Buscar

exercicio de revisão 2

Prévia do material em texto

Exercício de revisão de parasitologia
Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira
ou (F) se for falsa.
1. O parasitismo é uma associação em que uma das espécies vive sobre a outra ou no seu interior, alimentando-se dela. Analise as proposições a seguir, com relação à algumas características deste tipo de associação.
( ) O piolho, que vive e se reproduz no cabelo humano é um bom exemplo de ectoparasita.
( ) Tênia(Solitária) é um parasita heteroxeno em contraposição a Ascaris (lombriga), que é um parasita monoxeno, cujo ciclo evolutivo é inteiramente realizado em um só hospedeiro.
( ) Quando um parasita é característico de uma certa região, mantendo-se em equilíbrio durante longos períodos de tempo, fala-se em endemia.
( ) Esquistossomose, doença de Chagas e malária são três doenças parasitárias de grande repercussão no Brasil.
( ) Um caso de parasitismo muito conhecido caracteriza certos peixes, chamados rêmoras, que grudam-se através de ventosas à superfície ventral de tubarões
2. Em relação à Leishmaniose, é CORRETO afirmar:
a) Os municípios que apresentam maior número de casos de doença são aqueles em que ocorre alto consumo de águas superficiais, sem tratamento ou deficientemente tratadas.
b) O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adapta-se ao ciclo domiciliar.
c) O quadro atual da doença, instalado no Estado, pode ser revertido com a recuperação das matas ciliares e das capoeiras, com a diminuição da insolação e com medidas de saneamento básico.
d) As condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença. 
e) A eliminação de cães portadores da doença
Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
As verminoses são um grande problema de saúde, principalmente nas populações de baixa renda que geralmente vivem onde as condições sanitárias são precárias ou inexistentes. Sobre as verminoses, julgue os itens.
( ) A "barriga d'água" é causada pelo 'Schistosoma mansoni', cujo hospedeiro intermediário é o caramujo.
( ) Os cisticercos da 'Taenia sollium' são transmitidos ao homem pela carne do porco crua ou mal cozida.
( ) A lombriga é asquelminte que se aloja principalmente no intestino.
( ) A ameba é um nematoda que no homem causa a cólera.
4. No Brasil está largamente distribuída a espécie 'Schistosoma mansoni', em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a Esquistossomose, conhecida como "barriga d'água".
a) Quais os tipos de larvas do ciclo do 'Schistosoma mansoni'?
b) Qual o destino destas larvas?
5. Ciclo biológico é a sucessão de acontecimentos biológicos, que compreendem a passagem do parasito de um hospedeiro para o outro, incluindo assim todo o desenvolvimento do parasito. Qual dos agentes etiológicos abaixo apresenta um ciclo biológico monoxênico?
a) Tripanosoma cruzi
b) LeishmaniaLeishmaniaamazonensis
c) Wuchereriabancrofti
d) Ascaris lumbricoides
e) Plasmodiumfalciparum
6. A leishmaniose visceral americana ocorre em 70 países nos quatro continentes, a maioria dos quais classificados como em desenvolvimento, onde existem cerca de 200 milhões de pessoas expostas ao risco de infecção. O principal mecanismo de transmissão é através da picada de fêmea de L. longipalpis. Sobre leishmaniose visceral americana é correto afirmar:
a) Esplenomegalia, aumento do baço, é o achado mais importante e frequente no calazar.
b) Outra denominação, comum no Brasil, para a leishmaniose visceral americana é úlcera de Bauru.
c) Vacinação é o meio profilático de maior sucesso no Brasil, principalmente em crianças menores de 5 anos.
d) O exame parasitológico de fezes é a forma de diagnóstico laboratorial mais eficiente em pacientes assintomáticos.
e) O tratamento de leishmaniose visceral é feito com drogas da classe dos benzemidazois, principalmente Albendazol.
7. A esquistossomose no Brasil é popularmente conhecida como “xistose”, “barriga-d’água” ou “mal do caramujo”, atingindo milhões de pessoas, inclusive no estado de Alagoas, às margens do rio Mundaú. Sobre esquistossomose, marque a alternativa incorreta:
a) São estágios do ciclo evolutivo do parasito: adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocisto e cercárias.
b) A transmissão da malária se dá através da penetração ativa das cercárias na pele e mucosa.
c) O diagnóstico parasitológico se fundamentam no encontro de ovos do parasito nas fezes ou tecidos do paciente.
d) A esquistossomose crônica se caracteriza apenas pelas alterações esplênicas.
e) Os caramujos transmissores da esquistossomose no Brasil são do gênero Biomphalaria.
8. O complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais, que contribuem para a transmissão. Sobre teníase-cisticercose, marque a alternativa correta:
a) O escólex do Taeniasoliumé quadrangular , sem rostro e acúleos.
b) A proglote madura possui órgãos reprodutores completos e aptos para a fecundação.
c) O hospedeiro definitivo da teníase se infecta ao ingerir cistos de T. soliumou T. saginata.
d) O cisticerco de T. solium é encontrado em tecido subcutâneo de bois.
e) O diagnóstico laboratorial é feito através da pesquisa de parasitos por meio de observações anatomopatológicas.
9. O Ascaris lumbricoides é encontrado em quase todos os países do mundo e ocorre com frequência variada em virtude das condições climáticas, ambientais e, principalmente, do grau de desenvolvimento socioeconômico da população. Sobre a infecção por A. lumbricoides, marque a alternativa incorreta:
a) As formas evolutivas deste parasito são macho, fêmea e cistos.
b) O ciclo biológico é monoxênico.
c) Os vermes adultos são encontrados no intestino delgado, principalmente no jejuno e íleo, podendo ocupar todo o intestino delgado em infecções intensas.
d) A transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos contendo a larva L3.
e) O diagnóstico laboratorial é feito pela pesquisa de ovos nas fezes.
10. A filariose linfática humana é uma enfermidade negligenciada causada por helmintos das espécies Wuchereriabancrofti, Brugiamalayie Brugiatimori e é endêmica em várias regiões com clima tropical ou subtropical. Sobre a filariose, marque a alternativa incorreta:
a) As formas evolutivas que parasitam os hospedeiros humanos são as larvas.
b) Os vermes adultos, machos e fêmeas, permanecem juntos nos vasos e gânglios linfáticos humanos.
c) As microfilárias, no sangue periférico de hospedeiros, possuem periodicidade noturna.
d) O ciclo biológico é do tipo heteroxênico.
e) A transmissão se dá pela picada do inseto vetor infectado e deposição das larvas infectantes na pele lesada do hospedeiro.
11. A filariose linfática é, após a malária, a parasitose transmitida por vetores mais importante no mundo, devido à incapacidade física e perdas econômicas que ocasiona. Sobre os diagnósticos utilizados para a detecção da doença, é incorreto afirmar:
a) A pesquisa de microfilárias no sangue periférico pode ser realizada por diferentes métodos parasitológicos, entre eles, pode ser citada a gota espessa.
b) Os testes sorológicos para pesquisa de anticorpos não são utilizados para o diagnóstico de filariose linfática.
c) A pesquisa de antígenos solúveis é feita pelo ensaio imunoenzimático (ELISA) com soro, ou por imunocromatografia rápida em cartão (ICT), usando sangue total ou soro do paciente.
d) A pesquisa de vermes adultos pode ser realizada através de biópsia de gânglios.
e) A reação em cadeia da polimerase (PCR) pode ser utilizada para a pesquisa de DNA do parasito em diversos líquidos biológicos, como sangue, urina e até saliva do paciente.
12. Vetor é um artrópode, molusco ou outro veículo capaz de transmitir o parasito entre dois hospedeiros. Dentre os agentes etiológicos apresentados abaixo, qual não é transmitido por vetores?
a) Wuchereriabancrofti
b) Ascaris lumbricoidesc) LeishmaniaVianniabraziliensis
d) Trypanosoma cruzi
e) Schistosoma mansoni
13. Patogenia, ou patogênese, é o mecanismo com que um agente infeccioso provoca lesões no hospedeiro. Com relações à patogenia de vermes adultos de Ascaris lumbricoides é incorreto afirmar:
a) Na ação espoliadora, os vermes consomem grande quantidade de proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas, levando o paciente, principalmente crianças, a subnutrição.
b) Na infecção maciça por vermes, pode ocorrer o enovelamento destes na luz intestinal, levando à obstrução da luz intestinal.
c) É muito comum em crianças o aparecimento de alterações cutâneas, que consistem de manchas circulares, disseminadas pelo tronco, braços e rosto.
d) Nos casos de pacientes com altas cargas parasitárias o helminto pode deslocar-se de seu hábitat normal atingindo locais não habituais, recebendo o nome de “Ascaris errático”.
e) Alguns pacientes podem apresentar linfedema, que ocorre pelo extravasamento da linfa de vasos linfáticos que drenam a pele.
14. Podem ser citados dois tipos básicos de ciclos biológicos em parasitologia, o ciclo monoxênico, onde só a participação do hospedeiro definitivo, e o ciclo heteroxênico, quando há participação de um hospedeiro intermediário, no qual se desenvolve parte deste ciclo. Qual das parasitoses abaixo possui ciclo monoxênico?
a) Toxoplasmose
b) Ascaridíase
c) Leishmaniose
d) Malária
e) Doença de Chagas
15. Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue
a) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.
b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.
c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.
d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.
e) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.

Continue navegando