Buscar

UNESA FICHAMENTOS saude mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS -GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA 
Fichamento de Estudo de Caso
Gabriella Ferreira Ramos
Trabalho da disciplina Saúde Mental na Atenção Básica e na Saúde da Família,
 Tutor: Prof.
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso:
Saúde Mental na Atenção Básica e na Saúde da Família
A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL,
HUMOR E NEGÓCIOS
O artigo do autor baseia-se na exposição de um projeto feito na cidade de Regina, Saskatchewan (Canadá), feita por Ian Morrison. O nome do projeto era ”Cura Através do Humor” (HTH), feito com o intuito de ajudar as pessoas que vivem com algum tipo de doença mental controlável, pela oportunidade de se expressar através da arte, seja escrevendo ou apresentando stand-up comedy. O projeto funcionava com aulas antes das apresentações ao público. Tais apresentações ajudavam na sensibilização do publico para os assuntos pertinentes a saúde mental e quebrava barreiras discriminatórias sobre o assunto. Ao mesmo tempo que quebravam tabus da sociedade, elevavam a autoestima e as habilidades de vida das pessoas que viviam com doenças mentais.
 O autor cita o fundador do projeto e expõe o motivo inicial, que era o fato de Ian Morrison ter sofrido com doença mental por toda sua vida, encontrando na arte, enquanto estava na faculdade uma melhora e a possibilidade de ajudar a mudar as percepções das pessoas sobre o assunto, além de ajudar as pessoas usando a terapia humor, tornando a vida delas menos desgastante. Apesar de não se considerar uma pessoa de negócios e o projeto sendo sem fins lucrativos, Ian encontrou dificuldades para realizar o crescimento da organização, ele procurava um jeito de promover melhor os shows para melhorar o público, que deixava a desejar no momento. O dinheiro que entrava da venda dos bilhetes servia para financiar os custos operacionais das apresentações. 
	O fundador procurava melhorar a divulgação, mas como os valores que entravam tinham os seus fins definidos, não restava dinheiro para expandir a divulgação, o que sobrava era esperar a divulgação boca a boca. Para expandir o projeto, Ian se concentrou em três objetivos: aumentar o tamanho das turmas, aumentar a venda dos ingressos da plateia para as apresentações e melhorar a situação dos recursos. 
	As aulas da HTH eram feitas numa sala de reuniões cedida pela SSS, empresa que encorajava os objetivos do projeto. Morrison sabia que a criatividade que era usada para o humor, seria indispensável para surgir com uma estratégia de divulgação criativa e um plano de negócios. O talento do fundador, havia sido o tema de varias reportagens nos meios de comunicação. Ele havia aparecido em diversos programas, sendo o projeto destaque em vários artigos e em um documentário. 
	O autor apresentando o projeto como objeto de estudo, visa exemplificar um modelo de projeto diferencial com o intuito de melhorar a saúde dos pacientes que sofrem com doença mental, visando o paciente com esse tipo de distúrbio, a causa não de um único fator condicionante, mas sim multifatorial. Através do humor e melhora da autoestima, esses pacientes conseguem se encontrar em condições melhores de vida com a sociedade e eles mesmos. 
1

Continue navegando