Buscar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO exercicios aula 8

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	Ref.: 201803308186
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Analise as sentenças abaixo sobre a regulamentação de uma profissão da área de Tecnologia da Informação (TI) e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Seguindo os preceitos constitucionais do livre exercício da profissão no Brasil, deve ter um caráter de excepcionalidade para não ferir a liberdade de trabalho do cidadão;
II. A regulamentação de uma profissão não necessariamente acarreta na criação imediata de um conselho ou órgão profissional;
III. A área de TI possui características particulares que devem ser consideradas quando se reflete e discute sobre a regulamentação da profissão.
		
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente a sentença I está correta
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	 
	Somente as sentenças I e III estão corretas
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	 
	Ref.: 201803481844
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo informações publicadas no site da Sociedade Brasileira de Computação: ¿A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978. Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão¿. Assinale a alternativa que mostre um desses princípios:
		
	
	A área não deve ser Auto-Regulada
	
	Conhecimento como fonte de atração para consumidores e clientes
	 
	Exercício da profissão de Informática deve depender de diploma ou comprovação de educação formal
	
	Necessidade de infraestrutura tecnológica para seu desenvolvimento
	 
	Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal
	
	 
	Ref.: 201803867770
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As profissões de analista de sistemas e técnico em informática serão regulamentadas se o Senado e a Câmara aprovarem o projeto de lei do Senado (PLS) 607/07, do então senador Expedito Júnior (PR-RO). Atualmente a proposta aguarda a decisão final, em turno suplementar, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde é relatada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). De acordo com o texto em exame na CAS, a profissão de analista de sistemas seria exercida por pessoas diplomadas em análise de sistemas, ciência da computação, processamento de dados ou engenharia de software. Também estariam autorizados os profissionais que tenham exercido a profissão comprovadamente por, pelo menos, cinco anos, assim como os que tiverem feito graduação no exterior e revalidado seus diplomas no Brasil. Em contrapartida a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem uma tese contrária.
Como relação a esta polêmica, a SBC  possui a seguinte posição:
		
	
	Em determinadas situações, é preciso contar com profissionais "homologados"; a "homologação" é necessária, de forma a evitar transtornos no mercado de trabalho.
	
	Devemos progredir na criação de regras que, embora não sejam as "ideais" para nenhuma das partes, sejam as melhores para atender aos interesses coletivos da comunidade de informática.
	
	É importante para o exercício da profissão de Informática que se tenha um diploma ou comprovação de educação formal.
	 
	Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício da profissão de Informática que deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
	
	A melhor solução é a criação de um Conselho Profissional composto pelas entidades empresariais de TI, os sindicatos e as associações acadêmicas, que crie homologações voluntárias para as funções de TI.
	
	 
	Ref.: 201803864687
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Há varias décadas, diversas propostas de lei são encaminhadas ao Senado e à Câmara dos Deputados com o propósito de regulamentar a profissão de analistas e técnicos na área de Tecnologia da Informação. Quando se toca neste assunto, muitas são as dúvidas e existem profissionais e grupos de TI que são contra. Quem é a favor da iniciativa baseia-se em no fato dos profissionais formados estarem vulneráveis a pressões de mercado que os façam aceitar propostas de salários inferiores, muitas vezes compatíveis com profissionais de nível médio. Por outro lado, A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) posiciona-se contra o estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho, geralmente instituída pela criação de um conselho de profissão em moldes tradicionais (como CRM, CRC, CREA), pois pode levar a uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, pois muitos dos profissionais de TI não têm curso superior na área (análise de sistemas, ciência da computação, processamento de dados ou engenharia de software) e com isso não teriam méritos para estar na função. Verifique nas sentenças abaixo qual ou quais são princípios (da ótica do SBC), que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
I) O Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
II) Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição para o exercício da profissão de Informática que deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
III) A a área de TI deve ser autoregulada.
		
	
	Apenas as sentença II e III estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	Apenas as sentença I e III estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Apenas as sentença I e II estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201803860741
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Opinião do Presidente da Assespro de São Paulo: "Parece-nos que qualquer tipo de regulamentação compulsória, geral e irrestrita trará mais problemas que soluções para as atividades de TI no país. De outro lado, a permanecer o "vácuo" legal, continuará a existir a "tentação" de criar cartórios por meio de projetos de lei "patrocinados". Assim, está na hora de ________________ na criação de regras que, embora não sejam as "ideais" para nenhuma das partes, sejam as ____________ para atender aos interesses coletivos: em determinadas situações, é preciso contar com profissionais "homologados"; a "homologação" não pode ser obrigatória, de forma a evitar transtornos no mercado de trabalho; ninguém deseja mais um cartório com "dono"."
As palavras que melhor preenchem as lacunas são:
		
	 
	progredirmos / melhores.
	
	reiterarmos / obrigatórias.
	
	insistirmos / obrigatórias.
	
	instarmos / piores.
	
	ingerirmos / necessárias.
	
	 
	Ref.: 201803859481
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) propõe a constituição de um Conselho Nacional de autoregulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político.
Analise as proposições abaixo e depois marque a que a SBC trata como princípios que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
I) O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
II) Um conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício de um profissional.
III) A áreadeve ser autoregulada.
		
	
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	 
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201803864822
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu na época que a profissão de analista de sistemas seja regulamentada. ¿Considero importantíssimo que a profissão, que é diferenciada e tem características específicas, deva ser regulamentada. O presidente determinou que fizéssemos um estudo específico para isso.¿. A declaração foi feita durante a inauguração da nova sede própria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Durante a cerimônia, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do presidente do Sindpd, Antonio Neto, cópia do projeto de lei do Senado PLS 607/07, de autoria do senador Expedito Junior (PR-RO), que regulamenta o exercício da profissão de Analista de Sistemas. ¿Precisamos de um Conselho Federal de Tecnologia da Informação, e sua criação deve ser uma prerrogativa do Executivo¿, disse Neto. Segundo estimativa do sindicato, há cerca de 600 mil profissionais de tecnologia no país. Complete as lacunas da sentença: O profissional da área de TI necessita de uma formação __________________ que abranja uma variedade de competências e habilidades para exercer a profissão, podendo citar como exemplo o processo de desenvolvimento de um _____________ que demanda o envolvimento de profissionais de diversas áreas e não somente da área de TI. Disponível em: http://computerworld.com.br/carreira/2010/01/25/dilma-rousseff-diz-que-profissao-de-ti-deve-ser-regulamentada/
		
	
	básica, hardware
	
	profunda, sistema
	 
	multidisciplinar, software
	
	simplificada, equipamento
	
	especial, firmware
	
	 
	Ref.: 201803860452
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 2011 nos Estados Unidos tentaram regulamentar o profissional de TI, porém a ACM (Association of Computing Machinery), uma das principais entidades na área de Ciências da Computação pôs seu relato: "A ACM se opõe ao licenciamento da profissão, isso é prematuro e não é uma forma de efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software, o diploma não garante que o profissional licenciado é capaz de produzir sistemas de software com confiabilidade e usabilidade consistentes. O estado atual do nosso conhecimento e prática é muito imaturo para dar tais garantias".
No Brasil temos uma entidade que acredita e defende que a profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal. O nome desta entidade é:
		
	
	Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
	
	Conselho Gestor das Tecnologia de Informação e Comunicação.
	
	Associação de Empregados e Empregadores de Tecnologia da Informação.
	 
	Sociedade Brasileira de Computação.
	
	Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação.

Continue navegando