Buscar

Discussão sobre o filme O GERMINAL

Prévia do material em texto

O GERMINAL
Análise
ALUNO (A): NATHALIA DE FREITAS LINCK
MATRÍCULA: 201708272658
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLÍNA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A): EDUARDO ALVES MENDONÇA
(Av2)
21/11/2017
A obra de Émile Zola, O Germinal, lançado em 1885, é um romance naturalista Francês, renomado em todo o mundo. O seu enredo relata a realidade dos operários franceses, nas minas de carvão no final do século XIX. Fome, miséria, exploração e capitalismo, são palavras chaves para descrever tal romance. 
Nesse período histórico, aonde o desrespeito pela vida era evidente, houve grande avanço nas lutas de classe, operarias. A miséria era vista por todos os lados, e a fome era constante por conta do trabalho pesado, isto trouxe coragem aos mineiros para aderir a uma greve. 
Na trama, a greve é o principal meio para se chegar à união e alcançar a transformação política e social necessária. No caso, a personagem Étienne é responsável por essa conscientização, chamando a atenção de todos os demais operários para a mesma questão que Marx: a importância do despertar da consciência social diante da opressão e da situação subordinada do proletariado.
“O que queremos é suprimir o caráter miserável desta apropriação, que faz com que o operário só viva para aumentar o capital e só viva na medida em que o exigem os interesses da classe dominante.” (p. 32)
Referências Bibliográficas:
 Germinal – Émile Zola Marx, Karl E Engels, Friedrich. Manifesto Comunista.

Continue navegando