário e assunto e numero do oficio, no inicio, no corpo do e-mail pronome de tratamento e no final remetente.
– 
Tipo de correspondência
Parágrafos
(cm)
espaçoentre linhas
espaço entre parágrafos
vocativos
fechamentos
Margens
(cm)
Oficio
2,5
simples
6 pontos
Sim + cargo, nome e endereço
Atenciosamente
Nome e cargo
Esq: 3
Sup: 5
Dir: 1,5
Aviso
2,5
simples
6 pontos
Sim + nome e cargo
Atenciosamente
Nome e cargo
Esq: 3
Sup: 5
Dir: 1,5
Memorando
2,5
simples
6 pontos
Sim + cargo
Atenciosamente
Nome e cargo
Esq: 3
Sup: 5
Dir: 1,5
Quanto à estrutura (forma dos parágrafos, espaço entrelinhas, espaço entre parágrafos, vocativos, fechamentos, etc.) dessas correspondências, o que chama a sua atenção em cada uma das correspondências?
As estruturas das correspondências observam algumas normas do Manual de Redação da Presidência da República, eis algumas delas:
Os modelos apresentados pela autora apresentam objetividade, clareza, concisão, coerência e coesão? Identifique essas características nos textos (ou seja, identifique ideias centrais e secundárias, detalhes da construção dos parágrafos e frases, sequência lógica das ideias, a não contradição e os elementos de coesão).
Os modelos apresentados por Cesca, em seu livro A organização de eventos: manual de planejamento e execução, em seu capitulo 3, sobre correspondências para eventos, acredito, que ela foi clara, objetiva, uma vez que as correspondências usadas como exemplos são curtas e seguem um modelo determinado pelo Manual de Redação da Presidência da República. Creio, assim, que não existe nenhum ponto contraditório ou falta de sequência lógica e nem contradição, nem falta de coesão.
ESTUDO DO CAPÍTULO “PROJETO DE EVENTOS” do livro de Cleuza Gertrudes Gimenes Cesca, “Organização de eventos: manual para planejamento e execução”.
Como a autora caracteriza (conceito e uso) um Projeto de Evento?
Cesca conceitua Projeto de Evento como documento elaborado, que será avaliado pela direção da organização para aprovação ou cliente.
Através do projeto de eventos é realizado um estudo minucioso para que todas as fases sejam cumpridas por meio de um cronograma, afim de que o evento programado possa ser bem sucedido. 
As fases de um projeto são: preparação (pré evento), execução (trans evento) e avaliação (pós eventos). Alguns autores ainda acrescentam a concepção como fase anterior à preparação. È nessa fase que a surge ideia da realização do evento.
– 
Quais os itens que não podem faltar em um projeto de evento? (apesar de existirem diferentes modelos usados de acordo com a tipologia do evento – veja alguns exemplos que podem ser encontrados online: 
Os itens que não podem faltar em nenhum projeto de eventos são: nome do evento, público-alvo, local, data, objetivo principal, objetivos secundários, estratégias, justificativa, recursos humanos, materiais e físicos.
Como devem ser redigidos cada um dos itens? Que características a linguagem deve apresentar? 
Cada um dos itens devem ser escritos de maneira objetiva, clara, com concisão, coerência e coesão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CESCA, Cleuza Gimenes. A organização de eventos: manual para planejamento e execução. 9 ed. São Paulo – Summus, 2008. 
http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada_01/para_saber_mais/diferenca.htm acessado em 26/05/2018
https://www.todamateria.com.br/carta-comercial/ 
acessado em 29/05/2018

Continue navegando