Buscar

02 - Planejamento e Administração Estratégica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
 O Processo Formal de Planejamento
Análise Situacional - Colher informações úteis sobre a questão de planejamento em foco. Deve-se considerar aspectos referentes a eventos passados, questões atuais e previsões para o futuro.
 Planejamento - Processo voluntário e consciente de tomar decisões sobre objetivos e atividades (linhas de ações) que uma organização buscará no futuro.
Objetivos - Alvos ou fins que o administrador deseja atingir. Devem ser objetivos, realísticos e desafiadores.
Planos - Ações ou meios para atingir os objetivos traçados. Deve-se buscar uma lista de planos alternativos, recursos necessários e principais obstáculos que poderão surgir.
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
Avaliação de Objetivos e Planos - O administrador deverá avaliar as vantagens, desvantagens e conseqüências que cada plano produzirá para cada objetivo. Também deverá priorizar objetivos e eliminar outros após considerações adicionais.
Seleção de Objetivos e Planos - Na fase anterior, são identificados os ganhos e perdas possíveis para cada objetivo e plano. Nesta fase, a escolha (seleção) é tomada.
O processo de geração, avaliação e seleção de alternativas conduzem à construção de cenários de planejamento. Deve-se confeccionar um plano de contingência para cada cenário.
Implementação - Após realizada a seleção dos objetivos e planos, parte-se para a implementação. A empresa deverá oferecer incentivos para a implementação adequada dos objetivos e planos.
Monitoramento e Controle - A administração deverá monitorar adequadamente todos os passos do processo de planejamento, corrigindo eventuais erros e efetuando os devidos ajustes a situações ambientais.
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
 Planejamento Estratégico
 Envolve a formulação de objetivos e planos de longo prazo. É de responsabilidade dos altos executivos (ainda que os mesmos não o desenvolvam por completo) e tem orientação predominantemente externa.
Objetivos Estratégicos - São os principais alvos da organização (resultados finais) e estão relacionados com a sobrevivência e ao crescimento das organizações.
O termo estratégia surgiu da guerra , onde a realização dos objetivos significava a superação do oponente (vitória). A finalidade da estratégia representava a vitória sobre o concorrente. A estratégia representava o meio para se alcançar um fim (objetivo).
 Planejamento Tático
 Traduz os objetivos e planos estratégicos em objetivos e planos específicos para as áreas funcionais (Marketing, RH, finanças, operações e sistemas de informações).
 Planejamento Operacional
 Identifica os procedimentos e processos específicos das áreas funcionais, tais como: lotes de produção, roteiros de entrega, práticas de RH, agendamento de vendas, desenvolvimento de campanhas publicitárias, tempo de atendimento, administração de filas.
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
 O Processo de Administração Estratégica
 Envolve aos fatores que devem ser considerados na formulação da estratégia, na sua implementação e controle.
Etapa 1 - Análise da Situação Estratégica Atual 
Principais componentes da situação estratégica atual:
 Missão - Estabelecimento do propósito ou razão de ser da organização. Em que negócios estamos? Quem são nossos clientes? Que necessidades atendemos?
 Análise do Desempenho - Compara os resultados atingidos pela organização com seus objetivos e com o desempenho de outros competidores. Qual a participação da empresa no mercado? Quais são minhas vantagens competitivas? Qual a participação dos produtos e serviços no faturamento?
 Vantagens Competitivas - Fatores que contribuem para sucesso no posicionamento de um produto ou serviço em detrimento de seu concorrente. Fundamentam-se em: competitividade em custos; qualidade; velocidade e inovação.
 Estratégias Vigentes - Formas de atuação da empresa no mercado (até o momento).
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
Etapa 2 - Análise do Ambiente Externo
Análise das ameaças e oportunidades do ambiente externo, bem como dos públicos interessados (stakeholders).
Componentes da Análise Ambiental:
 Ramo de Negócios - Estrutura das empresas que atuam no ramo de negócio (produção, faturamento, participação nas vendas); Linhas de produtos (variedade e volume de vendas); Compradores (quantidade, poder aquisitivo, distribuição geográfica); Crescimento das empresas e do mercado.
 Mudanças Tecnológicas; 
 Ação e Controle do Governo;
 Conjuntura Econômica; 
 Tendências Socais.
Etapa 3 - Análise Interna
Componentes da Análise Interna:
 Análise das Áreas Funcionais:
 Operações: arranjo físico; métodos de trabalho; manutenção das máquinas; flexibilidade dos recursos produtivos;
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
 Análise das Áreas Funcionais:
 Marketing e Vendas: Capacidade de entender o mercado; conhecimento em pesquisa e marketing; desempenho no lançamento de produtos;
 Recursos Humanos: Existência do departamento de RH; políticas de recursos humanos;
 Finanças: Fluxo de caixa; liquidez; retorno sobre o investimento.
 Determinação de Competências Essenciais - Capacidade de realizar algo melhor que a concorrência.
 Benchmarking - Técnica com a qual uma organização compara seu desempenho com o de outra, imitando as práticas bem-sucedidas.
Etapa 4 - Formulação da Estratégia
Uma organização tem quatro alternativas estratégicas empresariais básicas:
 Concentração - A empresa direciona o foco em um único negócio, atuando em um único setor; 
 Integração vertical - Envolve a expansão do domínio da organização na cadeia de fornecimento ou de distribuidores;
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
 Diversificação Concêntrica - Processo de diversificação relacionado com o negócio central da empresa (GOL);
 Diversificação por Conglomerados - Processo de diversificação não relacionado com o negócio central da empresa.
Estratégias de Negócio - Michael Porter
 Diferenciação - A empresa busca uma posição única ou diferenciada no setor - identidade forte com o produto (qualidade, serviços superiores); 
 Liderança em Custo - A empresa busca eficiência e oferecem produtos padronizados e sem acessórios supérfluos - baixo custo e baixo preço;
 Foco - Atuação em nichos de mercado específicos
Estratégias Funcionais
 São implementadas por todas as áreas funcionais, decididas pelos administradores táticos, sendo analisadas e aprovadas pelos administradores estratégicos
*
*
*
Planejamento e Administração Estratégica
Etapa 5 - Implementação da Estratégia
Os administradores estratégicos devem assegurar que as novas estratégias sejam implementadas de forma eficaz (objetivos) e eficiente (produtividade).
Etapa 6 - Controle Estratégico
O Sistema de Controle é projetado para apoiar os administradores na avaliação do progresso da implementação da estratégia definida, verificando as discrepâncias e promovendo ações corretivas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando