Buscar

FINANÇAS PESSOAIS

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A preservação da flexibilidade é um dos requisitos para se ter equilíbrio na adminstração das finanças pessoais. Contribuem para a flexibilidade, exceto:
		
	
	É essencial utilizar recursos financeiros com despesas burocráticas como: casa, escola, saúde, alimentos.
	
	Investir parte do que se ganha em lazer pessoal e familiar não é desnecessário.
	
	Gastar menos do que se ganha e investir a diferença com sabedoria é uma conduta flexível.
	 
	Gastar mais do que se ganha, de vez em quando, dado à situação, não causa prejuízo  à flexibilidade.
	
	Fazer mensalmente uma reserva financeira para a poupança.
	
Explicação:
Em finanças comportamentais é preciso viabilizar que as pessoas não se privem de todos os seus gastos, mas tenham o sentimento de recompensa pela organização das finanças .
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta
		
	 
	A caderneta de poupança é a aplicação mais simples e tradicional, sendo uma das poucas, talvez a única, em que é possível aplicar pequenas somas e ter liquidez. Do valor aplicado a instituição financeira separa um percentual para o sorteio mensal e outro para cobrir suas despesas.
	
	Ações são participações em empresas, sendo que quando você compra uma ação está adquirindo uma pequena participação em uma empresa, por isso, o investidos é também denominado acionista.
	
	O Clube de investimentos é um condomínio de pessoas físicas com o objetivos de constituir um patrimônio comum em ações. Podem ser pessoas que tenham entre si algumas afinidades ou terem em comum apenas o fato de serem clientes do intermediário que administre o clube.
	 
	O Certificado Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB) são os mais antigos e utilizados títulos de captação do setor privado.
	
	Planejamento financeiro significa prepara-se par ao futuro, através da previsão de receitas e gastos.
	
Explicação:
O texto confunde caderneta de poupança com a forma de organização dos títulos de capitalização.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Adibe é uma dona de casa, como a grande maioria. Mas, por ter um excelente controle sobre as finanças da casa, seu marido, o professor Alexsander, deixa com ela a receita de seu trabalho para que ela gerencie. Regularmente,  ela faz o orçamento da família e, invariavelmente, ela consegue enxugar os gastos e ter reserva para aplicar. Adibe é uma pessoa instruída e procura ler tudo sobre investimentos, pois quer que seu capital, realmente, aumente. Comprou ações da Universidade Estácio de Sá, pois se tratava de uma empresa sustentável. Pela opção de aplicação que a Adibe fez, assinale a alternativa que determina seu perfil de investidor:
		
	
	Podemos afirmar que a Adibe é uma investidora esperta porque aplicou em ações de uma Empresa sustentável.
	 
	Podemos afirmar que a Adibe é uma investidora Moderada, porque apesar de fazer aplicações mais ousadas, considera bastante os riscos.
	
	Podemos afirmar que a Adibe é uma investidora Conservadora, porque teme os riscos das aplicações.
	 
	Podemos afirmar que a Adibe é uma investidora Agressiva porque quer obter retorno financeiro alto e em curto espaço de tempo.
	
	Podemos afirmar que a Adibe é uma investidora Arrojada porque teme os riscos das aplicações.
	
Explicação:
A resposta correta demonstra, corretamente, o tipo de investidor que existe - com a nomenclatura adequada e existente, associando à figura da Adibe a partir do perfil dela e suas atitudes.  As demais ou não estão com a nomenclatura correta ou não estão associados à Adibe, de forma adequada. 
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que contempla a sequência de palavras que preenchem corretamente as lacunas que destacam duas opções de investimento disponíveis no mercado. ¿Enquanto o (a) _______ é um título de renda ______ emitido por um banco para captar dinheiro, a (o) ______ é uma cota do capital de uma empresa que é adquirida por investidores que assim se tornam donos de um ¿pedaço¿ da mesma. É um investimento considerado de renda ______ .¿
		
	
	CDB; variável; ação; fixa
	 
	RDB; fixa; ação; variável
	
	Ação; variável; CDB; fixa
	
	Ação; fixa; CDB; variável
	
	CBB; fixa; ação; variável
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é realmente muito importante. Ele nos ajuda  a encontrar o melhor caminho. Desta forma precisamos definir os nossos objetivos profissionais, pessoais e patrimoniais. Com relação a estes objetivos podemos afirmar:
I- Os objetivos Profissionais definem nossa opção com relação ao trabalho.
II- Os objetivos Pessoais estão ligados ao nosso lazer  e aos nossos relacionamentos.
III- Os objetivos Patrimoniais estão ligados aos bens que desejamos adquirir.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a alternativa I está correta
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente a alternativa II está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma boa aprendizagem financeira e o desenvolvimento de algumas habilidades, como disciplina e visão de longo prazo, podem conduzir à construção da riqueza. Analise as considerações a seguir e identifique a opção que contém alguns dos passos que devem ser seguidos para o alcance desse objetivo:
I- Relacionar todos os gastos mensais.
II- Enquadrar o padrão de vida aos ganhos efetivos.
III- Tornar a vida mais simples, abrindo mão de coisas que trazem prazer.
IV- Não desprezar pequenos valores e negociar em qualquer transação, sempre que possível.
Estão corretas:
		
	
	II e III
	
	I, III e IV                                       
	 
	I, II e IV        
	
	II e IV
	
	I, II e III 
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O investidor conservador é aquele que não gosta de correr risco. Normalmente aplica seu dinheiro em:
		
	 
	Fundos de Renda Fixa e Caderneta de Poupança
	
	Caderneta de Poupança e Ações
	
	Títulos do Tesouro Nacional e CDB
	
	Ações e Fundo de Renda Fixa
	
	CDB e Títulos do Tesouro Nacional
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Adelaide quer trocar o seu automóvel por um novo. Ela pretende dar o automóvel antigo como entrada e não tem todo o dinheiro pagar o valor do novo. Neste caso, para aquisição do novo automóvel Adelaide precisa de dinheiro é vai optar por um Leasing de veículo. O que é Leasing de veículo?
		
	
	é uma modalidade de parcelamento do cheque especial.
	
	é um serviço pelo qual uma instituição financeira ¿empresta¿ dinheiro para que o cliente utilize conforme desejar, sem uma finalidade específica. E, em troca, o cliente paga juros pelo serviço.
	
	trata-se de um sistema de parcelamento do cartão de crédito com juros mais baixos.
	
	similar ao empréstimo com a diferença de que tem uma finalidade específica e necessita dos dados do bem ou do serviço financiado para servir de garantia para a instituição. Pode ser usado para imóveis e veículos
	 
	é um contrato pelo qual o cliente adquire o direito de utilizar um produto e que, no final do contrato, ele pode optar por renovar o contrato ou comprar ou não o bem.
	
Explicação:
No leasing o veiculo é da empresa de leasing e fica arrendado ao cliente, sendo dentre as formas de captação de recursos a que oferece o menor custo (juros + encargos + taxas).

Continue navegando