Av2 - Lic - Didática: Planejamento e Avaliação
4 pág.

Av2 - Lic - Didática: Planejamento e Avaliação

Pré-visualização1 página
1)
Segundo Paulo Freire (1987, p. 30), Nesta concepção de avaliação "o professor será sempre o que sabe, enquanto que o aluno será sempre o que não sabe."
Esta concepção avaliativa desvincula aquilo que o aluno lembra sobre o que lhe foi transmitido daquilo que ele pode fazer com o que aprendeu.
Refletindo sobre a asserção de Paulo Freire é correto afirmar que nesta concepção avaliativa:
Alternativas:
a)
A avaliação é compreendida por uma perspectiva diagnóstica que oportuniza ao professor perceber o que o aluno já sabe sobre o assunto a ser trabalhado. 
b)
A avaliação é reconhecida como contínua por propiciar momentos de discussão coletiva e encontros individualizados entre o aluno e o professor, para que este último saiba como o primeiro está aprendendo.
c)
A avaliação é um mecanismo externo ao aluno que deve ser capaz de reproduzir os ensinamentos do professor de forma fidedigna, o que implica em uma perspectiva de avaliação classificatória, seletiva e excludente.
Alternativa assinalada
d)
A avaliação ocorre de forma diagnóstica, processual e contínua, sendo de caráter formativo e, portanto, contempla vários instrumentos avaliativos que são sistematizados e registrados para saber como está a compreensão do aluno.
e)
A avaliação é reconhecida como favorável à melhoria do ensino do professor e da aprendizagem do aluno.
2)
A avaliação formativa tem como principal função ser um momento de aprendizagem, dentro do processo de construção do conhecimento, porque ela se preocupa com a apropriação dos saberes, por parte dos alunos, desta forma, sua principal função é ser um elemento chave de formação. Já a avaliação somativa é aquela focada no resultado da aprendizagem, via de regra ocorre ao final dos ciclos, materializada em provas mensais, bimestrais, semestrais ou outras com estas características. Seu aspecto mais relevante é aferir aspectos quantitativos, como a nota e/ou conceito.
Analise as proposições anterior e assinale a alternativa correta sobre as avaliações apresentadas.
Alternativas:
a)
A avaliação formativa tem como foco a aprendizagem, após análise dos instrumentos avaliativos.
Alternativa assinalada
b)
A avaliação somativa tem como foco principal determinar dados qualitativos sobre a aprendizagem. 
c)
A avaliação formativa tem como foco principal determinar dados quantitativos sobre a aprendizagem.
d)
A avaliação somativa busca avaliar o processo de construção do conhecimento por parte do aluno.
e)
A avaliação formativa privilegia analisar os dados quantitativos em detrimento dos dados qualitativos.
3)
A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96)\u2013 LDB - é a lei orgânica e geral da educação brasileira. Sua função consiste em normatizar a educação, por intermédio de determinar as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional.
Assim, sobre a avaliação, a LDB explicita em seu artigo 24, inciso V, como deve ocorrer o processo avaliativo, bem como o que deve ser privilegiado em termos de seus resultados. Logo, é correto afirmar que a avaliação deve ser: 
Alternativas:
a)
Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais. 
Alternativa assinalada
b)
Pontual e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais. 
c)
Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos quantitativos sobre os qualitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
d)
Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao final do período.
e)
Contínua e mediadora, privilegiando aspectos quantitativos sobre os qualitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais. 
4)
A prática docente exige que o professor seja capaz de selecionar os conteúdos mais significativos, bem como articular com a metodologia mais indicada para cada problematização e para cada contexto (grupo cultural que esteja inserido). Ressaltando sempre que esta capacidade de mobilizar e articular os conhecimentos sempre está perpassada pela visão de mundo e visão de educação que o professor possui.
Neste sentido é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A prática docente exige que o professor investigue o conhecimento prévio do aluno.
Alternativa assinalada
b)
A prática docente necessita se centrar especialmente aos saberes docentes.
c)
A prática docente não precisa levar em consideração os saberes prévios do aluno.
d)
A prática docente deve ser focada somente no saber prévio do aluno, assim o conhecimento técnico do docente é irrelevante.
e)
A prática docente está atrelada apenas aos aspectos metodológicos.
5)
Uma questão importante que envolve o uso da tecnologia nas práticas pedagógica são as variáveis como: escalabilidade, amigabilidade ou usabilidade, proximidade, portabilidade e convergência.
Assinale a alternativa que conceitua corretamente uma variável:
Alternativas:
a)
Usabilidade - relaciona-se à facilidade de levar consigo o dispositivo.
b)
Convergência - refere-se à capacidade de aproximar pessoas que se encontram distantes geograficamente.
c)
Escalabilidade \u2013 relacionada a quantidade de pessoas que podem participar ao mesmo tempo.
Alternativa assinalada
d)
Portabilidade - voltado a capacidade de integrar diferentes recursos e/ou utilidades.
e) Proximidade - outro termo também utilizado é ser \u201cintuitivo\u201d, isto é, fácil compreensão pelo usuário.