Buscar

EXERCICIO GEOLOGIA RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Que fatores tornaram a Terra um lugar particularmente agradável para a vida desenvolver-se?
R:. Os fatores que tornaram a terra um lugar sustentável são os fatores exógenos e endógenos. Fatores exógenos são fenômenos que tem a sua origem exteriormente, refere-se a sua composição a nível do sistema solar, por exemplo orbitar constatamos que nos encontramos nem tão perto demais e nem tão longe da estrela principal do nosso sistema solar, o Sol, sendo assim estamos na chamada "ZONA HABITÁVEL" do sistema solar, onde os níveis de radiação são propícios para a existência de água por exemplo. E os fatores endógenos como a existência de água líquida, uma atmosfera que contém fases essenciais a vida como o O2 (principal) e O3 e ainda realiza a filtração da radiação solar, a gravidade e a existência de uma satélite regulando os ciclos marinhos.
 O que causou a diferenciação da Terra e qual foi o resultado?
R:. a transformação de blocos aleatórios de matéria primordial num corpo cujo interior é dividido em camadas concêntricas, que diferem umas das outras tanto física como quimicamente. A diferenciação ocorreu nos primeiros momentos da história da Terra, quando o planeta adquiriu calor suficiente para se fundir.
Dessa forma, a Terra resfriou-se e grande parte dela solidificou-se e foi transformada em um planeta diferenciado ou zoneado em três camadas principais: um núcleo central e uma crosta externa separados por um manto.
3 - Como a composição química da crosta da Terra difere daquela das zonas mais profundas? E daquela do núcleo?
R:. O que difere é que o núcleo da Terra onde o elemento ferro, que é mais denso que a maioria dos outros elementos, correspondia a cerca de um terço do material do planeta primitivo. O ferro e outros elementos pesados, como o níquel, mergulharam para formar o núcleo central. Os cientistas consideram que o núcleo, o qual começa numa profundidade de cerca de 2.900 km, é líquido na parte externa, mas sólido numa região chamada de núcleo central, que se estende desde uma profundidade de cerca de 5.200 km até o centro da Terra, a cerca de 6.400 km. O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro é muito alta para o ferro fundir-se (a temperatura em que qualquer material se funde eleva-se com o aumento da pressão). Crosta da Terra Outros materiais líquidos e menos densos separaram- se das substâncias geradoras flutuando em direção à superfície do oceano de magma. Aí resfriaram-se para formar a crosta sólida da Terra, uma fina camada externa com cerca de 40 km de espessura. A crosta contém materiais relativamente leves com temperaturas de fusão baixas. A maioria desses materiais, que facilmente se fundem, é composta de elementos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio combinados com oxigênio. Todos eles, com exceção do ferro, estão entre os elementos sólidos mais leves.
4) Como a visão da Terra em termos de um sistema de componentes interativos nos ajuda a entender nosso planeta? Dê um exemplo de interação entre um ou mais geossistemas.
Com o avanço da ciência no sistema Terra, hoje podemos estudar o clima, as placas tectônicas , geodínamo, entre outros. Que são fundamentais para entendermos os processos naturais da Terra, e prever como cada um dele s podem nos afetar, como o terremoto. 
Quando tentamos entender um sistema complexo como a Terra, freqüentemente consideramos que é mais simples fragmentá-lo em vários subsistemas (geossistemas) para analisar como trabalham e interagem uns com os outros. Dois dos principais sistemas globais são o climático, que envolve interações controladas pelo calor do Sol, principalmente entre a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera, e o sistema das placas tectônicas, que envolve interações predominantemente entre os componentes sólidos da Terra (litosfera, astenosfera e todo o manto), controladas pelo calor interno do planeta.
5) Cite uma evidência que sugere que a Pangéia de fato existiu.
Fósseis de uma mesma espécie de ser vivo encontrados em continentes diferentes;similaridades geológicas das idades das rochas e das orientações das estruturas geológicas nos lados opostos do atlântico.
6) Defina mineral.
Os geólogos definem um mineral como uma substância de ocorrência natural, sólida e cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica;
7) Como a clivagem de um mineral está relacionada com a sua estrutura atômica?
Clivagem = Estrutura Cristalina dos Minerais. 
Onde há ligações mais fracas entre os átomos nestes pontos de clivagem tanto no mineral quanto a mica.
8) Quais são os dois fatores que influenciam a densidade dos minerais do manto? PRESSÃO E TEMPERATURA
9) Quais são as diferenças entre metamorfismo regional e de contato?
Metamorfismo regional – ocorre onde as altas pressões e temperaturas estendem-se por regiões amplas, o que acontece onde as placas colidem; Rochas metamorfizadas regionalmente, como os xistos, têm uma foliação característica, produzida quando a rocha foi deformada estruturalmente por dobras;
Metamorfismo de contato – ocorre onde as temperaturas altas restringem-se a áreas pequenas, como as rochas que estão perto ou em contato com uma intrusão; A maioria das rochas de metamorfismo de contato apresentam texturas granulares, como nos mármores, formadas por temperatura e pressão muito alta.
10) Liste três silicatos comuns encontrados em cada grupo de rochas: ígneas, sedimentares e metamórficas.
Silicato encontrados nas rochas ígneas estão o quartzo, o feldspato, a mica, o piroxênio, o anfibólio e a olivina.
O minerais mais abundantes nas rochas sedimentares elásticas são o quartzo, o feldspato e os argilominerais.
Os minerais típicos das rochas metamórficas são o quartzo, o feldspato, a mica, o piroxênio e os anfibólios
11) Quais são as diferenças entre rochas sedimentares clásticas e químicas ou bioquímicas?
Sedimentos clásticos – partículas depositadas fisicamente, como os grãos de quartzo e feldspato derivados de um granito alterado; Esses sedimentos são depositados pela água corrente, pelo vento e pelo gelo e formam camadas de areia, silte e cascalho.
Sedimentos químicos e bioquímicos – substâncias químicas novas que se formam por precipitação quando alguns dos componentes das rochas dissolvem-se durante o intemperismo e são carregados pelas águas dos rios para o mar; Entre esses sedimentos incluem-se as camadas de minerais como a halita (cloreto de sódio) e a calcita (carbonato de cálcio, frequentemente encontrado na forma de recifes e conchas).
12) Que tipos de rochas ígneas contêm quartzo?
As rochas da família do granito, que são compostos por quartzo e diversos outros tipos de minerais. 
13) Por que os magmas ascendem?
O magma ascende devido a pressão que ocorre dentro da astenosfera.
14) Defina ambiente de sedimentação e relacione três tipos de ambiente clásticos.
Segundo o ambiente de sedimentação, podem ser classificados em sedimentos continentais, que são subdivididos em fluvial, lacustre ou lagunar, desértico, leque aluvial e glacial, e sedimentos marinhos, que, de acordo com a profundidade da zona que ocupam, podem ser do tipo nerítico, batial ou abissal.
Ou seja, são ambientes com montanhas. 
Ambientes clásticos: São as montanhas, geleiras e desertos.
15) Relacione dois tipos de rochas sedimentares onde são encontrados petróleo e o gás.
Os estratos sedimentares formam excelentes reservatórios (rochas sedimentares porosas e permeáveis) e também rochas selantes que quando combinados podem formar armadilhas para hidrocarbonetos. 
16) Explique o processo que transforma o sedimento em rocha sedimentar.
Elevada pressão, temperatura e ação do tempo.
17) Compare um xisto com um gnaisse.
Os xistos são rochas de grau intermediário com foliação espacaçada e ascamadas são muito delgadas. Os cristais de minerais são geralmente muito pequenos para serem vistos. Os gnaisses são rochas de alto grau com uma foliação espessa. Eles são rochas de grãos grossos, apresenta uma coloraçãoclara, com bandas espessas de minerais claros e escuros segregados na rocha 
18) Como as fácies metamórficas estão relacionadas com a temperatura e a pressão?
Ambiente de tectônica de placas convergentes.

Continue navegando