Buscar

CULTURA DO INHAME

Prévia do material em texto

CULTURA DO INHAME
COLEGIO AGRICOLA DOM AGOSTINHO IKAS
 CURSO TEC. EM AGROPECUÁRIA
 DISCIPLINA CULTURA REGIONAIS I
O QUE É O INHAME ?
O inhame também conhecido como cará-da-costa (Dioscorea cayenensis), é uma planta de origem africana, sendo cultivado no mundo inteiro por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo.
 Dioscorea cayenensis  Dioscorea alata 
 
 PLANTIO
 QUAL A MELHOR ÉPOCA DE PLANTIO?
Quando o cultivo é feito em condições de sequeiro, deve ser plantado no início das chuvas e quando em regime de irrigação, a melhor época é aquela em que a colheita coincide com o período da entressafra do inhame.
 
o cultivo de inhame em plantios domésticos é feito em covas altas, os matumbos. Utilize uma enxada manual para cavar uma área de 40 x 40 centímetros em matumbos de cerca de 30 centímetros de altura. No alto e no centro da cova, acomode a muda a dez centímetros de profundidade. Deixe 1,2 x 0,8 metro ou 1,0 x 0,8 metro de espaçamento.
 SOLO
Primeiramente, faça aração e gradagem do solo. O terreno deve ser arenoso, profundo, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH de 5,5 a 6. A época para se plantar inhame depende da disponibilidade de irrigação. Onde há boa incidência de chuva, o cultivo deve ser realizado no início da estação das águas. A recomendação é se concentrar entre setembro e outubro para plantações irrigadas. 
SOLO: Arenoso, profundo, bem drenado e fértil .
 CLIMA
Dê preferência para plantar inhame em regiões onde o clima é quente e úmido, com temperatura média entre 24 e 30 graus. Para o bom desenvolvimento da cultura, a umidade relativa do ar deve variar de 60% a 70% e a quantidade anual de chuva, entre 1.000 e 1.600 milímetros. 
 TUTORAMENTO
As plantas do inhame são tutoradas individualmente com varas de 1,20 a 1,50m de altura, colocadas ao lado da planta no momento do plantio ou por ocasião da emissão dos brotos. Podem também ser usados no tutoramento os fios de arames lisos, números 12 ou 14, estendidos entre uma estaca e outra, distando uma da outra de seis a oito metros, sendo as plantas orientadas por meio de barbante até o arame.
 PRAGAS E DOENÇAS
Pragas e doenças podem atacar o plantio de inhame. A lagarta da folhagem e a broca do caule são duas ameaças à cultura. Entre as enfermidades mais frequentes estão a queima da folhagem, a podridão verde e a casca preta. 
Queima-das-folhas (curvularia eragrostidis)
 
Para fazer a capação, processo de retirada da túbera comercial - ou o inhame formado -, 210 dias de plantio são suficientes. Corte com uma foice pequena e com cuidado a planta na altura do ligamento com a raiz. Em seguida, feche o matumbo com uma puxada de terra para a produção das túberas-sementes que serão utilizadas no próximo plantio.
Antes do plantio, deve-se selecionar as sementes escolhendo-se sempre as maduras, com 30 a 60 dias de repouso fisiológico, sadias e sem sintomas de ataque de doenças como a casca-preta, cabeleira e podridão-verde.
 CAPAÇÃO
 COLHEITA 
 O ciclo de produção do inhame é de aproximadamente 270 dias - quando ele atinge a maturação completa. Se as folhas da parte superior da planta apresentarem amarelamento e ficarem secas, é sinal que o inhame está pronto para ser colhido. 
 VALOR NUTRICIONAL
100g. de polpa do tubérculo
Caloria
132 cal
Proteína
3,2 g
Calcio
28 mg
Fosforo
55 mg
Ferro
2,9 g
Vit. A
30 mg
Vit. B
0,04 mg
Vit. B2
0,02 mg
Vit. C
35 mg

Continue navegando