Buscar

APOL Geografia da População e Lingua Portuguesa e Produção de Texto

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“[...] a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável. É importante reconhecer e manter sob controle os impactos [...] no meio ambiente, assim proporcionando um meio ambiente adequado para as futuras gerações que estão por vir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, J. P. S. Impactos Ambientais causados por mineração. Revista Espaço de Sophia. São Paulo: UNESP, n. 8, 2007, p. 1. 
Com base no texto e nos conteúdos estudados no livro-base Geografia da População, analise as afirmações sobre impactos ambientais e, em seguida, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Os impactos ambientais alteram diretamente a qualidade de vida das populações.
(  ) Se verificados em escala macro, podem ser analisados aspectos regionais e locais.
(  ) A percepção de tais problemáticas é uma variável importante para a análises de cenários degradados.
(  ) A escala micro exige a análise de dados qualitativos, que tendem a apresentar resultados menos generalizados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/5 - Geografia da População
Considere a seguinte citação: 
“O mundo está passando por um dos melhores momentos demográficos de toda história da humanidade. Isso se deve a um dos mais inopinados fenômenos sociais ocorridos na história da racionalidade humana: a transição demográfica. A transição demográfica, de modo geral [...], provoca uma forte mudança na estrutura etária da pirâmide populacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, J. E. D. A transição demográfica e a janela de oportunidades. São Paulo: Instituto Fernand Braudel, 2008, p. 3. 
A partir do excerto sobre estrutura etária e dos conteúdos estudados no livro-base Geografia da população, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos tipos de pirâmide etária:
1. Jovem
2. Adulta
3. Rejuvenescida
(   ) Pirâmide etária composta por uma população adulta, com forte incentivo à fecundação. Assemelha-se a alguns países desenvolvidos, que tiveram drástica queda na taxa de natalidade por um período e, hoje, apresentam leve crescimento.
(   ) Pirâmide com base mediana, com baixas taxas de natalidade e gradativo aumento no número de idosos.
(  ) Pirâmide caraterizada pela base larga, devido a seus altos índices de natalidade, e afunilamento no topo, devida a altas taxas de mortalidade. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 3 – 2
Questão 3/5 - Geografia da População
Atente para o fragmento de texto: 
“A estatística, como parte da matemática aplicada, estuda os mais variados fenômenos das diversas áreas do conhecimento e representa um valioso instrumento de trabalho nos dias de hoje. [...] dados provenientes de resultados da análise de amostras ambientais apresentam variáveis espaciais e temporais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Sabino, C. V. S.; Lage, L. V.; Almeida, K. C. B. Uso de métodos estatísticos robustos na análise ambiental. Revista Eng. Sanit. Ambient. Edição Especial, 2014, p. 88. 
De posse das informações e do livro-base Geografia da População, enumere, na ordem sequencial, as explicações sobre modelos estatísticos desenvolvidos para a análise de impactos ambientais de maneira que se relacionem a cada um dos elementos:
1. Curva de Kuznets Ambiental (CKA)
2. Modelo de Ehrlich e Holdren
(  ) Modelo que relaciona o crescimento econômico à pressão ambiental.
(  ) Modelo utilizado em estudos de impacto do crescimento da população sobre variáveis mundiais.
(  ) Desenvolvimento de economias atrelado à utilização de recursos naturais.
(  ) Avanço econômico atrelado ao avanço de tecnologias e à criação de formas alternativas e menos impactantes.
(   ) Demonstra por meio de variáveis determinados impactos que a população causa ao ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
Questão 4/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“O debate acerca da relação entre população e desenvolvimento tem acompanhado a História Moderna. Nesse longo trajeto, podem ser identificadas diferentes correntes de pensamento que trataram da questão, chegando a conclusões diversas – quando não diametralmente opostas – quanto aos significados econômicos e sociais do chamado problema populacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, J. E. D.; CORRÊA, S., Demografia e Ideologia: Trajetos Históricos e os Desafios do Cairo +10, Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Campinas, v. 20, n. 2, 2003, p.126-156. s. p. 
Levando em consideração o fragmento de texto e o livro-base Geografia da população, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das teorias:
1. Teoria de Malthus
2. Teoria neomalthusiana
3. Teoria reformista
4. Teoria da transição demográfica
(  ) Teoria que acreditava na duplicação da população a cada 25 anos e que a produção de alimentos não conseguiria acompanhar tal crescimento populacional.
(  ) Analisava as mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade e a sua relação com a industrialização e a modernidade dos países.
(  ) Apoiava o investimento em políticas sociais e em tecnologias pensando na produção alimentar.
(   ) Consistia no controle da natalidade por meio de restrições, com o objetivo de evitar a miséria e a fome. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	1 – 4 – 3 – 2
	
	C
	3 – 2 – 4 – 1
	
	D
	4 – 1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Questão 5/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“Fenômeno destacado na realidade brasileira, as migrações são elementos imprescindíveis para a compreensão do processo de urbanização e de suas perspectivas, bem como dos contornos assumidos recentemente pela problemática urbana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELLOS, T. M. Migrações internas: os conceitos básicos frente à realidade da última década. Porto Alegre: Ensaios FEE, v. 16, n. 1, 1995, p. 296-305. p. 296. 
Baseando-se no trecho de texto citado e nos conteúdos estudados no livro-base Geografia da população, assinale a alternativa correta sobre o contexto histórico do fenômeno migratório:
	
	A
	O fenômeno migratório esteve atrelado, muitas vezes, à questão do trabalho e da mão de obra, sendo primordial o auxílio de ONGs que desenvolvem os recenseamentos dos migrantes.
	
	B
	No Brasil, a grande metrópole São Paulo recebeu, no século XVI, cerca de 30 mil imigrantes internacionais.
	
	C
	Os dados referentes aos movimentos migratórios apresentam pouca exatidão, o que prejudica as projeções e as estimativas.
	
	D
	Para frear a vinda de imigrantes europeus, o governo brasileiro, no século XIX, promoveu diversas políticas de caráter xenofóbico.
	
	E
	Com a Segunda Guerra Mundial, muitos trabalhadores saíram do Norte da Europa em busca de refúgio na porção central do território.
Questão 1/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam atornar-se reais...”
PRETTI, D. Sociolinguística: Os Níveis De Fala. São Paulo: EDUSP, 2003. P. 11.
 De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma a outra.
	
	C
	dependentes uma da outra.
	
	D
	relacionadas como causa e consequência uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
“É papel da escola, portanto, facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas.”
BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. P. 74.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a escrita é utilizada de forma significativa quando ocorre:
	
	A
	com o intuito de dizer algo a alguém.
	
	B
	de acordo com modelos canonizados.
	
	C
	com o escritor sendo capaz de grafar corretamente as palavras.
	
	D
	visando a precisão gramatical.
	
	E
	através da utilização de conceitos formais e complexos da gramática normativa.
Questão 3/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem “línguas estrangeiras”), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas.”
CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. P. 114.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, são fatores textuais de ordem interna:
	
	A
	informatividade e situacionalidade.
	
	B
	coesão e intertextualidade.
	
	C
	coesão e coerência.
	
	D
	coerência e intencionalidade.
	
	E
	aceitabilidade e informatividade
Questão 4/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos [...]”
JESUS, A. L. de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de Aula. In: ANAIS ELETRÔNICOS III ENILL. Itabaiana: 2012. Disponível em: http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, é correto afirmar que as variações linguísticas:
	
	A
	ocorrem quando há desigualdades sociais, e a norma-padrão não é corretamente aprendida pelos falantes.
	
	B
	são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo.
	
	C
	ocorrem em escala menor quando os falantes da língua são letrados e cultos.
	
	D
	podem ser uniformizadas com a gramática normativa.
	
	E
	tornam-se menos frequentes com a memorização das regras gramaticais.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá, independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua Portuguesa, está se falando de uma unidade que se constitui de muitas variedades.”
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a gramática normativa torna-se ineficaz para o aprendizado da norma-padrão porque:
	
	A
	mostra-se incapaz de apresentar aos alunos todas as regras de uma língua.
	
	B
	leva em consideração os aspectos sociolinguísticos, em detrimento dos conceitos gramaticais.
	
	C
	reproduz de forma fiel a maneira como a língua é efetivamente usada no cotidiano.
	
	D
	falha ao não descrever conceitos sintáticos e morfológicos.
	
	E
	prioriza os conceitos gramaticais, em detrimento do uso real da língua.

Continue navegando