Buscar

SISTEMAS WIFI Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

WIFI – AULA 01
	
	
	
	
O sinal que se propaga na atmosfera transportando as informações de voz, vídeo ou dados é  chamado de: RESPOSTA- Onda portadora no que se refere à funcionalidade, sendo também chamado de onda eletromagnética uma vez que sua existência é decorrente da combinação de dois campos, o elétrico e o magnético.
A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo. A frequência, é uma das três variáveis que encontramos em uma Onda Eletromagnética ? OEM. Informe quais as outras duas variáveis existentes na OEM? RESPOSTA- Velocidade e comprimento da onda.
Uma metalúrgica, implantou no seu chão de fábrica, um sistema de comunicação via wireless para comando de robôs soldadores. Em um sistema, a onda eletromagnética (OEM) ao ser transmitida sofria varias limitações e degradações ao atravessar o canal de comunicação. O sinal que chega ao receptor é recebido de forma degradada, a amplitude do sinal foi reduzida e foram acrescido sinais aleatórios. Neste caso, o sinal transmitido pode estar sofrendo degradação em função dos seguintes fatores: RESPOSTA: Atenuação e Ruído.
Um transmissor e um receptor são sempre elementos básicos na transmissão wireless, que através de um canal propagará no espaço a Onda Eletromagnética (OEM). Essa onda sofrerá limitações e degradações ao atravessar este canal de comunicação. A OEM será atingida por duas perturbações ao longo de sua trajetória no espaço, que afetarão diretamente a integridade do sinal que chega ao receptor. A primeira perturbação reduzirá a amplitude do sinal, a segunda, serão sinais aleatórios que poderão ser adicionados ao sinal durante seu trajeto, tornando muito difícil a sua eliminação uma vez que ocupam a mesma freqüência do sinal útil. Que perturbações pode sofrer a OEM durante o seu trajeto? RESPOSTA: Atenuação e Ruído.
Em uma transmissão via wireless sempre teremos um transmissor e um receptor, a Onda Eletromagnética (OEM) trafegando no espaço, que será o canal pelo qual a mesma irá se propagar. A OEM sofrerá limitações e degradações ao atravessar o canal de comunicação. Destas degradações temos duas que afetam diretamente a integridade do sinal que chega ao receptor:- A primeira reduz a amplitude do sinal, e a- Segunda se refere a sinais aleatórios ou não, totalmente indesejáveis, que são adicionados ao sinal durante seu trajeto, tornando muito difícil a sua eliminação uma vez que ocupam a mesma frequência do sinal útil. Quais são, respectivamente, estas degradações? RESPOSTA: Atenuação e Ruído
Como se chama o sinal que se propaga na atmosfera transportando as informações de voz, vídeo ou dados? (no que se refere a funcionalidade). RESPOSTA Onda Portadora.
A utilização da TV via satélite nos dias de hoje, é uma das formas de difusão da comunicação mais utilizadas, em milhões de lares o sinal da TV por assinatura via satélite está presente. Esse canal de comunicação wireless, tem gerado anualmente milhões de dólares à empresas como a SKY. A faixa de frequência que operam esses sistemas está compreendida entre 3GHZ a 300GHZ. Portanto, a designação técnica adotada nessa faixa de frequências será: RESPOSTA: SHF e EHF.
Quando você fala em um telefone celular, as ondas eletromagnéticas resultantes dessa chamada telefônica estão se propagando na atmosfera. O fator preponderante que define os modo de propagação da onda eletromagnética é a frequência dessa onda. Identifique os 4 tipos básicos de propagação: RESPOSTA- Reflexão, refração, difração e linha de visada.
WIFI – AULA 02
O sinal que se propaga na atmosfera transportando as informações de voz, vídeo ou dados é chamado onda portadora no que se refere à funcionalidade, sendo também chamado de onda eletromagnética. Em relação a Onda Eletro Magnética - OEM, qual afirmativa esta certa? RESPOSTA- A existência da onda eletromagnética é resultante da combinação dos campos elétrico e magnético.
Qual a velocidade de Propagação de uma OEM ? RESPOSTA: Depende do meio onde a onda se propaga. RESPOSTA- depende do meio onde a onda se propaga.
As empresas de telecomunicações, utilizam em operações de alta frequência a transmissão de sinais em micro-ondas. Para isso, as técnicas de repetição passivas e ativas são as mais aplicadas nos enlaces de longa distância. A técnica que utiliza-se de uma superfície refletora, onde o sinal refletido terá o mesmo ângulo que o sinal incidente, será :RESPOSTA- A Passiva
Dizemos que a onda possui uma polarização que depende da orientação do seu campo elétrico em relação ao plano terra. Assim, se o mesmo é paralelo ou perpendicular a este plano, a onda é dita: RESPOSTA: com polarização linear horizontal ou linear vertical respectivamente.
	
	
	
	
A onda eletromagnética ao ser transmitida via ar, em wireless o canal de comunicação é o ar, sofre varias limitações e degradações ao atravessar o mesmo. Portanto o sinal que chega ao receptor é recebido de forma degradada, ou melhor dizendo, a amplitude do sinal foi reduzida e foram acrescido de vários sinais aleatórios. Neste caso, o sinal transmitido pode sofrer degradação em função dos seguintes fatores: RESPOSTA - atenuação e ruído.
As OEM que operam na faixa frequência de VHF, propagam-se na ionosfera entre 150 e 200Km, pela propriedade da reflexão. Esse fenômeno ocorre, em função do comprimento da onda que não é suficientemente pequeno, para atravessar a camada ionosférica. Sendo assim, a OEM será refletida para a Terra. Em função das informações anteriores, reproduza três exemplos, que possam caracterizar a reflexão em VHF: RESPOSTA- Rádio Comunicação, Rádio Difusão e TV Aberta
	
	
A refração ocorre tipicamente na camada onde a onda eletromagnética é sistematicamente desviada de sua direção. Esta camada se chama: RESPOSTA- ionosfera
O sinal que se propaga na atmosfera transportando as informações de voz, vídeo ou dados é  chamado de: RESPOSTA: onda portadora no que se refere à funcionalidade, sendo também chamado de onda eletromagnética uma vez que sua existência é decorrente da combinação de dois campos, o elétrico e o magnético.
Quais as 03 VARIÁVEIS IMPORTANTES para uma Onda Eletromagnética (OEM) ? RESPOSTA- Frequência, Velocidade de propagação e Comprimento da onda.
O bel (símbolo B) é uma unidade de medida de razões. Ele é principalmente usado nas telecomunicações, eletrônica, e acústica. Foi inventado por engenheiros do Bell Labs para quantificar a redução no nível acústico sobre um cabo telefônico padrão com 1 milha de comprimento. O decibel (dB) é uma unidade que exprime a razão entre duas potências. O dBm é a relação entre a potência P e uma outra com o VALOR DE REFERÊNCIA FIXO. Diante dessas informações, o valor de potência em dBm é dado pela fórmula: RESPOSTA- Pdbm = 10 log10 (PmW /1mW)
A integridade dos dados em redes wireless é garantida através da aplicação do algoritmo de criptografia Advanced Encryption Standard - AES utilizando um Código de Integridade da Mensagem, também conhecido como Código de Autenticação de Mensagens que é anexado à mensagem. Dessa forma, teremos a garantia da integridade dos dados no payload do pacote, o que mais será garantido com o AES? ESPOSTA - Integridade do Cabeçalho MAC
A Razão Frente-Costa de uma antena é a relação entre as potências da direção preferencial e da direção oposta.E um sistema wireless hipotético, uma antena emite um sinal de 4KW para frente (PF) e 600W na direção oposta (PC).Calcule a Razão Frente-Costa (AFC) para esta antena? RESPOSTA- 8,19 Db
Se considerarmos a potencia de saída de um transmissor wireless em 20 dbm , qual seria o dobro desta potência? RESPOSTA- 23Dbm
Dois transmissores wireless foram instalados em uma indústria automobilística para controle de instrumentos e comando de equipamentos. Tendo os mesmos as seguintes características: Transmissor A => Potência de saída igual a 30dBm Transmissor B=> Potência de saída de 10dBm. Sendo assim, podemos afirmar, que a potênciade saída do transmissor (A) é maior que a potência de saída do transmissor (B) em: RESPOSTA: 20Db
A onda eletromagnética ao atravessar o canal de comunicação, no nosso caso o ar, sofre várias limitações e degradações , dentre elas, citamos: RESPOSTA - Atenuação e ruído.
Quais os tipos de RUIDOS encontrados num Sistema de Transmissão? RESPOSTA- O ruído pode ser AMBIENTAL ou do SISTEMA

Continue navegando