Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 01

Prévia do material em texto

A distinção entre atividade meio e atividade fim é uma maneira de separar quais as atividades que estão diretamente vinculadas ao negócio principal da empresa. Desta forma, marque a opção que determina corretamente a atividade fim que corresponde ao negócio principal da organização apresentada:
		
	 
	Universidade - apresentação de aulas pelo professor.
	
	Supermercados - gerenciamento do estacionamento
	
	Siderúrgica - elaboração de contracheque dos funcionários.
	
	Fábrica de móveis - compra de computadores para utilização pela administração.
	
	Concessionária - contratação do pessoal de vendas pelo RH.
	
Explicação:
As atividades podem ser classificadas quanto a proximidade em relação aos fins a que se destina a empresa em atividades fins, também conhecidas como produtivas ou substantivas e atividades meios, chamadas também de adjetivas ou de apoio.
Atividades fins são as atividades que constituem o conjunto de esforços visando realizar os fins a que se destina a organização. São aquelas diretamente vinculadas a missão da empresa, como as relacionadas com a área comercial ou a de fabricação. Por exemplo, em uma empresa industrial, a operação dos equipamentos e ferramentas de fabricação, em uma loja de varejo a venda de produtos e na Petrobrás as atividades diretamente ligadas à exportação, produção, refino, transporte e distribuição dos produtos de petróleo. Na área de ensino, em uma Universidade por exemplo, o setor acadêmico onde atuam os professores é considerada atividade fim. 
É oportuno lembrar que atividades meios são as que constituem o conjunto de esforços visando apoiar ou facilitar a realização dos fins da organização. São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins, como a atividade contábil, de segurança, telefonia, manutenção, recrutamento e seleção. Por exemplo, em uma empresa de energia elétrica as atividades de serviço de pessoal, serviços jurídicos, patrimônio, finanças, contabilidade
	
	 
	Ref.: 201801838205
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com que vimos em nosso material didático. "Podemos ser definido como um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos, etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos". Assinale a alternativa correta relacionada ao conceito mencionado:
		
	
	Planejamento Estratégico;
	 
	Sistema Organizacional;
	
	Objetivo Estratégico;
	
	Processo administrativo;
	
	Plano Contingente;
	
Explicação:
Sistema é um conjunto de recursos que interagem para formar um todo organizado e produzir algum tipo de resultado. Um sistema pode ser definido então como um todo organizado, uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário ou como um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades. Assim, uma empresa pode ser definida como um sistema organizacional, porque é constituída por um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos, etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
	
	 
	Ref.: 201801751218
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O enunciado "EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Integramos academia e gestão para oferecer uma educação transformadora ao maior número de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade." É um exemplo de:
		
	
	Visão
	
	Politicas
	
	Objetivos
	 
	Missão
	
	Valores
	
Explicação:
Missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. A missão atua então como um elo, que une seus colaboradores e áreas funcionais para um objetivo comum, pois define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. O enunciado da questão apresenta um exemplo de missão, no caso a missão da Universidade Estácio de Sá.
	
	 
	Ref.: 201801623638
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A empresa Logiciel está passando por um processo de reestruturação. Após um diagnóstico organizacional notou-se que a empresa estava com uma estrutura linear, rígida e inflexível. A empresa está elaborando um plano de ação, direcionado para uma mudança da cultura organizacional; um extensivo programa de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, assim como uma melhor gestão dos processos operacionais. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do plano de ação que está sendo implementado pela empresa.
		
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente de mercado
	
	Ambiente tarefa
	
	Ambiente geral
	 
	Ambiente externo
	
Explicação:
O ambiente organizacional pode ser entendido como o espaço onde as organizações operam para alcançar seus objetivos. Divide-se em ambiente interno, onde estão as variáveis controláveis pela empresa, seus recursos internos, sua cultura organizacional, seus equipamentos, sua tecnologia, seus profissionais, seu capital, etc. e  também em ambiente externo.
O ambiente externo é aonde estão as variáveis incontroláveis pela empresa, como a legislação, a política governamental, a economia, a demografia, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, etc.). Como exemplo de variáveis incontroláveis, que podem ser oportunidades ou ameaças, temos mudanças nas estratégias dos concorrentes ou nos hábitos dos clientes, surgimento de nova tecnologia, queda da taxa de juros, novo incentivo fiscal, etc. Uma  empresa deve buscar aproveitar as oportunidades e ultrapassar as ameaças do ambiente externo, assim como fortalecer os seus pontos fortes (forças) e minimizar os seus pontos fracos (fraquezas), inerentes ao ambiente interno, para permanecer e crescer no mercado em que atua.
	
	 
	Ref.: 201801667608
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Consiste na capacidade do administrador para compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes, permitindo analisar e interpretar situações abstratas e complexas. Esta definição corresponde ao conceito de:
		
	
	Habilidade Instrumental
	
	Habilidade Humana
	 
	Habilidade Conceitual
	
	Habilidade Técnica
	
	Competência Fundamental
	
Explicação:
Katz (apud STONER, 1999), classificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: técnica, humana e conceitual. A habilidade técnica se refere a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. A habilidade humana é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
Já a habilidade conceitual se refere a capacidade de o gestor pensar sobre situações abstratas e complexas com uma visão contemplativa. A partir do uso desta habilidade, os gerentes se veem capazes de observar a organização como um todo, compreender as relações entre as várias subunidades, e visualizar como a organização se encaixa no seu ambiente mais amplo e essa é a resposta da questão.
	
	 
	Ref.: 201801762565
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual função administrativa apresenta as seguintes etapas: Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho; Avaliação ou mensuração do desempenho atual; Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos e; Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
		
	
	Direção
	
	Planejamento
	 
	Controle
	 
	Organização
	
	Liderança
	
Explicação:
A função controle é a que assegura que os objetivos estão sendo alcançados, ou seja, garante que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado, dentrode um padrão de comportamento previamente estabelecido. O controle é uma atividade cíclica e contínua que envolve várias etapas sequenciais como definir os objetivos e padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os objetivos ou padrões estabelecidos e tomar a ação corretiva quando necessário, para corrigir os possíveis desvios..
 
	
	 
	Ref.: 201801736793
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Entender o processo administrativo é a essência do enfoque funcional da Administração. O processo administrativo engloba os seguintes subprocessos ou funções administrativas:
		
	
	Programar, Otimizar, Dirigir e Controlar.
	
	Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Avaliar.
	
	Programar, Organizar, Dirigir e Avaliar.
	
	Programar, Organizar, Dirigir e Controlar.
	 
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
	
Explicação:
Os administradores participam do processo administrativo executando as funções de planejamento, organização, direção e controle, identificadas para alcançar os objetivos definidos pela organização.  
O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-las, e no desenvolvimento de planos que integram e coordenam atividades da organização. Confere senso de direção, estabelecendo um rumo para todas as atividades organizacionais e integram os esforços organizacionais.
A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. Especifica papéis, responsabilidades, relações e procedimentos organizacionais, que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.
A função direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. É a função responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, portanto está relacionada com os processos de gestão das pessoas na organização. Direção consiste em um processo interpessoal relacionado com administração das relações entre membros organizacionais e a Organização. Envolve orientação, motivação, comunicação e liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar objetivos destes com o desempenho da Organização. 
A função controle é a que assegura que os objetivos estão sendo alcançados, ou seja, garante que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado, dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido. O controle é uma atividade cíclica e contínua que envolve várias etapas sequenciais como definir os padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões e tomar a ação corretiva quando necessário.
	
	 
	Ref.: 201801896752
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A XYZ Comércio e Varejo S.A está há 20 anos no mercado de produtos alimentícios. Para tentar minimizar os impactos da crise financeira que ocorre atualmente em seu mercado, resolveu criar um programa de fidelização, onde a cada compra seus clientes acumulam pontos, que podem ser trocados por mercadoria. O plano parecia bom, mas seu concorrente direto criou um programa ainda melhor que o seu o que prejudicou bastante o resultado esperado. Considerando as influências ambientais de uma organização, é certo afirmar que se trata de uma influência de qual dos ambientes?
		
	 
	Macroambiente
	
	Ambiente geral
	 
	Ambiente operacional
	
	Ambiente indireto
	
	Ambiente interno
	
Explicação:
O ambiente organizacional é formado por dois ambientes, o externo e o interno. O ambiente externo é composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente interno das empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças. Como exemplos de fatores externos (variáveis incontroláveis) temos: Queda ou aumento na taxa de juros e surgimento de uma nova tecnologia. O ambiente externo divide-se em dois. O primeiro, denominado macroambiente, ambiente geral, indireto, ou maior, atua de forma indireta na organização. Como exemplos podemos citar o aumento da taxa de juros, o surgimento de nova tecnologia, um novo incentivo fiscal. O segundo, denominado ambiente operacional, direto ou específico, atua de forma direta na organização, como os fornecedores, os clientes, e os concorrentes. O ambiente interno, por sua vez, é constituído pelos fatores internos localizados nas diversas áreas de uma organização. Como exemplos de fatores internos temos a situação financeira da empresa, a qualidade dos seus produtos e suas instalações.
	
	Administrar significa liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, entre outros), visando a otimização da aplicação desses recursos para as organizações alcançarem seus objetivos. Para que as funções do administrador funcionem na prática e proporcionem resultados eficientes, eficazes e efetivos, o administrador deve possuir habilidades:
		
	
	HABILIDADES TÉCNICAS, AUTORITÁRIA E CENTRALIZADORA.
	 
	HABILIDADES TÉCNICAS, HUMANAS E CONCEITUAIS.
	
	HABILIDADES TÉCNICAS, ESTRATÉGIA E AUTORITÁRIA.
	 
	HABILIDADE DE PLANEJAR, CENTRALIZAR E DELEGAR FUNÇÕES.
	
	HABILIDADE DE PLANEJAR, HABILIDADE HUMANA E CENTRALIZADORA.
	
Explicação:
Em função do questionamento sobre se existe um administrador ideal para qualquer situação, Robert L. Katz, num artigo na Harvard Business Review, descreveu o seu entendimento das habilidades necessárias ao administrador. Segundo seu trabalho, uma administração bem sucedida parece apoiar-se em três habilidades básicas, a técnica, a humana e a conceitual.
Habilidade Técnica se refere a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de técnicas e do instrumental da disciplina específica. Ou seja, são relacionadas aos conhecimentos especializados e específicos aprendidos. Quando iniciamos nossa carreira numa organização quase sempre utilizamos em maior proporção essa habilidade, adquirida pela educação, treinamento profissional e experiência adquirida na empresa.
Habilidade Humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo na direção dos objetivos estabelecidos. Essa habilidade refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Consiste em conseguir esforços cooperativos em equipe, interagir e compreender a necessidade e desejos de outros indivíduos. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização.
Habilidade Conceitual ou visão sistêmica significa a habilidade para visualizar a organização como um conjunto integrado. Perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. O administrador com essa habilidade deve saber conviver, compreender e lidar com situações complexas e ambíguas, requerendo, maturidade, experiência e capacidade para analisar pessoas e situações. Os administradores da alta administração empregam esta habilidade no desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.
	
	 
	Ref.: 201801736793
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Entender o processo administrativo é a essência do enfoque funcional da Administração. O processo administrativo engloba os seguintes subprocessos ou funções administrativas:
		
	
	Programar, Organizar, Dirigir e Avaliar.
	
	Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Avaliar.
	
	Programar, Otimizar, Dirigir e Controlar.
	 
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
	
	Programar, Organizar, Dirigir e Controlar.
	
Explicação:
Os administradores participam do processo administrativo executando as funções deplanejamento, organização, direção e controle, identificadas para alcançar os objetivos definidos pela organização.  
O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-las, e no desenvolvimento de planos que integram e coordenam atividades da organização. Confere senso de direção, estabelecendo um rumo para todas as atividades organizacionais e integram os esforços organizacionais.
A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. Especifica papéis, responsabilidades, relações e procedimentos organizacionais, que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.
A função direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. É a função responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, portanto está relacionada com os processos de gestão das pessoas na organização. Direção consiste em um processo interpessoal relacionado com administração das relações entre membros organizacionais e a Organização. Envolve orientação, motivação, comunicação e liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar objetivos destes com o desempenho da Organização. 
A função controle é a que assegura que os objetivos estão sendo alcançados, ou seja, garante que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado, dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido. O controle é uma atividade cíclica e contínua que envolve várias etapas sequenciais como definir os padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões e tomar a ação corretiva quando necessário.
	
	 
	Ref.: 201802089456
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para que uma organização possa ser eficiente e eficaz os administradores e trabalhadores precisam ter sua ação orientada para determinados objetivos de forma que possam concentrar sua atenção no que é mais importante para a organização. Qual a função administrativa que trabalha dando esta orientação?
		
	 
	Planejamento
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	Organização
	
	Controle
	
	Direção
	
Explicação:
A função planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência. O planejamento confere senso de direção, estabelecendo um rumo para todas as atividades organizacionais e integram os esforços organizacionais.  
 
 
	
	 
	Ref.: 201801887295
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual, variando entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de seus códigos de ética ou de conduta e padrões que deverão servir de guia para o comportamento dos seus funcionários. Podemos considerar de :
		
	 
	Visão.
	
	Estratégias.
	 
	Valores.
	
	Missão.
	
	Posicionamento.
	
Explicação:
Valores representam o conjunto de princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as principais decisões. Essas crenças e atitudes básicas ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de códigos de conduta, que deverão servir de guia para o comportamento dos empregados.
	
	 
	Ref.: 201801838203
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em uma empresa, para a elaboração do Planejamento faz-se necessário à definição da filosofia empresarial, que norteiam os rumos do negócio. De acordo com o que aprendemos em nossas aulas defina o conceito de missão:
		
	
	O ponto de relevância pelo qual uma empresa foi constituída;
	 
	A motivação dos empregados da empresa.
	
	A obstinação da diretoria da empresa;
	 
	A razão pela qual uma empresa foi constituída;
	
	A importância pela qual uma empresa foi constituída;
	
Explicação:
Missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. A missão atua então como um elo, que une seus colaboradores e áreas funcionais para um objetivo comum, pois define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada.
	
	 
	Ref.: 201801301701
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As habilidades do administrador vêm sendo estudadas há algum tempo pelas melhores escolas de administração do mundo. Logo, pode-se entender que as habilidades no uso de conhecimentos específicos, análise e compreensão da empresa como um todo e desenvolvimento de uma boa comunicação organizacional são exemplos, respectivamente, de                                                 
		
	
	habilidades operacionais, empreendedoras e de comunicação.
	 
	habilidades operacionais, estruturais e gerenciais.
	
	habilidades operacionais, estratégicas e táticas.
	 
	habilidades técnicas, conceituais e humanas.
	
	habilidades decisoriais, informacionais e interpessoais.
	
Explicação:
Em função do questionamento sobre se existe um administrador ideal para qualquer situação, Robert L. Katz, num artigo na Harvard Business Review, descreveu o seu entendimento das habilidades necessárias ao administrador. Segundo seu trabalho, uma administração bem sucedida parece apoiar-se em três habilidades básicas, a técnica, a humana e a conceitual.
Habilidade Técnica se refere a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de técnicas e do instrumental da disciplina específica. Ou seja, são relacionadas aos conhecimentos especializados e específicos aprendidos. Quando iniciamos nossa carreira numa organização quase sempre utilizamos em maior proporção essa habilidade, adquirida pela educação, treinamento profissional e experiência adquirida na empresa.
Habilidade Humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo na direção dos objetivos estabelecidos. Essa habilidade refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Consiste em conseguir esforços cooperativos em equipe, interagir e compreender a necessidade e desejos de outros indivíduos. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização.
Habilidade Conceitual ou visão sistêmica significa a habilidade para visualizar a organização como um conjunto integrado. Perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. O administrador com essa habilidade deve saber conviver, compreender e lidar com situações complexas e ambíguas, requerendo, maturidade, experiência e capacidade para analisar pessoas e situações. Os administradores da alta administração empregam esta habilidade no desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.
	
	 
	Ref.: 201801707228
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No estudo das organizações aprendemos que elas estão divididas basicamente em três níveis: Institucional ou Estratégico, Intermediário ou Tático e Operacional. Abaixo, identifique a única opção que descreve claramente o nível Tático da organização
		
	
	Estabelecidas por estruturas, regimentos, normas, hierarquias, etc., como no caso das igrejas, empresas, governo, etc. Não existe um única maneira certa de gerir, de administrar umaorganização
	
	Seus principais recursos são as pessoas, as quais utilizam recursos materiais e recursos intangíveis, tais como o conhecimento
	
	São tomadas as principais decisões para o futuro da organização. Sua principal preocupação é observar o mundo externo onde eventos cada vez mais incertos e fora de controle podem impactar os resultados esperados da organização
	 
	Concentra o maior número de pessoas e tem como responsabilidade fazer com que a execução programada e cotidiana dos planos de ação aconteça de forma eficiente, com a boa utilização dos recursos e no tempo certo
	 
	Lida com a captação dos recursos para por em prática as decisões tomadas pelo nível superior. Composto por profissionais que têm a responsabilidade de traduzir as estratégias para o alcance dos objetivos, em planos de ação
	
Explicação:
O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização.
Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Interpreta as decisões do nível estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. O planejamento operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
Assim, é correta a alternativa que se refere a captação dos recursos para pôr em prática as decisões tomadas pelo nível superior. Composto por profissionais que têm a responsabilidade de traduzir as estratégias para o alcance dos objetivos, em planos de ação é a única ligada ao planejamento tático, já que essas são as suas principais características.
	
	 
	Ref.: 201801882782
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os administradores devem possuir habilidades técnicas, humanas e conceituais. A habilidade técnica está relacionada a um tipo de conhecimento. Qual das alternativas abaixo refere-se a ele?
		
	
	Está relacionada a capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
	 
	Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas.
	
	Facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
	
	Envolve conhecimento generalizado, habilidade analítica e facilidade no raciocínio complexo.
	 
	Capacidade e trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos.
	
Explicação:
A habilidade técnica se refere a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de técnicas e do instrumental da disciplina específica. Ou seja, são relacionadas aos conhecimentos especializados e específicos aprendidos. Quando iniciamos nossa carreira numa organização quase sempre utilizamos em maior proporção essa habilidade, adquirida pela educação, treinamento profissional e experiência adquirida na empresa.
	
	Além dos níveis organizacionais, toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Em relação ao significado de VISÃO, podemos afirmar que:
		
	
	A visão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a visão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa.
	 
	A visão significa crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual dos colaboradores da empresa.
	 
	A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos.
	
	A visão é a oportunidade que a empresa visualiza no presente e que se mostra atraente para seu portfolio de negócios.
	
	A visão empresarial tem relação com a origem e as raízes da empresa, bem como sua relação com seus fundadores e colaboradores.
	
Explicação:
Visão é a imagem definida pela empresa a respeito de seu futuro, o que ela pretende vir a ser. O que ela pretende atingir nos próximos anos. Representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante, de acordo com o horizonte tempo que os executivos do nível estratégico conseguem visualizar como, por exemplo, dentro de três, cinco ou dez anos. Visão não é objetivo. Objetivos são os alvos ou pontos que se pretende atingir, para alcançar a visão. 
É importante então compreender que visão não é missão, muito menos os valores da empresa. Missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. A missão atua então como um elo, que une seus colaboradores e áreas funcionais para um objetivo comum, pois define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada.  Valores, por sua vez, representam o conjunto de princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as principais decisões. Essas crenças e atitudes básicas ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de códigos de conduta, que deverão servir de guia para o comportamento dos empregados.
 
	
	 
	Ref.: 201801663699
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São fatores ambientais que afetam as organizações e estão presentes no ambiente indireto ou macroambiente, EXCETO:
		
	
	Economia.
	 
	Demografia
	
	Tecnologia.
	 
	Concorrência.
	
	Política.
	
Explicação:
Ambiente geral ou macro ambiente é constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. Esses fatores compõem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças.
A variável concorrência se encontra no ambiente de tarefa que é o ambiente mais próximo e imediato da organização. O ambiente específico de cada organização, assim como os fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc.) e os clientes ou consumidores.
	
	 
	Ref.: 201801304005
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa a função administrativa que se refere ás relações interpessoais dos administradores com seus colaboradores de modo a alcançar os objetivos adequadamente.
		
	
	Planejamento
	
	Organização
	 
	Talento
	
	Controle
	 
	Direção
	
Explicação:
A função direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. É a função responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, portanto está relacionada com os processos de gestão das pessoas na organização. Direção consiste em um processo interpessoal relacionado com administração das relações entre membros organizacionais e a organização. Envolve orientação, motivação, comunicação e liderança dos trabalhadores,buscando compatibilizar objetivos destes com o desempenho da organização.
	
	 
	Ref.: 201801707524
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para Robert Katz (1955), existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: técnicas, humanas e conceituais. Com base neste estudo, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A habilidade técnica é mais importante no nível operacional.
	 
	A habilidade Humana é mais importante no nível estratégico da organização.
	 
	As habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos
	
	A habilidade conceitual permite analisar e interpretar situações abstratas e complexas, compreender as relações de causa e efeito e encontrar as melhores soluções para as dificuldades.
	
	A habilidade conceitual consistem na capacidade do administrador para compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
	
Explicação:
Em função do questionamento sobre se existe um administrador ideal para qualquer situação, Robert L. Katz, num artigo na Harvard Business Review, descreveu o seu entendimento das habilidades necessárias ao administrador. Segundo seu trabalho, uma administração bem sucedida parece apoiar-se em três habilidades básicas, a técnica, a humana e a conceitual.
Habilidade Técnica se refere a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de técnicas e do instrumental da disciplina específica. Ou seja, são relacionadas aos conhecimentos especializados e específicos aprendidos. Quando iniciamos nossa carreira numa organização quase sempre utilizamos em maior proporção essa habilidade, adquirida pela educação, treinamento profissional e experiência adquirida na empresa.
Habilidade Humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo na direção dos objetivos estabelecidos. Essa habilidade refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Consiste em conseguir esforços cooperativos em equipe, interagir e compreender a necessidade e desejos de outros indivíduos. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização.
Habilidade Conceitual ou visão sistêmica significa a habilidade para visualizar a organização como um conjunto integrado. Perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. O administrador com essa habilidade deve saber conviver, compreender e lidar com situações complexas e ambíguas, requerendo, maturidade, experiência e capacidade para analisar pessoas e situações. Os administradores da alta administração empregam esta habilidade no desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.
	
	 
	Ref.: 201801900767
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Toda organização está sujeita a interferências do ambiente externo. Essas interferências podem estar associadas ao ambiente direto, ou ao ambiente indireto. Observe as interferências abaixo e assinale aquela que representa uma interferência do ambiente indireto.
		
	 
	Concessão de reajuste salarial, obtido através de negociação do sindicato com a empresa.
	
	Liquidação feita por uma loja concorrente na área de atuação da empresa.
	 
	Aumento no valor do barril de petróleo.
	
	Aumento da tabela de preços do fornecedor principal da empresa.
	
	Um novo concorrente inaugura suas instalações na área de comércio da empresa.
	
Explicação:
O ambiente organizacional é formado por dois ambientes, o externo e o interno. O ambiente externo é composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente interno das empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças. Como exemplos de fatores externos (variáveis incontroláveis) temos: Queda ou aumento na taxa de juros e surgimento de uma nova tecnologia. O ambiente externo divide-se em dois. O primeiro, denominado macroambiente, ambiente geral, indireto, ou maior, atua de forma indireta na organização. Como exemplos podemos citar o aumento da taxa de juros, as variações na economia como o aumento da inflação, mudanças na política de exportação ou importação, o surgimento de nova tecnologia, ou um novo incentivo fiscal. O segundo, denominado operacional, direto ou específico, atua de forma direta na organização, como os fornecedores, os clientes, e os concorrentes. O ambiente interno, por sua vez, é constituído pelos fatores internos localizados nas diversas áreas de uma organização. Como exemplos de fatores internos temos a situação financeira da empresa, a qualidade dos seus produtos e suas instalações.
Apesar de não está diretamente ligado à empresa, o aumento do petróleo irá incidir em todos os valores de frete, o que acarretará aumento nos produtos da empresa.
	
	 
	Ref.: 201801291187
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Assinale a alternativa correta com relação às definições abaixo:
I-A missão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser.
II -A visão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe.
III- Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual.
		
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmação I e III, estão corretas
	
	Somente a afirmação I e II, estão corretas.
	
	Somente a afirmação I, está correta
	 
	Somente a afirmação III, está correta.
	
Explicação:
Missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. A missão atua então como um elo, que une seus colaboradores e áreas funcionais para um objetivo comum, pois define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada.
Visão é a imagem definida pela empresa a respeito de seu futuro, o que ela pretende vir a ser. O que ela pretende atingir nos próximos anos. Representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante, de acordo com o horizonte tempo que os executivos do nível estratégico conseguem visualizar como, por exemplo, dentro de três, cinco ou dez anos. Visão não é objetivo. Objetivos são os alvos ou pontos que se pretende atingir, para alcançar a visão.
Valores representam o conjunto de princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as principais decisões. Essas crenças e atitudes básicas ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de códigos de conduta, que deverão servir de guia para o comportamento dos empregados.
	
	 
	Ref.: 201801297311
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As organizações não existem no vácuo. Elas estão inseridas em ambientes e se relacionam com seus elementos. Abaixo, identifique a opção em que são apresentados corretamente três elementos do ambiente tarefa (também chamado de imediato, ou direto):
		
	 
	Ecologia, demografia e legislação.
	
	Fornecedores, grupos reguladores e demografia.
	 
	Clientes, concorrentes e fornecedores.
	
	Ecologia, concorrentes e legislação
	
	Legislação, demografia e fornecedores.
	
Explicação:
O ambiente organizacional é formado por dois ambientes, o externo e o interno. O ambiente externo é composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente internodas empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças. Como exemplos de fatores externos (variáveis incontroláveis) temos: Queda ou aumento na taxa de juros e surgimento de uma nova tecnologia. O ambiente externo divide-se em dois. O primeiro, denominado macroambiente, ambiente geral, indireto, ou maior, atua de forma indireta na organização. Como exemplos podemos citar o aumento da taxa de juros, o surgimento de nova tecnologia, um novo incentivo fiscal. O segundo, denominado operacional, tarefa, direto ou específico, atua de forma direta na organização, como os fornecedores, os clientes, e os concorrentes.
	
	 
	Ref.: 201801865601
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos paises onde atua". (Felipe Sobral e Alketa Peci)
A descrição acima se caracteriza como:
		
	
	Valores
	 
	Política
	
	Regras
	
	Visão
	 
	Missão
	
Explicação:
Missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. A missão atua então como um elo, que une seus colaboradores e áreas funcionais para um objetivo comum, pois define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. O enunciado da questão apresenta, na realidade, um exemplo de missão, no caso a missão da Petrobrás.
	
	A empresa Biomix está elaborando o planejamento estratégico. Nelson, que é diretor administrativo, está analisando as oportunidades e ameaças que podem impactar na consecução da estratégia. Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor administrativo:
		
	 
	Análise externa
	
	Análise operacional
	
	Análise interna
	
	Análise funcional
	
	Análise de processos
	
Explicação:
A questão se refere ao planejamento estratégico, a oportunidades e ameaças, como sua análise pode afetar a elaboração da estratégia e pede que escolha-se entre as alternativas que representa o tipo de análise feita, sabemos que oportunidades e ameaças fazem parte da análise externa a empresa e é essa a alternativa a ser escolhida.
	
	 
	Ref.: 201801233529
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Essa função administrativa é:
		
	
	Liderança.
	
	Controle.
	
	Direção.
	 
	Planejamento.
	
	Organização.
	
Explicação:
A questão se refere a primeira função administrativa, que serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz e pede que escolha-se entre as alternativas qual é essa função e a alternativa correta é que diz planejamento., já que é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo.
	
	 
	Ref.: 201801299666
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico da empresa é genérico, direcionado a longo prazo, e macro-orientado exigindo a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve importantes etapas. Das etapas relacionadas abaixo, escolha a que NÃO está correta:
		
	
	Análise dos ambientes internos e externos
	
	Acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados
	 
	Determinação da política de recurso humanos, e de preços adotada pela empresa
	
	Implementação da estratégia por meio de planos táticos e operacionais
	
	Determinação dos objetivos empresariais
	
Explicação:
A questão ressalta a importância do planejamento estratégico, menciona suas características, os demais tipos de planejamento de acordo com os níveis organizacionais e pede que entre as alternativas identifique a que não faz parte de suas etapas. Todas as afirmativas fazem parte das etapas do planejamento estratégico com exceção da alternativa que cita a determinação da política de recursos humanos, e de preços adotada pela empresa, já que essa faz parte do planejamento tático que é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes. 
	
	 
	Ref.: 201801727031
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é correto afirmar que essa ferramenta:
		
	 
	é também conhecida pela sigla SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.
	
	apresenta fatores externos, que se referem ao microambiente, e fatores internos, que se referem ao macroambiente.
	
	consiste em uma teoria criada por Michael Porter, especificamente a teoria da vantagem competitiva.
	
	diz respeito exclusivamente à formulação tática de processos e serviços a serem prestados pelas organizações públicas, ou seja, a própria finalidade.
	
	é utilizada apenas por organizações privadas que atuam em um mercado altamente competitivo e, por isso, precisam fazer uma análise estratégica mais aprofundada.
	
Explicação:
Justificativa na aula 2: "A Análise SWOT é uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Ela pode também, em razão de sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários."
"AMBIENTE EXTERNO
A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente externo onde estão as oportunidades e ameaças. Esta verificação visa estudar melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações.
Oportunidades:
São as variáveis externas e não controláveis pela entidade, que podem criar condições favoráveis, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las. Mudanças e tendências ambientais que têm impacto positivo na Organização.
Ameaças:
São as variáveis externas e não controláveis pela Entidade que podem criar condições desfavoráveis para a mesma. Mudanças e tendências ambientais que apresentam impacto negativo."
"AMBIENTE INTERNO
A empresa deve olhar seu ambiente interno, analisar os seus recursos e as capacidades da organização que determinam sua competitividade.
Forças (Pontos fortes):
São as variáveis internas e controláveis pela entidade, que propiciam condições favoráveis para empresa em relação ao seu ambiente.
Fraquezas (Pontos fracos):
São as variáveis internas e controláveis pela entidade, que propiciam condições desfavoráveis para empresa em relação ao seu ambiente."
	
	 
	Ref.: 201801286560
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A primeira função administrativa da empresa, responsável pela determinação dos objetivos e detalhar os planos necessários para atingi-los de forma eficientee eficaz é:
		
	
	Comando
	
	Direção
	
	Controle
	
	Organização
	 
	Planejamento
	
Explicação:
A alternativa correta é o planejamento, já que como função é fundamental para as organizações, é dela que partem todas as ações previstas da organização, é com base nela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais. O planejamento é uma peça fundamental que formula os objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização.
	
	 
	Ref.: 201801888850
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é uma das quatro etapas do processo administrativo , realizado principalmente por médias e grandes empresas . Buscando sempre minimizar as incertezas e as inseguranças presentes no cenário dos negócios, quando envolve a organização como um todo recebe a denominação de :
		
	
	Financeiro
	
	Operacional
	 
	Estratégico
	
	Funcional
	
	Admissional
	
Explicação:
A questão se se refere ao planejamento, realizado principalmente por médias e grandes empresas, seu objetivo - buscando sempre minimizar as incertezas e as inseguranças presentes no cenário dos negócios e pede que entre as alternativas seja escolha-se a que seja correspondente a esse tio de planejamento. A resposta é estratégico, já que é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. Tem como objetivo de obter um nível de otimização na relação da empresa com o esse ambiente, vê a empresa como uma totalidade, já que é amplo, abrange toda a organização. Pode ser resumido como processo que possibilita a estabelecer o rumo seguido pela empresa.
	
	 
	Ref.: 201801298233
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A estratégia empresarial constitui, um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de orientar as atividades gerais de uma empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Fazem parte do proceso de estruturação da estratégia organizacional os seguintes elementos:
		
	 
	Diminuir a rotatividade de pessoal em 20% e aumentar a produtividade dos colaboradores em 5%.
	
	Compra de equipamentos e contratação de pessoal.
	
	Reduzir o nível de inadimplência, criar um novo programa de treinamento e desenvolvimento.
	
	Controle financeiro e de estoque.
	 
	Análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	
Explicação:
A questão define estratégia empresarial, demonstra seu objetivo e pede que seja escolhida a alternativa que menciona os elementos da estruturação de uma estratégia organizacional.
Todas as alternativas mencionam ações táticas ou operacionais, a alternativa correta, que menciona as fases da estratégia diz que envolvem análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados, além disso podem ser mencionadas: análise do setor e da concorrência, prospectiva e construção de cenários, técnicas e ferramentas, stakeholders, mercado alvo, clientes, resumo de desempenho a fim de criar um estratégia que torne a empresa competitiva.
	
	 
	Ref.: 201801288589
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é uma função administrativa importante para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade. O planejamento deve ser feito tomando cuidado de ser eficiente e eficaz, preocupação fundamental de todo gestor. O que é exatamente ser eficiente e eficaz?
		
	 
	Eficiente é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia). Já eficaz significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo.
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, com o máximo de recursos possíveis. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia).
	 
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, utilizando o máximo de recursos possíveis.
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia).
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem se preocupar com perdas ou desperdícios.
	
Explicação:
A questão se refere ao planejamento, suas características e pede a definição dos termos eficiente e eficaz. E está correta alternativa que se refere eficiente como fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido. Isso é eficiência, fazer as coisas de forma certa. E eficaz tem relação com os resultados que as coisas que foram feitas trazem. Para que as coisas são feitas. É uma medida normativa do alcance de resultados. Você se torna eficaz quando consegue alcançar os objetivos por meio dos recursos disponíveis.
	
	Estudamos que, em uma organização, encontramos três níveis de planejamento:
		
	
	Estratégico, prático e organizacional
	
	Estratégico, mercadológico e financeiro
	
	Estratégico, lógico e operacional
	
	Estratégico, mercadológico e organizacional
	 
	Estratégico, tático e operacional
	
Explicação:
A questão se refere aos tipos de planejamento: o planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Interpreta as decisões do nível estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. O planejamento operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
	
	 
	Ref.: 201801893557
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma indústria de produtos farmacêuticos percebeu uma oportunidade no mercado. Almejando elaborar uma estratégia para aumentar sua participação no mercado, os gestores necessitam discernir que a(s):
		
	 
	Forças da empresa, presentes no ambiente externo, estão vinculadas às ameaças.
	
	Oportunidades são notadas a partir da percepção do ambiente interno da organização.
	
	Oportunidades estão vinculadas às fraquezas da empresa, que são percebidas no ambiente externo.
	
	Análise do ambiente interno conduz a identificação de oportunidades e ameaças para a empresa.
	 
	Análise do ambiente externo leva a identificação de oportunidades para a empresa.
	
Explicação:
A questão se refere a uma indústria de produtos farmacêuticos que percebeu uma oportunidade no mercado. Almejando elaborar uma estratégia para aumentar sua participação no mercado. E pede que entre as alternativas escolha-se a que análise os gestores necessitam fazer. A reposta é que se refere análise do ambiente externo leva a identificação de oportunidades para a empresa. Já que as demais afirmativas de respostas relacionam ambiente interno, quediz respeito a forças e fraquezas.
	
	 
	Ref.: 201801662864
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico da empresa é amplo e direcionado a longo prazo, exigindo a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve importantes etapas. Das etapas relacionadas abaixo, escolha a que NÃO está correta:
		
	 
	Definição do Plano de Marketing
	
	Determinação dos objetivos empresariais
	
	Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas
	 
	Análise do ambiente externo
	
	Implementação da estratégia por meio de planos táticos e operacionais
	
Explicação:
Todas as alternativas se referem ao planejamento estratégico que é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Esse planejamento contribui na elaboração dos objetivos (metas) e na análise dos fatores internos e externos da companhia. É amplo, já que abrange toda a organização. Podemos resumi-lo como processo que possibilita a estabelecer o rumo seguido pela empresa, com objetivo de obter um bom nível na relação da empresa com o seu ambiente e o planejamento operacional - que se baseia em planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais
Com exceção daquela que se cita definição do Plano de Marketing, já que se refere ao planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes. Os planos começam a ser mais detalhados, e podemos dizer que o planejamento tático é a decomposição do planejamento estratégico, ele traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, onde vamos desenvolver o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial.
	
	 
	Ref.: 201801623634
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A empresa Entreprise está implementando um plano de ação focado em processos operacionais. Alberto que ocupa o cargo de gerente administrativo está liderando um projeto, muito bem articulado, visando tornar eficiente a realização das tarefas. Alberto está confeccionando um manual de operações, onde algumas atividades são padronizadas visando a previsibilidade dos resultados. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do projeto que está sendo implementado por Aberto.
		
	
	Ambiente de mercado
	
	Ambiente externo
	
	Ambiente geral
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente tarefa
	
Explicação:
A questão se refere a uma empresa que está implementando um plano de ação focado em processos operacionais e pede que se escolha a alternativa que se refere ambiente que o projeto que está sendo executado. Assim entre as a afirmativa correta é a cita ambiente interno, já que estamos nos referindo aqui a uma mudança nos processos da organização.
	
	 
	Ref.: 201801625142
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico tem como alguns fatores muito importantes a serem levados em consideração, as ameaças e as oportunidades que o ambiente externo está apresentando. Essa ferramenta é conhecida como:
		
	 
	Análise SWOT.
	
	Balanced Scorecard.
	
	Classificação A B C.
	
	Matriz BCG.
	
	Matriz GE/McKinsey.
	
Explicação:
A questão se refere a uma das ferramentas utilizadas para um bom planejamento estratégico e aos fatores utilizados por ela, como as ameaças e as oportunidades apresentadas no ambiente externo e pede que escolhamos entre as alternativas o nome dessa ferramenta. A  resposta e a que se refere a análise SWOT, já que a matriz SWOT possui como finalidade analisar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa com a finalidade de otimizar seu desempenho no mercado em que atua. É utilizada para identificar pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças as quais a mesma está exposta. Os pontos fortes e fracos estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças têm origem externa. Assim a alternativa a ser escolhida é a que menciona que a análise do ambiente externo possibilita a identificação de oportunidades para a empresa.
	
	 
	Ref.: 201801295489
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é uma função primordial às organização. Antes de qualquer ação é preciso definir quais os objetivos e resultados esperados. Considerando os níveis da organização, em qual, ou quais, deles podemos encontrar essa tão importante função?
		
	
	Nos níveis gerencial e operacional.
	 
	Nos níveis institucional e operacional.
	
	No nível institucional.
	 
	Em todos os níveis.
	
	Nos níveis gerencial e institucional.
	
Explicação:
A questão afirma a importância do planejamento e pede que seja escolhida a alternativa que diga para quais níveis ele é importante. A escolhida e correta é a quei diz em todos os níveis, já que há diferentes, mas igualmente importantes, níveis de planejamento, como o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Interpreta as decisões do nível estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. O planejamento operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
	
	 
	Ref.: 201801887321
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A administração da estratégia exigem critérios e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da empresa, a saber: institucional, intermediário e operacional. Analisando os critérios desta estratégia, devemos considerar:
		
	
	Eficiência e pontualidade.
	 
	Eficiência e Eficácia.
	
	Cronograma e pontualidade.
	
	Comprometimento e Eficiência.
	
	Cronograma e Eficácia.
	
Explicação:
A questão se refere a administração da estratégia os critérios exigidos, as funções administrativas e ação empresarial em todos os níveis da empresa, e pede que analisando os critérios desta estratégia escolhamos a que devemos considerar a resposta é eficiência e eficácia, já que que a primeira está relacionada a como uma tarefa é executada. Então, um funcionário pode ser bem eficiente se cumpre suas tarefas rotineiras no prazo, por exemplo. Já a eficácia está ligada aos fins daquela tarefa, ou seja, se o objetivo proposto foi alcançado, o resultado.
 
	
	 
	Ref.: 201801625153
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico é aquela que "reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e de longo prazos, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências, e entre perspectiva interna e externa de desempenho." Tal ferramenta é denominada:
		
	
	Classificação A B C.
	
	Matriz BCG.
	
	Análise SWOT.
	
	Matriz GE/McKinsey.
	 
	Balanced Scorecard.
	
Explicação:
A questão dizque uma das ferramentas utilizadas para um bom planejamento estratégico é aquela que reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e de longo prazos, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências, e entre perspectiva interna e externa de desempenho e pede que se escolha a denominação dessa ferramenta, a resposta é Balanced Scorecard, que se baseia em um conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Dessa forma contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
	
	
	
	A empresa Biomix está elaborando o planejamento estratégico. Nelson, que é diretor administrativo, está analisando as oportunidades e ameaças que podem impactar na consecução da estratégia. Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor administrativo:
		
	
	Análise operacional
	
	Análise de processos
	 
	Análise externa
	
	Análise funcional
	
	Análise interna
	
Explicação:
A questão se refere ao planejamento estratégico, a oportunidades e ameaças, como sua análise pode afetar a elaboração da estratégia e pede que escolha-se entre as alternativas que representa o tipo de análise feita, sabemos que oportunidades e ameaças fazem parte da análise externa a empresa e é essa a alternativa a ser escolhida.
	
	 
	Ref.: 201801623648
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Sr. Mendonça está utilizando em sua empresa, um modelo de gestão que emprega uma metodologia de aferição e gestão de desempenho direcionada para a medição de indicadores financeiros, de habilidades e competências das pessoas, processos internos e relações com os clientes. O modelo empregado pelo Sr. Mendonça se refere a:
		
	
	Inteligência de marketing
	 
	Balanced Scorecard
	
	Gestão do conhecimento
	
	Composto de marketing
	 
	Análise SWOT
	
Explicação:
A questão se refere a uma empresa e sua escolha de um modelo de gestão que emprega uma metodologia de aferição e gestão de desempenho direcionada para a medição de indicadores financeiros, de habilidades e competências das pessoas, processos internos e relações com os clientes e pede que seja escolhida entre as alternativas qual a denominação desse modelo, a resposta é a que diz Balanced Scorecard que analisa os seguintes aspectos:
Desempenho financeiro: as medidas financeiras receita e produtividade são valiosas e ajudam a demonstrar as consequências econômicas de ações já realizadas. Com a elaboração do Balance Scorecard os objetivos financeiros devem estar vinculados a estratégia da empresa, mostrando se sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria do resultado ou não. Esse aspecto também pode ser chamado de perspectiva do acionista, em virtude de serem os principais interessados na empresa, procurando a melhor rentabilidade para o capital investido.
Perspectiva do cliente: está intimamente ligada à visão da empresa e do negócio como um todo. Ela pressupõe definições de mercado e segmento nos quais a empresa deseja competir, Sua proposta é monitorar a maneira pela qual a empresa entrega valor ao cliente, definindo indicadores de satisfação e trabalhando em cima dos resultados ao mesmo tempo. O enquadramento dos clientes tende a ser feito em quatro categorias: prazo, qualidade, desempenho e serviço e custo.
Aprendizagem organizacional: está relacionada ao desenvolvimento de objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional. É o ponto na qual cada empresa deve identificar qual a estrutura deve ser adotada para desenvolver e poder crescer a longo prazo. A capacitação da organização se dará por meio do investimento em novos equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, em sistemas e recursos humanos.
Processos internos: aqui as organizações os processos críticos para das perspectivas anteriores. Os processos devem criar condições para que forneça proposta de valor ao cliente e seja capaz de atrai-los e retê-los nos seus segmentos de atuação, e ao mesmo tempo criar valor para o stakeholders. Aqui o BSC cria uma visão de processo através de análise sequencial, o que permite aos gestores identificar novos caminhos para melhorar a performance da empresa diante dos clientes e acionistas.
	
	 
	Ref.: 201801661617
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobral e Peci, (2008, p. 132) diz que o Planejamento "É a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades". O Planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O planejamento operacional é feito para longo prazo, aborda a organização como um todo e é genérico e sintético.
	 
	O planejamento operacional é feito para curto prazo, aborda cada operação em separado e é detalhado e analítico.
	
	Os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional seguem os prazos médio, longo e curto respectivamente.
	
	O planejamento tático é feito para curto prazo, aborda a organização como um todo é menos genérico e mais detalhado.
	
	O planejamento estratégico é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é detalhado e analítico.
	
Explicação:
 
A questão aborda os tipos de planejamentos, ou seja, seu desdobramento nos níveis organizacionais. As alternativas se referem ao planejamento operacional, mas a única correta é que afirma que é feito para curto prazo, aborda cada operação em separado e é detalhado e analítico, já que nele ocorre a implementação das ações definidas no nível tático, envolve cada tarefa ou atividade de forma isolada, preocupando-se com o alcance de metas bem específicas, criando condições para execução das trabalhos diários executados na organização que se baseia em planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
	
	 
	Ref.: 201801625398
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é correto afirmar que essa ferramenta
		
	
	Diz respeito exclusivamente à formulação tática de processos e serviços a serem prestados pelas organizações públicas, ou seja, a própria finalidade.
	 
	É também conhecida pela sigla inglesa SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.
	
	Consiste em uma teoria criada por Michael Porter, especificamente a teoria da vantagem competitiva.
	
	Apresenta fatores externos, que se referem ao microambiente, e fatores internos, que se referem ao macroambiente.
	
	É utilizada apenas por organizações privadas que atuam em um mercado altamente competitivo e, por isso, precisam fazer uma análise estratégica mais aprofundada.
	
Explicação:
A questão se refere a à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e pede que seja escolhida a alternativa correta em relação a ferramenta, a resposta é a que diz é também conhecida pela sigla inglesa SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.  Já que a matriz SWOT possui como finalidade analisar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa com a finalidade de otimizar seu desempenho no mercado em que atua. É utilizadapara identificar pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças as quais a mesma está exposta. Os pontos fortes e fracos dentro da empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças têm origem externa. Assim a alternativa a ser escolhida é a que menciona que a análise do ambiente externo possibilita a identificação de oportunidades para a empresa.
	
	 
	Ref.: 201801288589
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é uma função administrativa importante para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade. O planejamento deve ser feito tomando cuidado de ser eficiente e eficaz, preocupação fundamental de todo gestor. O que é exatamente ser eficiente e eficaz?
		
	 
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, utilizando o máximo de recursos possíveis.
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem se preocupar com perdas ou desperdícios.
	 
	Eficiente é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia). Já eficaz significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo.
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia).
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, com o máximo de recursos possíveis. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia).
	
Explicação:
A questão se refere ao planejamento, suas características e pede a definição dos termos eficiente e eficaz. E está correta alternativa que se refere eficiente como fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido. Isso é eficiência, fazer as coisas de forma certa. E eficaz tem relação com os resultados que as coisas que foram feitas trazem. Para que as coisas são feitas. É uma medida normativa do alcance de resultados. Você se torna eficaz quando consegue alcançar os objetivos por meio dos recursos disponíveis.
	
	 
	Ref.: 201801299735
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O processo administrativo é composto pelas quatro funções administrativas. Destacamos que cada uma apresenta suas características e funcionalidades. A função administrativa que auxilia o administrador na tomada de decisão, além de ajudá-lo a definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência é denominada:
		
	 
	CONTROLE
	 
	PLANEJAMENTO
	
	DIREÇÃO
	
	ORGANIZAÇÃO
	
	COMANDO
	
Explicação:
A questão se refere as funções administrativas, cita os seus objetivos de uma delas e pede que a escolhamos entre as alternativas a que função se refere.
A alternativa correta é que menciona planejamento, já que planejamento como função é fundamental para as organizações, é dela que parte todas as ações previstas da organização, a que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização, a elaboração dos objetivos organizacionais e a tomada de decisões de forma adequada.
	
	 
	Ref.: 201801102918
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No mundo competitivo de hoje, as empresas buscam o sucesso utilizando-se para isto do planejamento. Esta forma assemelha-se ao defendido por Sun-Tzu, general chinês, que escreveu a obra "A arte da guerra", onde observa-se a importância que ele atribui às ações estratégicas para alcançar as vitórias desejadas na guerra. Nas empresas, que tipo de planejamento é utilizado neste sentido:
		
	
	Gerencial
	 
	Institucional
	
	Operacional
	
	Executivo
	 
	Tático
	
Explicação:
O planejamento institucional é definido pelo corpo diretivo da organização, envolve a organização como um todo e é capaz de alterar o seu rumo. 
	
	 
	Ref.: 201801625136
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A estratégia empresarial é um dos componentes de um planejamento eficaz de uma empresa. O nível da administração responsável pela sua elaboração é o:
		
	 
	gerencial.
	 
	institucional.
	
	operacional.
	
	tático.
	
	departamental.
	
Explicação:
A questão diz a estratégia empresarial é um dos componentes de um planejamento eficaz de uma empresa e pede que se escolha entre as alternativas a que corresponda ao nível da administração responsável pela sua elaboração, assim a resposta é a que diz ser o nível institucional, já que é o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização. Nas grandes organizações, existe o conselho administrativo, que determina o que o presidente e a direção devem fazer. O nível institucional é o nível mais periférico da organização, e recebe o impacto das mudanças e pressões ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo.
	O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis. Assim como o processo decisório, a decisão envolve:
I - um diagnóstico do problema;
II - a procura de soluções e alternativas para o problema;
III - a análise e comparação dessas alternativas;
IV - a seleção e escolha da melhor;
Considerando os itens acima, assinale a única sequência correta:
		
	
	Somente I está correta
	 
	I, II, III e IV estão corretas
	 
	Somente II e IV estão corretas
	
	Somente III está correta
	
	Somente I e II estão corretas
	
Explicação:
O processo decisório envolve selecionar entre as diversas alternativas a mais adequada para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade identificada. Assim, a decisão envolve: diagnóstico do problema; a procura de soluções e alternativas para o problema; a análise e comparação dessas alternativas; e a seleção e escolha da melhor.
	
	 
	Ref.: 201801298744
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos:
		
	 
	Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
	
	Os Operacionais atuam com os horizontes tanto de médio, quanto de longo prazo.
	
	Os Estratégicos são aqueles que estão muito voltados para as atividades de rotina.
	
	Os Estratégicos orientam os detalhes da execução das diversas atividades setoriais.
	 
	Os Táticos apresentam o detalhamento das tarefas diárias de cada setor de execução.
	
Explicação:
Os planos operacionais procuram orientar as tarefas básicas e diárias a serem executadas no setor, e voltados para o curto prazo. 
	
	 
	Ref.: 201801629746
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. Esta é uma das características do:
		
	
	Planejamento financeiro;
	 
	Planejamento operacional;
	
	Planejamento de Recursos Humanos;
	
	Planejamento estratégico;
	
	Planejamento tático;
	
Explicação:
O planejamento operacional é elaborado no nível operacional, voltado para o curto prazo, procura orientar as tarefas básicas e diárias a serem executadas no setor.
	
	 
	Ref.: 201801291430
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O planejamento

Continue navegando