Prova 2 de Libras - UNIASSELVI
5 pág.

Prova 2 de Libras - UNIASSELVI


DisciplinaLibras15.824 materiais104.660 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Nilvo Airton Rodrigues Junior (1398189)
	Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:404016) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7098298
Parte superior do formulário
	1.
	Quanto aos tipos de sinais e formas na Libras, sabemos que é possível expressar conceitos abstratos sem a perda do conteúdo. Isto se dá porque a Língua Brasileira de Sinais e seu alfabeto manual tem sua própria estrutura autônoma, ou seja, independente de qualquer língua oral em sua concepção linguística. Com relação aos sinais icônicos e arbitrários, analise as sentenças a seguir:
I- A flexibilidade e a versatilidade da Língua Brasileira de Sinais, por desempenhar diferentes funções, possibilita expressar sentimentos e emoções em diferentes contextos.
II- Por ser uma língua visual-gestual-espacial, é exclusivamente icônica. Assim, podemos afirmar que não há necessidade de combinar os sinais produzidos.
III- Partindo do princípio de que os sinais não são apenas desenhos no ar, a Língua de Sinais é tão difícil de ser aprendida como qualquer outra língua e precisa de muita dedicação.
IV- A Língua Brasileira de Sinais não constitui um conjunto de regras compartilhadas apenas por um grupo de pessoas, existem parâmetros a serem seguidos para construção dos sinais. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
\ufffd
	2.
	Os numerais são parte importante no aprendizado de uma língua. No caso da Língua Brasileira de Sinais, existem algumas particularidades envolvidas. Assim, o trabalho pedagógico envolvendo a "Matemática" em Libras ainda causa certa dificuldade nos educadores. Sobre a "Matemática em Libras", analise as sentenças a seguir:
I- Espera-se que os conteúdos de matemática sejam traduzidos em Libras, para a compreensão e a produção da resposta com autonomia.
II- Muitos surdos usam vários sinais para diversas situações da Matemática. Exemplo: numerais cardinais, ordinais e quantitativos.
III- Os estudantes fazem atividades somente tendo conhecimento prévio das fórmulas convencionais na Matemática.
IV- Conhecer o sistema monetário é necessário para a vida, mas, durante a escolarização dos alunos surdos, não é importante.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
\ufffd
	3.
	Ter um filho surdo é um grande desafio para os pais, principalmente quando ele inicia o processo de escolarização. É dever do poder público garantir o acesso à educação inclusiva nas escolas. Entretanto, para que a aprendizagem efetivamente aconteça, a família também precisa assumir, com a instituição escolar, o seu papel. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pais não devem se preocupar em buscar uma escola que atenda às necessidades educacionais dos seus filhos surdos.
(    ) As crianças com deficiência auditiva desfrutam dos mesmos direitos à escolarização como as demais crianças.
(    ) Em geral, os pais desconhecem seus direitos diante da educação formal de seus filhos, consequentemente, faltam-lhes argumentos para usufruir, com propriedade, do exercício desse direito subjetivo: a educação. 
(    ) Quando uma criança surda entra na escola, o mais importante é poder contar com o apoio incondicional da família, assim como da rede escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
\ufffd
	4.
	A expressão facial/corporal é de grande importância na comunicação das emoções (tristezas, alegrias, dor, surpresa, medo). No caso da língua de sinais, as expressões do corpo e do rosto podem ser consideradas como um termômetro da linguagem de sinais. Por meio das expressões, percebemos também os sentimentos emitidos. Sobre a expressão facial/corporal, analise as seguintes sentenças:
I- Com as expressões do corpo e da face atribuímos sentido a determinados fatos, situações e objetos.
II- Conforme a expressão que manifestamos, damos a entonação dentro da língua de sinais.
III- Dependendo da expressão, demonstramos negação, dúvidas, questionamentos, ou afirmamos algo.
IV- Em Libras, as expressões têm importância para comunicar algo. Somente os seguintes parâmetros são considerados: a Configuração das Mãos (AM), o Movimento (M) e o Ponto de Articulação (PA).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
\ufffd
	5.
	Para conversar em qualquer língua, não basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras para produzir uma frase. Por isso, durante a criação dos sinais em Libras, as palavras ou sinais são criados a partir de itens lexicais. Partindo do pressuposto de que cada língua tem um número determinado de unidades mínimas lexicais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa união de regras lexicais durante a criação dos sinais possibilita a transmissão de qualquer pensamento visual não verbal.
(    ) O parâmetro da orientação é de suma importância, para não se criar sinais com movimentos sem sentido ou de difícil execução.
(    ) Não existe um número determinado de unidades mínimas para determinar a diferença de um sinal com relação a outro sinal.
(    ) Dentro da gramática da Libras, durante a criação dos sinais ou palavras, não importa se o sinal será bem elaborado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
\ufffd
	6.
	A Libras possui autonomia estrutural, ou seja, ela não é um simples soletramento ou tradução das palavras do português. A Libras possui sistema de gramática, morfologia própria da língua. Quanto aos sinais da Libras, analise as seguintes sentenças:
I- Sinais icônicos: esses tipos de sinais representam a imagem igual ao formato do objeto.
II- Sinais arbitrários: são os sinais que não apresentam nenhuma semelhança com o objeto.
III- Sinais icônicos: são os sinais que mudam de significado, dependendo do local do corpo onde ele é realizado.
IV- Sinais arbitrários: são os sinais que representam a imagem igual ao formato do objeto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
\ufffd
	7.
	Em cada língua os classificadores apresentam suas especificidades, que podem ser constatadas de formas diversas, podendo ser uma desinência ou até mesmo uma partícula colocada entre palavras. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um classificador é um elemento abundante em cada língua e pressupõe um tipo definido de sinalização.
(    ) Na Libras, os classificadores se configuram como marcadores de concordância de gênero, que podemos visualizar quando são sinalizadas pessoas, animais e/ou coisas. 
(    ) Um classificador pode ser identificado como uma desinência que acompanha um verbo no estabelecimento de uma concordância. 
(    ) As configurações de mão são reconhecidas como classificadores, pois funcionam como marcadores de concordância.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
\ufffd
	8.
	É comum na
Becka
Becka fez um comentário
não dar nem pra eu corrigir a minha com base na foto que tirei.
0 aprovações
Becka
Becka fez um comentário
essa prova e completamente diferente da que eu fiz.
0 aprovações
Carregar mais