Buscar

TRABALHO Resenha Acerca Do Caso De Harvard Intitulado “Tributação De Taxas De Performance”. Sistema Constitucional Tributário

Prévia do material em texto

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM
DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 
EAD
THAISE SANTOS DA ROSA
TRABALHO: RESENHA ACERCA DO CASO DE HARVARD INTITULADO “TRIBUTAÇÃO DE TAXAS DE PERFORMANCE”.
Profª. Me. Angela Barral Bouzas
PORTO ALEGRE
2018
Artigo para complementação de nota para a cadeira de Sistema Constitucional Tributário, da Pós Graduação Estácio, Direito Público com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário. 
Resenha Acerca Do Caso De Harvard Intitulado “Tributação De Taxas De Performance”.
REFERÊNCIA: BARON, David P. Tributação de Taxas de Performance. Stanford: Graduate School of Business. Stanford, 2008, p. 56-?.
Profª. Me. Angela Barral Bouzas
Aluna: Thaise Santos da Rosa
Analisando o caso em tela, o mesmo nos traz que o Congresso dos Estados Unidos, ameaçou inserir um aumento de 15% para 35% na taxa de imposto sobre os ganhos dos sócios das empresas de participações privadas, empresas de capital de risco, e outras. Essa taxa era conhecida como taxa de performance e sobre a mesma os sócios pagavam uma taxa de 15%. 
O texto trazido para análise é claro no que diz respeito a notícia de que o Congresso pretendia aumentar as porcentagens desta taxa, inúmeras pessoas e incorporações manifestaram-se a favor e contra essa medida.
A taxa de performance é a taxa cobrada em cima o lucro de empresas de capitais ou de alta performance no mercado.
Fora a taxa de administração, existe ainda, um de fundo de investimento no qual pode cobrar uma taxa de performance, desde que o mesmo esteja previsto em seu regulamento. Esta taxa é cobrada em cima de uma parcela da rentabilidade do fundo que fique acima da variação do índice de desempenho que fora previamente determinado, conhecido como benchmark, e gratifica o bom desempenho do fundo de investimento, partindo do pressuposto que o objetivo de sobrepujar o seu benchmark seja alcançado. 
A taxa de performance será calculada como uma porcentagem dos lucros dos fundos de investimentos que o investidor aplicou seus recursos.
O conceito de “benchmark” pode ser compreendido como um “valor de referência”. O valor de referência será um parâmetro, um objetivo a ser alcançado. A taxa de performance pode ser entendido como uma premiação pelo alto desempenho do administrador do investimento.
Já aqui no Brasil, a taxa de performance varia muito, normalmente entre 0,5% e 7%. A mesma taxa é cobrada sobre o valor dos lucros obtidos que excedem o objetivo estabelecido pelo investimento no qual está aplicando os valores. De modo que as taxas de administração, são cobradas independentemente dos resultados obtidos.
Podemos verificar que estas porcentagens são relativamente baixas quando se comparado aos EUA, mas, é altamente relativa ao incentivar investimento de capital, uma vez que taxando menos, investimos mais.
A taxa de performance que é utilizada no Brasil, antipatiza com a utilizada no EUA, que correspondente a taxa de impostos sobre os lucros dos sócios nas empresas de participações privadas, empresas de capital de risco, entre outras. Entretanto, assemelham-se por investir em uma classe social de investidores que teria uma grande capacidade de contribuição. 
No caso estudado, o Congresso norte-americano, como já citado anteriormente, ameaçou inserir um aumento de 15% para 35% na taxa de imposto sobre os ganhos dos sócios das empresas de participações privadas, empresas de capital de risco, que gerou discussão e divergência de opiniões.
Nos Estados Unidos, o gestor de investimentos pagará um valor menor de impostos com relação ao autor que paga sobre os royalties de seu livro. 
Nesta discussão no qual fora levantada trata-se do aumento, ou não, de tributos sobre taxas de performance. O gestor de investimentos se esforçará para um retorno de risco tanto como um autor de livro, no qual virá em algum momento no futuro. 
Logo, o tratamento tributário não deverá ser o mesmo em ambos os casos? Seria justo que alguns dos maiores ricos dos EUA paguem impostos baixíssimos, enquanto a maioria dos trabalhadores e pessoas de bem pagam tributos maiores?

Continue navegando