Buscar

Resenha Crítica sobre O papel do trabalho na transformação do símio em homem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
Priscila de Souza Nascimento*
ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do símio em homem, Seleção Gilson Dantas, Brasília: Kiron, 2012. pp.17-35
Friedrich Engels nasceu em Barmen na Alemanha, no dia 28 de novembro de 1820. Fundador do marxismo ou socialismo científico juntamente com Karl Marx, foi um teórico revolucionário alemão que construiu diversas obras, principalmente com Marx. Engels escreveu livros de profunda análise social, possuiu papel de destaque na elaboração da teoria comunista, a partir do materialismo histórico e dialético. 
Dentre suas obras se destacam: A sagrada família, A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, O manifesto comunista, O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem, entre outras. Este último artigo citado, foi idealizado como introdução a um trabalho mais extenso denominado Três formas fundamentais de escravização, mas por este propósito não ser alcançado foi dado o título O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 
A obra O papel do trabalho na transformação do símio em homem, trata-se de conclusões do autor sobre a evolução do ser humano de acordo com o trabalho, esta relação traz levantamentos baseados nas ideias de evolução humana de Darwin. Para o autor, o trabalho é a condição básica e fundamental de toda a vida humana, por isso pode-se afirmar que o trabalho criou o homem. O desenvolvimento do uso das mãos foi fundamental para a evolução humana, porque o passo decisivo na transformação do macaco em homem aconteceu quando estes macacos se acostumaram a não precisarem das mãos para caminhar, e assim, foram tomando uma posição cada vez mais ereta e outras utilidades para as mãos. Contudo, trabalho de fato começa com a elaboração de instrumentos para caça e pesca, estes primeiros instrumentos de trabalho serviam também como armas para a defesa pessoal. 
Engels relata nesta obra todo o processo de evolução do símio a partir do trabalho, ou seja, toda a evolução foi dada principalmente pelo trabalho, pela necessidade de adaptação a novos ambientes, pelas novas alimentações que as ferramentas proporcionaram, entre outros. 
Logo, o trabalho que proporcionou a evolução do ser humano também trouxe outras características como: o desenvolvimento do cérebro, dos órgãos do sentido, o surgimento da fala articulada, a consciência, a capacidade de abstração e de discernimento. Portanto, a evolução deste trabalho resultou no ser humano de hoje que consegue executar diferentes tipos de trabalho.
O aperfeiçoamento do cérebro humano e do seu corpo afastou o homem do animal. No artigo as relações entre homem e animal são relatadas baseadas no comportamento, sendo que este comportamento refere-se com a natureza e com os de mesma espécie.
Assim, o autor concluiu que o trabalho foi realmente imprescindível para a evolução o ser humano, pois foi essencialmente a partir dele que se resulta todas as características da espécie humana dadas a partir da hereditariedade.
Em minha opinião, os fatos apresentados pelo autor na construção de seus argumentos são realmente muito interessantes, eu jamais tinha parado para refletir sobre a interação da evolução do homem com o trabalho e notado que toda evolução foi dada a partir disso. Já entendia que a evolução do ser humano foi a partir de suas necessidades, tais como alimentação e abrigo, mas o fato dessas necessidades desenvolveram o trabalho eu não havia notado.
Este trabalho que começa com ferramentas para caça e pesca e que hoje depende da profissão do ser humano, da sociedade em que ele vive, da escolha, ou da necessidade deste. 
Os levantamentos do autor me manteram muito interessada no artigo, foi uma leitura de fácil compreensão, visto que evolução é um assunto tratado na escola e eu já tinha conhecimento a cerca deste assunto. Além do mais, a linguagem usada também proporcionou uma boa leitura, porque o vocabulário foi simples, com o mínimo de palavras desconhecidas.
Eu pude compreender os detalhes desta evolução, iniciando pelo aperfeiçoamento do uso das mãos, pelas adaptações de acordo com o clima que despertou no homem em evolução a necessidade de cobrir o corpo para se esquentar, o descobrimento do fogo, as mudanças que os diferentes alimentos proporcionaram no homem a partir de mudanças fisiológicas e a relação do homem de domínio com a natureza. 
Friedrich Engels traz um artigo voltado para pessoas que têm interesse, ou mesmo necessidade de compreender a Evolução do homem de acordo com o trabalho, com uma linguagem simples e argumentos relacionados à teoria de Darwin.
*Graduanda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com finalidade em Psicologia, primeiro semestre, turma 02.

Mais conteúdos dessa disciplina