Buscar

A História de Sucesso do China In Box

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O empreendedor diz que quis fazer algo diferente de tudo o que havia na época: 'A caixinha era um marketing muito forte; a arquitetura era distinta e no folhetinho, colocamos fotos dos pratos.'
Robinson shiva, dono da china in box, melhor rede de comida chinesa de delivery do mundo. 'Ao participar de uma reunião, por exemplo, estou colocando um grão de areia dentro dessa construção', contou ele.
Formado em odontologia, Robinson Shiba mudou o rumo de sua carreira logo após sua graduação, mas a sementinha de seu negócios começou em uma viagem que fez aos Estados Unidos, em 1988. Foi na terra do Tio Sam que Shiba teve seu primeiro contato com a comida chinesa que vinha dentro da tão famosa caixinha. 'Aquilo ficou na minha cabeça', disse. Ao voltar ao Brasil, ele terminou a faculdade e abriu três consultórios odontológicos. Enquanto isso, Shiba frequentou restaurantes em São Paulo para fazer uma espécie de levantamento sobre a comida chinesa. 'Percebi que não existia caixinha e não entregavam comida chinesa aqui no Brasil'. Os folhetos de pizzaria, por exemplo, não continham fotos da comida oferecida e  80% dos consumidores que iam a restaurantes chineses eram ocidentais, o que demonstrava que havia uma grande demanda.
Os negócios foram crescendo e, algum tempo depois, o China In Box começou sua rede de franquias. Para Shiba, é importante entender que ser um franqueador é uma grande responsabilidade. 'Você mexe com um projeto de vida das pessoas, pois eles vêm até você com praticamente todo o capital que conseguiram juntar na vida'. As vendas iam bem, mas a administração nem tanto. Em 1997, Shiba começou a perceber que era necessário adquirir conhecimento para interpretar indicadores, por exemplo. Além disso, a rede não possuía um padrão: 'eu não sabia de onde os franqueados compravam os produtos. Após a padronização, a rentabilidade de toda a rede cresceu.'
Shiba conta que a rede é instruída a escutar sempre a voz do consumidor. 'Tem que ter foco em quem paga o meu salario'. Segundo ele, a empresa liga para uma série de clientes todos os meses para perguntar como foi o atendimento. Também há uma pesquisa e encontros feitos com os colaboradores e os franqueados, para discutir possíveis melhorias.
Empreender seria um dom?
Falam sobre o espirito empreendedor, muitos empreendem por necessidade, outros por oportunidade, outros por uma ideia, outros por ser uma herança de família, etc.
Vemos aqui Ronbinson Shiva onde se formou em odontologia, morava nos fundos de uma loja de materiais de construções tendo uma oportunidade de viagem ao Estados Unidos da América, sendo assaltado teve que procurar um emprego para poder sobreviver lá, foi aprimorando o idioma e tentando fazer daquele momento de caos, um motivo para crescer pois estava preste a se formar. Ficou durante um ano aonde teve contato com os deliverys de comida chinesa na caixinha e conversando com seu amigo tiveram ideia de trazer ao Brasil.
Mesmo sofrendo na era Collor, perdendo seus rendimentos, aproveitou o momento para estudar sobre comidas chinesas com a ajuda de seu pai em mil novecentos e noventa e dois, fazendo seu pai vender um apartamento e mais dois consultores odontológico. 
Além da ideia, junto com a coragem de investir e também com preparo; com estudos suficiente, ele seguiu, em oito de outubro de mil novecentos em noventa e dois. Um ano depois já com segunda loja com rendimentos da primeira. Em mil novecentos e noventa e três já com 6 lojas depois vindo as franquias ele diz ser sorte e que a era do início do real o ajudou. Final de 1995 com mais de 70 lojas. Mesmo em 1997 com crises na Rússia, vieram as quedas de vendas. Sem saber sobre algumas informações sobre indicadores, organogramas, correndo dos problemas só abrindo olhas esqueceu dos possíveis problemas. Mesmo com problemas pessoas. Mais superou todos os desafios hoje tem mais de 100 lojas acreditando, superando com faturamento de 100 milhões.
Empreender é tentar. Acreditar em você. Não apenas sonhar, tem que acreditar, correr atrás. Basta ter uma boa ideia e investir.
Toda e qualquer realização, começou na mente e ele tendo a atitude e vontade suficiente para colocar tudo em pratica. Sim ele é chamado de empreendedor por suas atitudes como tal.
Sabemos que para uma empresa dar certo é preciso muito mais do que coragem para arriscar é necessário o espirito empreendedor.
Com capacidade de inovar, solucionar problemas, criar negócios, identificar oportunidades de negócios, as necessidades das pessoas e oferecer a elas exatamente o que elas precisam. 
	
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS VIA BRASIL
	Fundamentos de Gestão
Professor : Rogério Rocha	
Alunos : Gleyce Kelly Barros Da Silva 201804044466
 Quézia Oliveira De Lima 201804015733
 Douglas Do Carmo Silva Lima 201804045187
Se o dinheiro é a mola mestra do mundo, o empreendedor é o mágico que faz esta mola surgir do nada.
Laplace Rodrigues

Outros materiais

Outros materiais