Buscar

ANALISE FINANCEIRA APOL 3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições de Direito Público e Privado
Leia o trecho abaixo.
De acordo com o conteúdo trabalhado no tema 4 da rota 4, obrigação “é o vínculo jurídico que confere ao credor o direito de exigir do devedor o cumprimento de determinada prestação” (Gonçalves, 2011, p. 37).
Ainda de acordo com o mesmo conteúdo da rota 4, o Direito das Obrigações é o conjunto de normas e princípios que disciplinam a relação jurídica de conteúdo obrigacional, que confere ao credor (sujeito ativo) subsídios para exigir o cumprimento da obrigação por parte do devedor (sujeito passivo).
Sobre as causas ou espécies de extinção das obrigações, analise as afirmações a seguir e assinale a única alternativa CORRETA:
Nota: 20.0
	
	A
	A “novação” acontece quando as partes criam uma nova obrigação destinada a substituir e liquidar a obrigação anterior;
Você acertou!
Resposta certa: alternativa “a”(é a única afirmação correta).
Comentários (baseados nas páginas 16 e 17 do texto do tema 4 da rota 4):
Alternativa “a” – correta. Sim, a “novação” acontece quando as partes criam uma nova obrigação destinada a substituir e liquidar a obrigação anterior. E neste caso os prazos são zerados para contagem de juros e prescrição.
 
Alternativa “b” – incorreta. A “compensação” ocorre quando as partes são recíproca e simultaneamente credora e devedora uma da outra. Assim as obrigações se extinguem até onde se compensarem. Já, o perdão da dívida é a “remissão”.
 
Alternativa “c” – incorreta. A “remissão” é o perdão da dívida, ou seja,ocorre quando o credor dispensa o devedor de pagar a dívida, desde que não prejudique terceiros. Já, trocar ou substituir o obrigado é a “sub-rogação”.
Alternativa “d” – incorreta. A “sub-rogação” significa trocar ou substituir o obrigado. Quando a obrigação é honrada por um terceiro interessado, transfere-se todos os direitos do título a quem pagou. Já, o depósito do valor ou do bem é a “consignação em pagamento”.
Alternativa “e”– incorreta. A “imputação do pagamento” significa indicar “o que” está sendo pago, quando existirem dois ou mais débitos de igual natureza em favor do mesmo credor. Exemplo: capital principal e juros. Já, quando as partes são recíproca e simultaneamente credora e devedora uma da outra é a “compensação”.
	
	B
	A “compensação” é o perdão da dívida, ou seja, ocorre quando o credor dispensa o devedor de pagar a dívida;
	
	C
	A “remissão” significa trocar ou substituir o obrigado. É quando a obrigação é honrada por um terceiro;
	
	D
	A “sub-rogação” consiste no depósito do valor ou do bem, que pode ser judicial ou extrajudicial;
	
	E
	A “imputação do pagamento” ocorre quando as partes são recíproca e simultaneamente credora e devedora uma da outra.
Questão 2/5 - Análise Financeira
Uma empresa eficiente financeiramente é uma empresa eficiente no seu capital de giro, principalmente aquelas que se baseiam em estoques, seja de matéria prima, seja de revenda. Uma das variáveis que mais admitem essa eficiência é o Lote Econômico.
Dessa maneira, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que se define em termos de Lote Econômico.
Afirmações:
I - O Lote Econômico é considerado o valor mais baixo de aquisição da unidade de cada mercadoria.
II - A embalagem do fornecedor tem relação direta ao Lote Econômico, uma vez que a mesma não pode ser fracionada nesse conjunto.
III - Lote econômico é o consumo médio de determinadas mercadorias adquiridas em conjunto, de seus respectivos fornecedores.
IV - Uma das principais condições que inviabilizam o Lote Econômico é a quantidade de itens que compõem o lote do fornecedor. Pode ser grande demais.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.
Você acertou!
Letra “d” => afirmativas II e IV apenas.
 
Justificativa: O LE (Lote Econômico) é a quantidade adquirida, múltipla da embalagem do fornecedor, que supri o consumo médio mensal, e não um valor em si. As alternativas II e IV definem corretamente o Lote Econômico.
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
Questão 3/5 - Análise Financeira
Sabemos que de modo geral, os prazos são os aliados do progresso da empresa. Mas se por um lado o tempo nos faz enriquecer ou até mesmo adiar determinados desembolsos, por outro podem ser fundamentais ao desempenho da empresa quando enxutos.
Contudo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta que apresenta a correta definição de Ciclo Operacional.
Afirmações:
I - Esse ciclo inicia quando a empresa adquire a matéria prima e é finalizado quando recebe o pagamento efetivo do que foi faturado
II - Esse ciclo inicia a partir da compra da matéria prima e finaliza na venda (faturamento) do produto final.
III - Esse ciclo inicia no momento do pagamento efetivo da matéria prima e vai até o momento do recebimento efetivo pela venda do produto acabado.
IV - Esse ciclo inicia no momento do pagamento efetivo da matéria prima adquirida e finaliza no momento do recebimento efetivo da venda do produto acabado.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativa I, apenas.
Você acertou!
Letra “c” => afirmativa I apenas.
 
Justificativa:
Apenas a afirmativa I representa o índice “Ciclo Operacional”. A afirmativa II apresenta a definição do “Ciclo Econômico”. A afirmativa III e IV apresentam a definição do “Ciclo Financeiro”
	
	D
	Afirmativa II apenas.
	
	E
	Afirmativa III apenas.
Questão 4/5 - Análise Financeira
Em um determinado restaurante, fora feita uma tabela de eficiência de consumo de produtos, resultando na seguinte tabela:
	Produto
	Consumo
	IELE
	Alface
	1.513,60
	0,034
	Cebola
	806,85
	0,033
	Alho
	523,60
	0,167
	Arroz
	425,70
	0,669
	Farinha de rosca
	369,60
	0,170
Analise a tabela de eficiência e assinale a alternativa que apresenta o melhor IELE (Índice de Eficiência Logística do Estoque).
Nota: 20.0
	
	A
	Alface
	
	B
	Alho
	
	C
	Arroz
	
	D
	Cebola
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “d”
 
 
Justificativa:
Quanto menor o IELE (Índice de Eficiência Logística do Estoque), menor será o custo de giro, reposição e embalagem mínima do produto ou estoque, portanto, mais eficiente e melhor.
	
	E
	Farinha de Rosca.
Questão 5/5 - Análise Financeira
Segundo Cavagnari (2017),
“Os Índices Financeiros podem ser nossos grandes aliados ao desempenho da empresa. Já diz o ditado, ‘onde há fumaça, há fogo’.
Mas por outro lado não podemos nos esquecer de que, o que pode parecer um incêndio, pode não passar de apenas uma névoa simples e suave.
A questão é, se qualquer índice indicar grande desvios, devemos ter o cuidado de não avaliá-los como respostas definitivas ao problema, ou até mesmo a bons resultados.
Lembre-se também de que um único índice pode não ser o suficiente para concluir um resultado, por mais prévio ou superficial que seja. A combinação de vários índices é sempre um resultado mais preciso do que apenas a conclusão de um. A união faz a força.”
Assim, assinale a alternativa que identifica o índice de atividade que mede o tempo médio de financiamento dos clientes.
Nota: 20.0
	
	A
	Índice de Liquidez Corrente (ILC).
	
	B
	Giro do Estoque (GE)
	
	C
	Prazo Médio de Pagamento (PMP).
	
	D
	Prazo Médio de Recebimento (PMR).
Você acertou!
Letra “d”
 
Justificativa:
Os Índices ILC e ILS, como propriamente apontam, são índices de liquidez e não de atividade. Assim, apenas o índice de atividade que mede o tempo médio de financiamento dos clientes é o Prazo Médio de Recebimento.
	
	E
	Índice de Liquidez Seca (ILS).
Conheça o novo AVA

Continue navegando