Buscar

Sistemas de Governo - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas de Governo
*Noção:
- Sistema de governo ou regime representativo é o modo como ocorre a representação popular no poder e o modo como os órgãos de representação se relacionam.
- Há dois modelos básicos: o parlamentarismo e o presidencialismo.
*Parlamentarismo:
- Criado historicamente no Reino Unido (Inglaterra).
- Implica na separação entre chefia de governo (conduta da política entre o soberano e os súditos) e chefia de Estado (representação externa e órgão de estabilidade do poder).
- O chefe de governo é o Primeiro Ministro, sujeito a impeachment *, a aprovação parlamentar e a voto de desconfiança. Porém, o Primeiro Ministro pode pedir o chefe de Estado que convoque novas eleições gerais (ou parlamentares) para renovar a sua maioria. O Primeiro Ministro comanda o gabinete (conjunto de ministros e poder executivo) e não possui mandato definido.
*Presidencialismo:
- Criado nos EUA, inspirado nas ideias de Montesquieu, significa um executivo forte, legitimado pelo povo popular, com amplos poderes: é chefe de Estado e é chefe de governo.
- Característica: unipessoalidade do presidente (é o único responsável político pelo executivo).
- A composição do governo é decisão exclusiva do presidente, e o seu vice é apenas um substituto para evitar o vácuo de poder.
- O presidente participa ativamente do processo legislativo.
* Impeachment ou impugnação de mandato é um termo que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo pelo congresso nacional, pelas assembleias estaduais ou pelas câmaras municipais. A denúncia válida pode ser por crime comum, crime de responsabilidade, abuso de poder, desrespeito às normas constitucionais ou violação de direitos pétreos previstos na constituição. A punição varia de país para país.

Outros materiais