Buscar

Caso Concreto da semana 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto da semana 5 
Os sócios da sociedade limitada Salão de Beleza e Cosmética Granja Ltda. pretendem reduzir o capital social integralizado em 90%, ou seja, dos atuais R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Você deverá analisar o caso e responder aos seguintes questionamentos. A) Qual a justificativa prevista na legislação aplicável para a pretendida redução e qual o procedimento a ser adotado?
Reposta: A justificativa prevista na legislação para a redução do capital e o excesso deste em relação ao objeto social de acordo com o art.1.062 caput do código civil por meio de deliberação dos sócios em reunião ou assembleia observando-se o quórum de no mínimo ¾ do capital social nos termos que dispõe o art.1.071 incisos V e o Art. 1.076 Inciso I ambos do código civil 
 B) Sabendo-se que a sociedade não tem dívidas em mora e paga pontualmente aos seus credores, há necessidade de manifestação destes sobre a redução do capital?
Resposta: Sim,mesmo que a sociedade não possua dividas em mora e pague pontualmente aos credores a redução somente se tornara eficaz se no prazo de noventas dias contados da data da publicação da ata de assembleia ou da impugada por credor quirografário, por titulo liquido anterior a essa data ou se aprovado o pagamento da divida ou o deposito judicial do respectivo valor com fundamento no art. 1.064.

Outros materiais