Buscar

Laboratorio 01 Circuitos Elétricos I medindo resistência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Curitiba
Circuitos Elétricos I
Medindo Resistência
Nome: Patricia Luz Pereira
Turma nº 3001
�
Resumo  No decorrer desse experimento, pretende-se executar diversas medições de grandezas físicas fundamentais presentes nos circuitos elétricos, bem como familiarizar-se com equipamentos e componentes básicos utilizados em laboratórios do curso de Engenharia Elétrica da faculdade.
Palavras-chaves  Resistência Elétrica, Tensão Elétrica, Código de cores.
I. INTRODUÇÃO
Um dos componentes mais importantes e amplamente difundidos na eletrônica e na eletricidade é o resistor. Para a sua correta aplicação em um circuito é necessário conhecer sua capacidade de resistência à passagem de corrente elétrica, para tanto, os fabricantes inseriram um código de cores em sua parte externa, o que se torna bastante útil em caso de impossibilidade de medir com equipamento adequado, no caso, o Ohmímetro.
Com esse experimento, espera-se comprovar na prática, através das medições realizadas, a eficácia do código de cores impresso no resistor como ferramenta de identificação do resistor, contribuindo para a sua correta aplicação no circuito elétrico.
O presente relatório, por sua vez, traz também uma breve fundamentação teórica e, pretende exprimir a forma como o experimento foi feito, os resultados obtidos para efeito de comparação com ilustrações em tabelas e as conclusões às quais é possível chegar. 
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Existem duas maneiras de saber o valor de resistências de um resistor: 
- Medindo a resistência com um Ohmímetro, porém se o resistor estiver danificado ou soldado em um circuito, não se pode usa esta opção;
- Lendo-se o valor no corpo do resistor, usando-se a tabela do código de cores: 
Figura 1 – Código de cores
	Fonte: http://eletronsdadepressao
O procedimento de identificação dos resistores é bastante simples e segue a seguinte sequência:
- Identifique a cor do primeiro anel e verifique através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor;
- Assim, sucessivamente para o segundo e terceiro anel, repita o mesmo procedimento;
- Identifique a cor do quarto anel e determine o valor para multiplicar o número formado pelos anéis 1, 2 e 3. Efetuando-se a operação e obtendo-se o valor da resistência;
- Identifique a cor do quinto anel, verificando-se a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.
Alguns conceitos de grandezas elétricas que buscou-se conhecer durante a execução do experimento:
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) é medida em ohms.
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o Volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Potência elétrica dissipada por um condutor é definida como a quantidade de energia térmica que passa por ele durante uma quantidade de tempo.
III. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Um dos objetivos propostos para a prática em laboratório verificou-se ser a utilização de uma fonte de tensão CC (corrente contínua), com três valores atribuídos, sendo que, a cada um deles comparou-se com a leitura dada no Voltímetro, conforme tabela abaixo:
Tabela 1 – Ajustes de tensão na fonte CC
	V (proposto)
	V (fonte CC)
	V (Voltímetro)
	1,0
	1,00
	0,90
	5,0
	5,00
	4,90
	10,0
	9,90
	10,00
Em seguida, foram fornecidos dois resistores com o objetivo de efetuar-se a leitura do código de cores e posterior medição das pontas dos mesmos para efeito de comparação entre os valores teóricos (código de cores) e os valores medidos com o Ohmímetro.
	
IV. RESULTADOS OBTIDOS
O primeiro resistor comparado se encontra descrito na tabela a seguir:
Tabela 2 – Medidas do Resistor 1
	Cor
	Valor
	Teórico
(Ω)
	Medido
(Ω)
	Erro
%
	Laranja
	3
	390
	384,4
	1,43
	Branco
	9
	
	
	
	Marrom
	1
	
	
	
	Dourado
	5%
	
	
	
Da mesma forma, aferiu-se o segundo resistor:
Tabela 3 – Medidas do Resistor 2
	Cor
	Valor
	Teórico
(Ω)
	Medido
(Ω)
	Erro
%
	Marrom
	1
	150
	147
	2
	Verde
	5
	
	
	
	Marrom
	1
	
	
	
	Dourado
	5%
	
	
	
V. CONCLUSÃO
O resistor é um componente presente na maioria dos circuitos que compõem equipamentos elétrico-eletrônicos e conhecer o seu comportamento e finalidade é de suma importância em vários ramos da engenharia.
Neste relatório observou-se a equivalência entre a teoria e a prática, onde foi possível verificar valores semelhantes entre a tabela de cores e os valores de resistência aferidos através do equipamento Ohmímetro, Através das tabelas 2 e 3 verificou-se erros percentuais de 1,43 e 2 %, respectivamente, dentro do previsto, levando-se em contato as condições da prática em laboratório.
VI. REFERÊNCIAS
 
[1] Código de cores de resistores Ohmicos: http://eletronsdadepressao.blogspot.com.br/2015/01/codigo-de-cores-de-resistores.html

Continue navegando