Buscar

RESUMO COSMETO G2

Prévia do material em texto

SHAMPOO
A finalidade de um shampoo é limpar os cabelos e ainda deixá-los reluzentes e maleáveis, com aparência saudável;
Quando as impurezas do cabelo se soltam do couro cabelo é uma ação FÍSICA;
o shampoo atraí as partículas e segura-as fora do cabelo e do couro cabeludo, ação QUÍMICA, até serem removidas com o enxágue;
propriedades: Facilidade de aplicação/distribuição; Poder espumógeno; capacidade de limpeza; Facilidade de enxágüe; Penteabilidade do cabelo molhado; Brilho/maciez; Maleabilidade; Penteabilidade a seco; Fragrância agradável; Baixo poder de irritação.
Na sua formulação básica o shampoo deve com o agente tensoativo que tem ação detergente, ou seja, limpeza.
Os tensoativos mais utilizados em shampoos são os aniônicos e os anfóteros;
Os tensoativos devem apresentar ótimo poder de dertergência e baixa toxidade, que é dada pelo tamanho da cadeia alquílica;
ALQUIL SULFATO:
Lauril sulfato de sódio – mais agressivo ao cabelo e pode apresentar 100% de detergência;
Lauril sulfato de trietanolamina – mais suave e menor poder de detergência;
Lauril sulfato de monoetanolamina –utilizados em produtos que exigem alta viscosidade;
Lauril sulfato de amônio – somente é estável no pH 5,5 a 6,5.
ALQUIL ÉTER SULFATOS (são mais suaves pois não sofrem etoxilação)
Lauril éter sulfato de sódio – o mais utilizado para shampoos; 
Lauril éter sulfato de trietanolamina – promove suavidade ao shampoo; 
Lauril éter sulfato de monoetanolamina; 
Lauril éter sulfato de amônio.
Nos shampoos infantis usa-se lauril éter sulfato de sódio etoxilados com 3 moles de óxido de etileno
Os tensoativos anfóteros são usados em shampoos infantis ou sabonetes líquidos para o dia a dia, possuem baixo poder de espuma e viscosidade, sendo mais suaves;
Tensoativos não-ionicos são usados secundariamente para conferir suavidade a formulação
Na formulação básica do shampoo deve conter: agentes sequestrantes que reduzem o efeito agua dura; agentes espessantes; agentes perolizantes ou opacificantes (laurel) e agentes preservantes (metil parabeno);
CONDICIONADOR
Grande responsável pela vida, saúde e brilho do cabelo. Proporciona elasticidade, suavidade ao toque, corpo, brilho, sedosidade, facilidade de penteado, controle do volume.
Compensa a deficiência natural de gordura, devolvendo textura, unindo as escamas e principalmente facilitando o penteado.
Deve ser totalmente removido na lavagem.
Quando adicionamos tensoativos catiônicos, oferecemos baixa irritação e maior flexibilidade a formulação. Ex.: fosfato de amônio quaternário etoxilado.
Formulação básica: agente antiestático: reduzem essa eletricidade estática, tornando os cabelos mais fáceis de pentear e condicionados (cloreto de cetiltrimetilamônio e cloreto de alquildimetilbenzilamônio); Agentes sobreengordurantes: substâncias destinadas a repor o teor de oleosidade aos cabelos, atenuando o resecamento. Ex: óleos vegetais, derivados de lanolina, óleo mineral; Agentes de consistência: são ceras geralmente sólidas que além de dar corpo ao produto agem como sobreengordurante. Ex: álcool cetílico, álcool estearilico, álcool cetoestearílico.
Emulsificante catiônico = sais de amônio quaternário (Aumentam a adesão das cutículas; Efeito antiestático (neutralizam as cargas negativas) e bacteriostático; Melhora a textura do cabelo e facilita o pentear)
 Substâncias ácidas = aumenta a adesão das cutículas
Substâncias básicas = diminuem a adesão
metasulfato de berrentrimônio, que possui cadeia grande com baixo poder irritativo e efeito leave-on.
Filtro Solar: absorve os raios UVB, protegendo o cabelo dos danos causados pela exposição solar.
Merguard 1200: conservante hipoalergênico, não irritante utilizados em produtos “dermatologicamente testados”.
Pantenol: é uma pró vitamina que penetra na raiz e no corpo do cabelo, transformando-se em ácido pantôtenico, regenerando cabelos secos e quebradiços; espessa o cabelo em até 10% do seu diâmetro normal.
Incroquat: reduz a estática do cabelo, melhora a penteabilidade.
Silicone: microemulsão possui potente ação condicionadora e formadora de filme. É capaz de penetrar na cutícula do fio.
CREMES PARA HIDRATAÇÃO
Possuem a formulação próxima ao dos condicionadores, modificando a quantidade de agentes antiestáticos; possuem mais ceras para facilitar a aplicação; 
Creme Hidratante - tem como principal função hidratar os cabelos ressecados ou que passaram por processos químicos. 
Creme de Pentear – possui como principal função a redução do volume e a formação de cachos uniformes.
MASCARAS
Tem como principal função recuperar cabelos danificados e ressecados. As máscaras hidratam, amaciam proporcionam brilho e protegem os fios. 
QUERATINA
Equilibrar a porosidade ao longo dos fios de cabelos, aumentando sua força e elasticidade, naturalmente encontrada em cabelos, pele e unha.
Forma-se a partir de aminoácidos, entre eles a tirosina, responsável por atrair e reter pigmentos e a cistina, que liga as estruturas que dão forma ao fio.
Localizada no córtex capilar.
Ocorre alteração no fio através das agressões externas que acabam abrindo as escamas superficiais do fio. Assim o cabelo perde água, nutrientes, queratina e acaba ressecado, ficando frágil e com pontas duplas. A fibra capilar perde elasticidade, nutrientes e principalmente seu material de construção, a QUERATINA.
A queratina é reposta através da aplicação da queratina com alisamento térmico, com prancha ionizada, onde o calor fecha as escamas do cabelo. É criado um efeito de repelência, onde a Queratina é “empurrada” para dentro de córtex do fio capilar.
O resultado é um cabelo reconstruído, com brilho, maciez e escamas fechadas.
Repor proteínas em cabelos que não precisam ser reconstruídos pode ser desastroso, pois os fios se tornam pesados, opacos, endurecidos e quebradiços, devido ao excesso de Queratina. 
Nanoqueratinização (repõe queratina), reconstrução ou restauração capilar (devolve emoliencia e hidratação além de queratina).
PERFUMES
A extração dos óleos era por pressão com pedras;
Sentido mais desenvolvido nos animais - alimentação, defesa, reprodução.
Ser humano com o raciocínio, fala e visão - atrofia do olfato.
Mecanismo de ação: Acionando múltiplos receptores: moléculas odoríferas reagem com a proteína receptora do odor; Formando o modelo do odor: reação envia um sinal para a proteína Go onde é amplificada e enviada para os glomérulos; Decodificando o odor no cérebro: o modelo de ativação dos glomérulos é enviado ao cérebro.
As fragrâncias são baseadas em: conhecimento técnico (biologia, química e física); olfato aguçado; conhecer as mais de 3000 matérias-prima; aromáticas; performance do produto; estabilidade; custo; segurança.
A fragrância é combinação harmoniosa de matérias primas; naturais, sintéticas, head space (todas em forma de óleo);
O perfume é: agua, essência e álcool
1-3% SPLASH COLOGNE / BODY SPLASH
3-8% COLOGNE
8-15% EAU DE TOILETTE
15-20% EAU DE PARFUM
20-25% PARFUM
OBS: Deo-Colônia varia de 8 a 15% = Colônia 
O perfume possui três fases de percepção olfativa, sendo elas:
Notas de saída: É a primeira sensação olfativa que temos ao cheirar o produto. Geralmente são as notas mais voláteis, as de mais rápida evaporação. Por essas notas o perfume pode ser classificado como intenso ou potente.
Nota de Corpo: É a fase intermediária e principal. É a base do perfume e a harmonia entre as notas de saída e fundo e que irá caracterizar a difusão do perfume no ambiente. A criação da nota de corpo é a parte dominante e, portanto, a mais elaborada do perfume.
Nota de Fundo: É a fase final (fixativa) e que se caracteriza pelas notas de mais lenta evaporação. Caracteriza-se pela fixação e intensidade do perfume.
Não existe um produto que fixa mais a fragrância no corpo, isso depende da qualidade das matérias primas e do organismo.
A extração dos compostos podem ser por: Destilação; Expressão; Extração por solventes volátil (quente e frio) (jasmim e óleo de rosa).
Expressão de frutos cítricos: pericarposprensados; mistura óleo-água separada através de centrifugação, decantação ou destilação; produto de alta qualidade; 
FEMININAS 		 MASCULINAS			
- cítrico			 - cítrico
- florais			 - madeira
- chipre			 - chipre
- orientais		 - fougère
- floriental
NATURAIS: alecrim, óleo essencial, almecega, resinóide, etc; fixadores: gomas e bálsamos; não chegam a 150; caras; tendência a diminuir em variedade e volume; volume produzido limitada; qualidade irregular; influencia climática sérias. 
SINTÉTICAS: acetaldeído, acetileugenol, acetanisol, etc; além de 3.000; são baratas; tendência a aumentar em variedade e volume; volume produzido grande; qualidade regular; influencia climática quase inexistente. 
São derivadas de três classes químicas: terpenóides; alifáticas; benzenóides. 
CURIOSIDADES SOBRE CHEIROS:
Antigamente, o sistema límbico era chamado de cérebro das emoções.
Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia.
Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação.
Aromas de limão, vetiver, eucalipto e 
alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço.
DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES
Glandulas écrinas (suor aquoso): Toda superfície do corpo; Secreção de água e cloreto de sódio; Excreção de metabólitos orgânicos; Desencadeada por 2 tipos de excitação: térmica e psíquica; Controle da temperatura corporal (termo-regulação); Evidenciar situações de emotividade provocados por estresse e emoção; Inodoro, estéril; Pouca contribuição no odor corporal; pH do suor écrino: 3,8 a 5,6.
Glândulas apócrinas: Entram em atividade na puberdade e declinam na velhice; Atividade inicia-se antes nas mulheres e nestas, são em maior número; Secreção contém proteínas, açúcares reduzidos, ions ferro, amônia , etc.; Inodora e estéril; Estímulo hormonal; Responsáveis pelos odores característicos da transpiração
Disfunções:
Formação do mau odor (G.A. – risco em material orgânico – suor inodoro – bactérias – suor decomposto – mau odor)
 Hiperidrose: > funcionamento das glândulas – palmar e plantar (depende do SN; infl. Pele e micoses)
 Hipoidrose: diminuição do suor
 Anidrose: ausência do suor
 Osmidrose ou bromidose: perspiração odorífera
Pode-se diminuir ou controlar o odor do suor quando diminui o suor apócrino das axilas; impede crescimento microbiano e absorve os odores corporais.
Tempos antigos: mascarar odores desagradáveis por outros agradáveis
Atualidade: eliminar as causas dos odores desagradáveis (Como? Antiperspirantes, Desodorantes, Inibidores enzimáticos, Absorventes de odores)
O pH e a umidade favorece o crescimento da flora microbiana da pele. Degradação dos produtos de secreção apócrina. odores da transpiração.
Suor écrino e apócrino – inodoro (produção)
Flora saprófita – degradação das moléculas orgânicas
Higiene severa – ausência de odor
Excesso de suor – desconforto e constrangimento
corinebactérias aeróbicas – atuam sobre a gl. Apócrina * Estafilococos, Propionobactérias, Escherichia coli e Aerobacter.
DESODORANTES: produtos com características anti-sépticas que impedem o desenvolvimento do odor impedindo a ação das bactérias no suor.
Substancias: Irgasan DP 300; Bicarbonato de sódio e potássio; Sequestrante de ferro (Dietileno-triamino-pentacético – DTPA); Farnesol; Etanol; Triclosan; Diclorofeno; Hexaclorofeno; Cloreto de benzalcônio
Efeito nocivo: sensação de queimadura e ardor, eritema, edema, descamação e necrose, alergia;
ANTIPERSPIRANTES: auxiliam o processo de eliminação de odor pela diminuição da transpiração ou formação de tampão nas glândulas. Vão além dos desodorantes – produção fisiológica – medicamentos – diminui no mínimo 20% a umidade das axilas.
Substancias usadas: cloridroxido alantoinato de alumínio; cloridrato de alumínio; cloridrato de alumínio e zircônio; hexamina; sulfato de alumínio tamponado
Teorias:
1) precipitam proteínas tampão na superfície da pele.
2) irritação na zona interna do conduto excretor com tumefação e inchaço do orifício de saída do suor.
3) sais metálicos modificam as paredes do conduto dando lugar a uma reabsorção do suor.
4) cargas positivas geram diferença de potencial no conduto excretor impede ou diminui fluxo do suor.
INIBIDORES ENZIMÁTICOS: 
Fatores enzimáticos inibidores da estearase – perda da redução do pH – destivação de enzimas – diminuição da decomposição do suor – ausência de odor
Éster hidroxicarboxílico (Hydagen Deo)
Produtos antialérgicos
ABSORVENTES DE ODORES
Função: captação fisico-química do odor (retém no interior das suas moléculas as frações que provocam o mau odor).
Ativos: bicarbonato de sódio, óleos essenciais, chitosan, e ricinoleato de zinco (Grillocin)
Obs.:as moléculas menores e de odor mais penetrantes são mais facilmente complexadas no interior do Grillocin.

Continue navegando