Buscar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS - finalizado

Prévia do material em texto

PÓLO SALVADOR
ADMINISTRAÇÃO 
EDJANE RA: 429089
LEILA RA: 412387
TAMIRES RA: 431760 
SIMONE RA: 438542
FLÁVIA RA: 415051
JOSANA RA: 445643
ALEXSANDRO RA: 414011
SALVADOR
2013
EDJANE RA: 429089
LEILA RA: 412387
TAMIRES RA: 431760 
SIMONE RA: 438542
FLÁVIA RA: 415051
JOSANA RA: 445643
ALEXSANDRO RA: 414011
Trabalho de apresentação do cumprimento da ATPS como requisito para obtenção da avaliação da matéria de Ciências Sociais. 
PROFESSORA DE ENSINO A DISTANCIA (EAD): - Ma. Mariciane Moares Nunes
TUTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA: PROF. MA. CLÁUDIO DIAS CRAVEIRO FILHO (TUTOR A DISTÂNCIA) ADM - H2
TUTORA DE ENSINO DISTANCIA/PRESENCIAL: PROFª. MA. GEANNE VIANNA
SALVADOR
2013 
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 05
 TEORIAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS............................................................................. 06
2.1 CULTURA......................................................................................................................... 06
2.2 INDIVIDUO...................................................................................................................... 07
SOCIEDADE..................................................................................................................... 08
FILME: A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO............................................... 09
4 RELAÇÕES TRABALHO/ CONSUMO/ SOCIEDADE..............................................09
5 A SOCIEDADE ATUAL....................................................................................................10
5.1 QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?...........................................................................................................10
6 AS DIVERGÊNCIAS SOCIAIS.........................................................................................11
6.1 POBREZA..........................................................................................................................12
6.2 FOME..................................................................................................................................12
6.3 FAVELA.............................................................................................................................13
6.4 DINHEIRO.........................................................................................................................13
7 AS MUDANÇAS DO MUNDO ATUAL – DOCUMENTÁRIO PAJERAMA...............14
8 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.........................................................................14
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................15
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................17
1 INTRODUÇÃO
A existência do ser humano vai de seu nascimento até o último dia de vida, vive e convive em uma sociedade onde se obriga a habituar-se com as diversas formas da realidade social. A realidade atual transparece simples, no entanto, de uma certa forma, se torna bastante complexa, devido a várias diversidades da sociedade, tais como, alimentação, lazer, moradia, opiniões, o que nos torna diferentes e opostos a todo momento.
As ciências sociais abrange todas as realidades sociais, com um objetivo de estudar e demonstrar as variadas situações de convivência, precisa cada vez mais ser estudada e abordada, permitindo assim, um conhecimento mais amplo de cada individuo, fazendo com que cada um aja de forma preservativa e cuidadosa, buscando sempre a melhor convivência do ser humano com o mundo.
Podemos considerar que as ciências sociais se dá no estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento da sociedade e das culturas humanas, além de suas divisões em campos especializados, tais como, sociologia, psicologia, economia, ciências políticas, administração e a antropologia.
A sociologia, por ser a disciplina primaria, foi nomeada como a “mãe” de todas as ciências sociais. Ela é o estudo cientifico da sociedade, ou seja, ela contribui para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação como resto do mundo. 
Assim, diante do cenário que vivemos atualmente, a ciência buscou um conjunto de teorias que conceituam cada campo de estudo. Precisamos portanto conhecer e reconhecer a existência de cada um deles, afim de nos disciplinar contribuindo para uma construção do conhecimento humano, e um mundo melhor.
2 TEORIAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
A arte, a cultura, e a sociedade, exigem investigações de estudiosos de várias áreas das ciências sociais, isso se dá devido aos grandes problemas que ocorrem no mundo como um todo. 
Estudar cada aspecto e cada variação dessas teorias requer um olhar para um objetivo de estudo que é construído gradativamente, pois estaria estudando também o comportamento humano dentro da sociedade. Em virtude de todos esses estudos, os problemas sociais tendem a diminuir, pois estaria permitindo em cada individuo uma avaliação de melhor convivência dentro no mundo em que vivemos.
2.1 CULTURA
Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. É um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. 
O mundo está passando por grandes modificações em relação à cultura. A população cresceu muito, o perfil demográfico se alterou, a economia cresceu, e os costumes se modificaram. 
O Brasil é um país formado de muita cultura, mas aos pouco ela vem se degradando principalmente por problemas sociais. É preciso que haja uma maior conscientização do homem, para que não tenha alterações desagradáveis para todos os indivíduos. 
Pessoa, em nossa cultura, se opõe ao indivíduo, se opõe à coisa e ao animal, ainda que de modo distinto. Enquanto se distancia das coisas e aos animais, o termo Pessoa se aproxima do termo Ser Humano, mas não se superpõe a ele. É um conjunto de atributo que constituem a originalidade a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras tantas.
2.2 INDIVIDUO
Os indivíduos atribuem significados às suas ações, o que origina novas representações e definições da sociedade, ou seja, novos significados sobre a realidade social.
O homem se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes de nascer. A realidade cotidiana chega ao homem de forma já pronta, colocando-o numa determinada época, numa determinada família, em determinadas influencias políticas, religiosas ou culturais.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da personalidade do indivíduo, pois nessa fase ocorre em grande intensidade a relação com os pais e com o meio. Vale destacar a grande importância da família para a formação da mentalidade futura.
O comportamento do indivíduo é regido pela busca da satisfação das necessidades, esse motivo se molda a situações do cotidiano. 
Durkhein (um dos pais da sociologia) concebia a idéia de que o individuo deve se adaptar ao coletivo e não o contrario. É o individuo quem forma a sociedade. Existem situações que os levam para determinados caminhos, mas nem todos possuem a capacidade de reagir e até mesmo transformá-los.O individuo adquire conhecimento do papel dos outros e neste processo entende o seu papel aprende a sua personalidade e através de uma atitude reflexa. O individuo não nasce como membro de uma sociedade, mais nasce como a predisposição para sociabilidade e tornar-se membro da sociedade.
Os indivíduos possuem um papel muito importante dentro da sociedade, pois precisa a todo o momento resolver conflitos, trazendo soluções para os problemas existentes e os originados, criando estratégias para sanar as questões negativas que o próprio ser humano cria/desenvolve dentro da sociedade. 
2.3 SOCIEDADE
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado chamado de ciências sociais, ou também um grupo de pessoas com interesses comuns, que organizam em torno de uma atividade obedecendo a determinadas normas e regulamentos.
O convívio pessoal também é elementos essências da realidade da vida cotidiana. Os padrões comuns feitos pela própria realidade é o agente que permite a interação entre os indivíduos. A convivência pessoal é a forma mais básica de interação social. Vivendo no mesmo local com as mesmas situações, e com isso um observa as reações do outro em relação às atitudes.
O comportamento do homem da comunicação aos outros e da forma como os outros nos compreendem, nem sempre aparentamos aquilo que somos e tampouco somo visto como gostaríamos que fôssemos.
Uma das preocupações dos indivíduos na sociedade, se dá por sermos representados na sociedade, o que outras pessoas vão pensar de nós, de que lado queremos fazer parte, ou que lado seremos aceitos. Para ser aceito em algum grupo é preciso saber regras, ter conhecimento, facilidade para comunicação, enfim, vários fatores que não adquirimos facilmente, e sim o convívio diário.
Esses aprendizados, às vezes funcional e outras vezes não, faz parte de toda nossa vida, é um aprendizado constante de diário. 
Para que seja realizada uma socialização entre o ser humano, é necessário que haja respeito um ao outro, deixar de lado as diferencias sócias, se importando menos com os problemas dos outros e esforçando para que o convívio seja se forma harmoniosa e passiva.
Assim, podemos considerar que a sociedade é uma realidade objetiva onde o homem é um produto social, considerando que a socialização é um processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade.
FILME: A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO
O filme “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO” se passa nos anos 70, trata um período em que o fordismo já começa sua fase de decadência, mostrando o retorno da insatisfação do operário italiano, por meio dos sindicatos, a atuação dos estudantes, e a situação desse trabalhador tanto dentro do ambiente de trabalho como fora. 
Lulu é um operário metalúrgico, que perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto. Descobre assim a vida sindical. Ele divide-se entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional, ao mesmo tempo em que Lulu se politiza e é influenciado pela sociedade de consumo suas referências no processo de politização, sendo: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo.
Por fim, o filme mostra o operário no seu limite, a revolução na época só estava gerando mais misérias, os burgueses praticamente não deixava nem migalhas no prato para os trabalhadores se alimentarem, já não existiam limite de horário de trabalho, benefícios, simplesmente se tornaram escravos do trabalho.
RELAÇÕES TRABALHO/ CONSUMO/ SOCIEDADE
Hoje em dia as pessoas trabalham para pagar o que consomem, na maioria das vezes, o consumo é bem mais elevado do que se pode pagar, desde que o trabalho se transformou, em uma mercadoria tem sido medido, avaliado e remunerado pela sua duração.
O trabalho sempre existiu baseado nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver o avanço da vida, ao invés de trabalhar para viver, o trabalho esta relacionado a acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.
A remuneração proporcionada pelo trabalho tem sido a motivação essencial da produção na sociedade, os indivíduos sujeitos a necessidades básicas, ou ao receio de perderem o seu bem-estar, são levados ao comportamento disciplinados e organizados que a produção na sociedade impõe.
Podemos dizer que o trabalho e o consumo têm uma função na identidade do individuo, sendo, atividades comuns, consumo dos mesmos bens, status, associação da imagem e da dignidade da pessoa à sua profissão, os moldes sobre os quais se dão o trabalho e o consumo afetam a coletividade, em patamares social, psicológico e cultural, individual e coletivo.
A necessidade do trabalho e do consumo nos dias atuais são forjado num certo modelo neoliberal, globalizante e uniformizado, sendo que o centro valorativo é o capital monetário, expresso na produção e circulação de bens e serviços.
A evolução social transformou tanto o trabalho quanto o consumo, gerando uma sociedade que não sabe obter o resultado esperado, mesmo com todos os avanços a qual o trabalho mais o consumo geram, a humanidade tem a obrigação de trabalhar para seu sustento e sobrevivência, levando o fator trabalho ao extremo,tanto nas empresas,nas ruas ou em casa ou qualquer lugar que se possa ganhar dinheiro através do trabalho. Essa mistura trabalho, consumo e sociedade foram umas das causas a qual mexeu com todo o planeta levando as grandes guerras e desastres naturais tudo isso, mas a obsessão do ser humano de ganhar mais e mais está levando ao caos e desordem pelo resto do futuro Capitalista. 
A SOCIEDADE ATUAL
5.1 QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?
Nos dias atuais o mundo pode ser visto como um processo histórico-social de vastas proporções, abalando mais ou menos drasticamente os quadros sociais e mentais de referência de indivíduos, sociedade, trabalho e consumo. Muito do que parecia estabelecido em termos de conceitos, categorias ou interpretações, relativos aos mais diversos aspectos da realidade social, parece perder significado, tornando-se anacrônico ou adquirindo outros sentidos, os regimes políticos e os estilos de vida, as culturas e as civilizações parecem mesclar-se, tencionar-se e dinamizar-se em outras modalidades, direções ou possibilidades. As coisas, as gentes e as idéias movem-se em múltiplas direções, desenraizam-se, tornam-se volantes ou simplesmente desterritorializam-se.
“O imaginário da sociedade, em todo o mundo, passa a ser influenciada,muitas vezes decisivamente, pela mídia mundial, uma espécie de” príncipe eletrônico.
Nessa esteira, quando se fala de sociedade, trabalho e do consumo envolvidos no funcionamento da organização social pautada no atual modelo político-econômico, não se trata de qualquer trabalho e de qualquer consumo. Há um modelo de trabalho e um padrão de consumo bem delimitado, com características próprias e de contornos relativamente precisos, segundo a nossa sociedade que se organiza, se desenvolve e se compreende.
Tratando-se de um novo "ciclo" da história, no qual se envolvem uns e outros, em todo o mundo. Ao lado de conceitos tais como "mercantilismo", "colonialismo" e "imperialismo", além de "nacionalismo" e "tribalismo", o mundo moderno assiste à emergência do "globalismo", como nova e abrangente categoria histórica e lógica. O globalização compreende-se as relações, processos e estruturas de dominação e apropriação desenvolvendo-se em escala mundial. São relações, processos e estruturas polarizadas em termos de integração e acomodação, assim como de fragmentação e contradição, envolvendo sempre as condiçõese as possibilidades de soberania e hegemonia. Todas as realidades sociais, desde o indivíduo, a sociedade e a coletividade,assim como, partido político, passam a ser influenciadas pelos movimentos e pelas configurações da globalização, e a influenciá-lo. 
Poucas afirmações provocam tão pequenas controvérsias como a de que os seres humanos estão hoje em contato uns com os outros em todo o mundo como nunca na história. A lista de exemplos tornou-se uma litania: a comunicação instantânea da informação, a cultura universal de estilos e experiências, o alcance mundial de mercados e mercadorias, os produtos compostos de partes oriundas de diferentes continentes. E a referência à aldeia global tornou-se um clichê que poucos contestam.
Também a Antropologia debruça-se sobre o tema:
A idéia de que o mundo pode ser visto como um pequeno viveiro ligado pela abrangente força da mídia e do capitalismo internacional é o pano de fundo que serve de base ao empenho de muitos intelectuais, à atividade comercial e às diretrizes de governo na atualidade. Uma das coisas que a tecnologia realmente revoluciona é a escala, ou são as escalas, em que operam as relações sociais. (Moore, 1996, p. 7)
AS DIVERGÊNCIAS SOCIAIS
O Filme “BUMBANDO” este filme se passou em Belém  no  de município no estremo sul do Brasil em porto alegre no rio grande do sul na latitude de 30.c .
Devido à desigualdade social Este filme relata  a trajetória de um plantio de tomate  desde o plantio ate ser jogado fora, o tomate  que passou a ser utilizado ha 40 década pelos humanos.  o planeta terra produz cerca 61  de toneladas de tomate  por ano,  os tomate encaixotados e transporta  pra feira  naquela para sem trocados por mercadorias  época não existir dinheiro toda compra era realizada através das trocas de mercadorias onde muito comerciários acabavam perdendo seus produto essa forma de compra e venda seria pela frutas, verduras e vegetais que estive em falta no período estes eram mais caros e nesta época e o tomate. Esta forma de troca durou ate os chineses inventarem as moedas.
Devido à descoberta do metal os  chinês tiveram a idéia de criar as moedas  que deu inicio a uma longa evolução, mais logo passou a ser utilizada por todos, por muitos não conseguir as moedas eram humilhados e destratados eram colocados a baixo da pirâmide  por se um grupo sócia de baixa renda mesmo sendo pessoa deixava de existe pra sociedades muitos para fugir das humilhações e discriminações se entregavam ao acaso e a precariedade constrói suas vidas em lugares perigosos ignorados por todos ate mesmo em aterros de sanitários é assim  que a acontece as tragédia devido à falta de segurança e saneamento básico, vivendo em meio à sujeira sem rede de esgoto.
Essas  pessoas não possuem a oportunidade de estudo e nem de trabalho nem mesmo de uma alimentação saudável dorme em ruas reviram lixeira crianças morrem de fome ficam desidrata e até desnutridas.  
Devido à má distribuição de renda e a desigualdade social trouxe serias conseqüências para o mundo onde alguns gastam além conta enquanto outros necessitam de metade pra sua sobrevivência o desperdício poderia ser controlado. A  analisa os reatos pode destacar que pela má distribuição de renda destacam algumas divergências sendo pobreza, fome, favela e dinheiro.
6.1 PROBREZA
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram atualmente proporções verdadeiramente chocantes. O numero de pobres não para de crescer já chegam a 300mil no mundo, existe pessoas no mundo que sobrevive com menos de 1,00 e esta numeração tem possibilidade de cresce em ate 2015 onde milhares de pessoas vivem abaixo da renda no mundo.
Milhares de pessoas vivem em lugares sem nem uma segurança em meio a sujeira sem a rede de esgoto a céu aberto, a ajuda vinda pelos  país ricos é uma gota de água em meio ao oceano mais nem sem esta ajuda chega.
6.2 FOME
Calculasse no mundo que existem 800 milhões  de pessoas no mundo que vive a crônica da fome e subnutrição sendo a maior parte mulheres e crianças. Essas pessoas vivem em estado de calamidade a maior parte desta  pessoas vivem em país pobre e menos desenvolvido.
6.3 FAVELA
A maior favela do mundo está localizada em Mumbai, na índia com a população de cerca de 60% pessoas sendo 6% de seu território residem na favela.
Este porcentual diminuiu de 47% para37% no mundo em desenvolvimento dentre os períodos de 1990 a2005 devido ao crescimento populacional o números de  moradores em favela ainda são muito grande nas favelas.
“Outro relatório da ONU, divulgado em 2010, apontou que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas  década de 2000.”pode esta no mundo subdesenvoldido quanto no desenvolvidos quanto no subdesenvolvidos.
6.4 DINHEIRO
A moeda teve iniciou na china mais hoje ele é utilizado na troca de bens, nota ou de cédula são utilizado para quitações de débitos.
As transições financeiras são emitidas controladas pelos governos de cada país são os únicos que tem o poder da atribuição do por financeiro. O dinheiro é um bem escasso tem outros bens que podem ser  usados como dinheiro como concha e metais. O uso do dinheiro pode  ser implícito ou explícito livre  por coesão Algumas exceções são o euro usado por diversos países europeus e o  dólar utilizado em todo mundo.
7 AS MUDANÇAS DO MUNDO ATUAL – DOCUMENTÁRIO PAJERAMA
O documentário retrata a realidade atual, uma realidade onde os seres humanos estão perdendo gradativamente o espaço no meio ambiente, dando lugar aos prédios, novas construções, e deixando por sua vez de conviver em um local agradável e saudável.
Nos tempos antigos, tínhamos condições de viver em um mundo sem exploração, sem desigualdade, com melhores condições de manter uma boa saúde e uma boa estrutura, tínhamos condições de andar livremente, porém, atualmente com as devastações e desmatamentos está cada vez mais difícil de convivermos em um ambiente com melhores condições de vida.
E, infelizmente o próprio ser humano se torna o principal responsável por esta mudança, pois estaria diretamente ligado aos desfavorecimentos do clima e do meio ambiente, o ser humano buscando sempre dinheiro e fortuna, destrói o que o próprio favorece para construir edificações, e estruturas que para a sociedade se torna cada vez menos importante diante de uma realidade completamente desfavorável que atualmente vivemos. 
8 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Hoje vivemos em meio a discussões sobre os problemas ambientais, e passamos a ter a necessidade de proteger os nossos recursos naturais, de debater as possibilidades de melhorias continuas a fim de alcançarmos um baixo impacto ambiental.
Com base em alguns históricos de problemas ambientais, a maioria concorda que o ambiente não suportará a situação continua da exploração humana, deste modo, os debates sobre os assuntos de preservação e manutenção do meio ambiente tem se tornado cada vez mais continuo entre os órgãos competentes, buscando estratégias e mudanças para a redução das restrições ambientais, tudo isso indica que se isso tudo ocorrer em um processo permanente, teremos futuramente uma melhor condição ambiental.
A exploração ambiental já é uma atividade não sustentável, ou seja, o que foi extraído não será posto no lugar, aumentando o problema, pois muitos desconhecem os recursos para diminuir este impacto ambiental, dentre eles, a cobertura vegetal, a manutenção da flora e da fauna, o controle da poluição, etc. 
Os efeitos ambientais estão associados às várias fases de exploração, fator que conseqüentemente aumenta os riscos ao meio ambiente, pois poucos não conhecem ou não respeitam as outras diversas formas que existem atualmente para a proteção, preservação e manutenção do meio ambiente. 
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ciência social é a ciência que estuda sociedade buscando compreender a forma pela qual ela se organiza e assim viabiliza e condiciona da vida dos seus membros. Seu objeto portanto é a vida social, sistema social, sua estrutura e sua cultura. O objetivodos estudos das ciências sociais é estudar a ação do homem no seio da sociedade, bem como sobre as suas relações com os seus semelhantes e de fornecer elementos que orientam a ação individual dos membros de cada sociedade, de permitir que os indivíduos de alguma forma possam controlar suas próprias vidas.
A ciência social analisa o comportamento humano em função de meios e os processos que interligam o individuo em associações, grupos e instituições. Em quanto o individuo na sua singularidade é estudado pela psicologia a sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando o individuo se encontram em grupos de tamanhos diversos e interagem no interior destes grupos.
O termo sociologia foi criado por Augusto Conté em 1838 no século XVIII que pretendia unificar todos os estudo relativos ao homem com historia a psicologia e a economia, mais foi com Karl Marx, Durkheim e Max Weber que a sociologia tomou o corpo e seus fundamentos como ciência.
O surgimento da sociologia preendem-se em parte do desenvolvimento da revolução industrial e do iluminismo. A revolução industrial ela representou o triunfo da industria capitalista que foi pouco a pouco concentrado as maquinas, as terras e as ferramentas sobre o seu controle converteu grande massa humana em um simples trabalho e neste momento instalou-se a sociedade capitalista.
A socialização pode ser definida como processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, determinando meio social do qual os indivíduos grupos são alvos, tendo assim como objetivo a integração do individuo na sociedade, geralmente existem dois tipos de socialização:
A primária – onde a criança que se constrói o primeiro mundo no individuo.
A secundaria – onde os adultos ocorrem as alterações nas condições sociais.
Para que o individuo socialize a cultura é necessário recorrer a certos mecanismos como aprendizagem que são os valores e as regras sociais, e que isso consiste na reprodução dos comportamentos observados e a identificação que se processa quando o individuo se identifica com outra pessoa.
A integração dos seres humanos em grupos exige que assimilem novas regras e padrões para agirem de uma maneira correta. O grupo mais importante para integração são a família, a escola e os meios comunicação.
Por meio da socialização encontra-se a interação social que é o conjunto de varias relações mantidas pelo individuo através da socialização e esse processo atribui características para aos indivíduos como a: Personalidade individual que diferencia dos outros como a própria identidade social que é a identificação que o ser humano adquire ao seu próprio respeito demonstrando o modo de agir, de vestir, etc.
No poder social para Max Weber é a capacidade de um coletivo realizar influencia social ou seja influenciar um ou mais pessoas de forma comunicativa e de forma de se expressar para com que consiga alcançar um efeito desejado no meio da própria sociedade.
É uma ação social que tem com pretensão lançar com olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social e inerente a ação humana sobre meio em que vive. Em linha gerais procurar entender o poder da sociedade sobre a constituição humana e a sua presença na construção social, esta ciência estuda coisas chamada de fatos sociais é por isso que segundo Dukerheim, a sociedade pode ser estudada de forma objetiva e metodológica neste espaço, assim sociologia faz parte de nossa necessidade de entender o que ocorre em nossa volta e buscar das respostas as nossas indagações mesmo porque ninguém vive só e estamos todos ligados a sociedade.
Pode se analisar que o desenvolvimento social consiste na evolução dos componentes das  sociedades onde muitos enxergam os benefícios oferecidos pelo governos com o  programa que inclui e da poder para a população, sendo que consiste na maneira em que é relacionada ao capital inercial.
A classe baixa vem sofrendo, e aumentando cada dia a impossibilidade o acesso de carência energética é tentar mudar o que bens, por que quem tem dinheiro pois tem dinheiro tem capacidade de mudar.
Assim podemos concluir que todas conseqüenciais vivenciadas em nosso cotidiano são relativas à desigualdade social, onde continuaremos tentando a consertar algo que o mundo nos oferece ao contrario. Apesar de viver em país subdesenvolvido enfrentamos e vivencias conseqüências trágicas em meio a tantas dificuldades proposta que vem limitando a sociedade contemporânea em um fenômeno que ocorre em quase todos os pais.  mostra escorrida anteriormente devido a diferença de classe que contribui nos benefícios econômicos representados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 – Ascensão do Sul: progresso humano num mundo diversificado  (14 de março de 2013). Página visitada em 15 de março de 2013.
BBC News. 11 de outubro de 2010. BUMBANDO. Diretor: Coletivo Cinema para todos. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=bumbando>. Acesso em: 15 maio 2013.
ILHA das Flores. Diretor: Jorge Furtado. RS, 1989. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores>. Acesso em: 15 maio  2013.  Página visitada em 28 de junho de 2013.
EXPLORAÇÃOAMBIENTAL. Disponível em: http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/11/impactos-ambientais-provocados-pela.html
POMPEO. Marcelo. EXPLORAÇÃO AMBIENTAL. S/P 21/05/2009. Disponível em: http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3313&Itemid=79
Apostila de Sociologia – Marcelo Sabbatin Sociologia – A Compreensão do Homem na Sociedade, seminário de sociologia; professora Carmem.
A Sociologia de Durkeheim – As regras do método sociológico (Define o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkeheim define os fatos sociais. Giddens Anthony – Sociologia 4ª Edição. Editora Atmed.

Continue navegando