Buscar

AV2iNFORMATICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisão Av2
01- O que é tabela ARP e qual a sua função?
R=É uma tabela que contêm os endereços físicos (MAC) e os endereços lógicos (IP).tem como função a resolução de endereços é desempenhada pelo protocolo ARP. Ela fica armazenada no computador a tabela ARP.
02- O que é tabela de comutação?
R=Switch possui uma tabela de comutação, aprende quais hospedeiros são alcançados através de suas interfaces e segmenta da LAN que chega e registra o par transmissor/localização na tabela de comutação.
03- Explique a composição do endereço MAC.
04- Na estrutura hierárquica, quais as camadas e suas funções?
Camada Núcleo
O núcleo da rede ou backbone deve ser capaz de comutar trafego tão eficiente quanto possível e apresenta as características de alta largura de banda de camada 2 ou 3, redundância e alta disponibilidade, funções de QoS e não devemos ter nenhuma política de manipulação de pacotes como listas de acesso e filtro de pacotes. (Hucaby, 2007)
Camada de distribuição
Esta camada fornece interconexão entre a camada de acesso e a camada núcleo. Os dispositivos nesta camada possuem as seguintes características, agregação de múltiplos dispositivos da camada de acesso, alta largura de banda para manuseio de pacotes, segurança e conectividade baseado em políticas tal como listas de acesso e filtro de pacotes, funções QoS e links de redundância para a camada de acesso e para o núcleo. (Hucaby, 2007)
Camada de acesso
A camada de acesso esta presente para conectividade dos usuários finais e entre outras possui as características de ter baixo custo por porta de switch, alta densidade de porta, links escaláveis para as camadas superiores, funções de VLAN, filtro de trafego e protocolo, QoS e redundância. (Hucaby, 2007
05- O que é o protocolo Spanning Tree ? Como acontece a eleição do comutador raiz.
Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede.
O protocolo STP possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os computadores, provendo caminhos alternativos no caso de falha de uma dessas ligações. Nesse contexto, ele serve para evitar a formação de loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos.
Para isso, o algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente (de menor custo) entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente. O nome deriva do algoritmo spanning 
06- Explique as etapas para a convergência de um comutador.
Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se para permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos sectores - na economia, na comunicação e na produção, entre outros
07- O que é o Vlan Trunking Protocol? Qual a sua importância?
Para manter a conectividade das Vlans em toda a estrutura do switch, as Vlans devem ser configuradas em cada switch. O protocolo VTP (Vlan Trunking Protocol) da Ciscogarante um método mais fácil para a manutenção de uma configuração de Vlan consistente em toda a rede comutada.
Usado para distribuir e sincronizar informações de identificação das Vlans configuradas em toda a rede comutada. As configurações estabelecidas em um único servidor VTP são propagadas através do enlace tronco para todos os switches conectados na rede.
Os anúncios VTP são transmitidos para todo o domínio de gerenciamento a cada 5 minutos, ou sempre que ocorrer uma alteração nas configurações de Vlans.
08- O que é a tecnologia router-on-a-stick?
Router-on-a-stick é um termo frequentemente usado para descrever como implementar um roteador e um switch conectados usando um link ethernet configurados com um link trunk 802.1q. Neste cenário, o switch é configurado com multiplas VLANs e o roteador fica responsavel pelo trafego entre as diferentes redes e VLANs.
09- Qual a vantagem do protocolo IEEE 802.1q?
10- O que é etherchannel?O Fast EtherChannel permite que vários links Fast Ethernet físicos sejam combinados em um canal lógico. Isso permite o compartilhamento de carga de tráfego entre os links do canal, bem como uma redundância no caso de um ou mais links do canal falharem. O Fast EtherChannel pode ser usado para interconectar switches LAN, roteadores, servidores e clientes por meio de par trançado não blindado de fios (UTP) ou fibra de modo único e multimodo. Este documento refere-se a Fast EtherChannel, Gigabit EtherChannel, canal de porta, canal e grupo de portas por um único termo, EtherChannel. 
11- O que é a comunicação full-duplex e a half-duplex? Diferencie-as.
12- Qual a função do port-security?O recurso port-security permite o controle mais rígido dos dispositivos que se conectam a sua rede. É uma ferramenta de segurança importante que pode ser adotada nas camadas de acesso das redes de computadores onde ficam os switches que conectam os dispositivos terminais. Esse recurso restringe os computadores (e outros dispositivos terminais) que podem ou não ter acesso à rede cabeada da empresa por meio da verificação dos endereços físicos (MAC) dos quadros que chegam nas interfaces do switch. 
13- O que é uma vlan híbrida?Enlace Híbrido (Hybrid Link)
Este é uma combinação dos dois enlaces anteriores. Em um enlace híbrido são conectados tanto dispositvos com suporte a VLANs, quanto os sem.
Acesso e tronco ao mesmo tempo. Tagged para Vlan nativa e untagged não pertence a Vlan.
Num enlace desta natureza pode haver quadros com (tagged frames) e sem rótulo (untagged frame), mas todos os quadros para uma VLAN específica tem de ser com rótulo VLAN ou sem rótulo.
Vale lembrar que para situações de identificação os quadros com rótulo de prioridade são tratados como "sem rótulo".
14- Qual a função da porta trunk?
Trunk Port: É uma porta que carrega o tráfego de múltiplas VLANs e pertence por default a todas as VLANs da database (tabela com as VLANs e informações referentes a elas) do switch. Existem dois tipos de portas trunk:
15- Como ocorre a comunicação entre vlans em um switch de camada 3?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando