Buscar

Fórum Economia Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM
Economia Empresarial
Professor JAMES DANTAS DE SOUZA
Questão 01
Qual a importância da variável econômico-financeira como fator crítico de sucesso para o crescimento e, até mesmo, para sobrevivência da organização?
 
Questão 02
De que forma você observou a relação entre oferta e demanda,  presente nas diferentes geografias, para o portfólio de produtos da empresa Ranbaxy?
 
Questão 03
Em que momentos do texto podemos identificar as variáveis econômicas influenciando o contexto e o mercado onde está inserida a empresa?
 
Questão 04
Quais os impactos das ações estratégicas implementadas pela Ranbaxy nos seus custos, resultados e objetivos?
Entendo que variável econômico financeira, são todos os fatores que influenciam economicamente o comportamento de uma organização, ou seja, sua saúde financeira, tanto de forma positiva, quanto negativa. O principal objetivo financeiro de uma organização é o bem estar econômico dos seus proprietários; toda ação do gestor financeiro é importante para sobrevivência da organização. Podemos usar como exemplos as vantagens competitivas, custos, empregos, salários, etc...
É através da variável econômico-financeira que a companhia deve formular seus objetivos e investimentos, alinhando sua necessidade de crescimento com as reais condições financeiras. Esta variável proporcionará visões referente a necessidade de investimentos e sobre o tempo de retorno, e se a empresa suportará este tempo. Ainda deverá calcular a variável baseando-se no cenário externo, qual a intensidade das ameaças e se com a reserva da empresa os objetivos poderão ser atingidos.
O mercado é cíclico e imprevisível. Hoje, estamos observando um movimento de grandes fusões em diversos segmentos, amanhã, talvez vejamos um movimento de pulverização. O mercado torna-se cada vez mais dinâmico e essas movimentações se tornarão mais frequentes e revolucionárias. Ficar parado é a pior estratégia de todas, principalmente quando falamos de finanças e estão presentes variáveis como: risco, juros, endividamento, tempo, rentabilidade, etc.
Nosso Case Harvard Ranbaxy é excelente para demonstrar o quanto as variáveis financeiras influenciam uma série de outras onde, na maioria das vezes, os gestores estão debruçados, como: logística, marketing, produção, etc. Logo, é essencial que independente do plano de ação, esse seja submetido a uma análise da viabilidade financeira desse. Desta forma, inclusive, podemos prever os resultados e impactos para diferentes cenários futuros e, assim, criarmos planos de contingência para os que saírem dos parâmetros de controle.
Não há como pensarmos na empresa se não conhecermos o mercado ao seu redor e, principalmente, as variáveis econômico-financeiras que irão influenciá-la. Dessa forma, é possível entender e quantificar os impactos nessa e assim avaliar as alternativas de planos de ação e projetos de investimento e, finalmente, mensurar os possíveis retornos.
necessidade de criar estratégias alternativas a fim de ter uma maior flexibilidade em possíveis mudanças de cenários.
Precisamos, porém, ir além e compreender que essa não deve ser vista somente de forma macro ou exclusiva da área responsável pelo assunto dentro da empresa, mas dos seus impactos e aplicação dentro de cada área funcional da organização. Digo isso, não para quantificação dos custos envolvidos, mas principalmente na capacidade de geração de receita ou redução de custos de cada um dos planos de ação elaborados.
importância de uma visão sistêmica e estratégica para poder aproveitar as oportunidades dos dois mercados. Principalmente, quando estamos falando de diferentes geografias, onde são muitas as especificidades culturais, econômicas, sociais, políticas, legais, etc. Desta forma, a Ranbaxy precisa conseguir avaliar em quais praças e quais produtos ela possui maior rentabilidade e possibilidade de crescimento, firmando parcerias onde ela não identificava uma vocação que possibilitasse melhorar esses indicadores.
A variável econômico-financeira é de suma importância para qualquer empresa, pois é através dela que os gestores de cada área funcional da companhia podem ter uma visão sistêmica e estratégica, observando os impactos e aplicações de todos os cenários possíveis. Assim, poderão criar estratégias alternativas a fim de ter uma maior flexibilidade em eventuais mudanças de cenários. 
A análise das variáveis econômicas-financeiras recai sobre diversos fatores que podem alavancar ou diminuir o crescimento da empresa. Acredito que, na maioria das vezes, a falta de controle e gerenciamento financeiro comprometem a viabilidade dos negócios das empresas, condenando elas a falência. 
O mercado pode oscilar sempre em diversos fatores, seja crise econômica, crise de segmento de mercado, mudanças tecnológicas, sociais, políticas, legais, etc.. Somente através de uma gestão ativa podemos analisar novas estratégicas que farão que a empresa mantenha sua saúde financeira em dia.

Outros materiais