Buscar

Características do Líder Educador na Administração Pública

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMAnet
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALINE HENRIQUE SANTANA 
CARACTERÍSTICAS DO LIDER NO PAPEL DE EDUCADOR
São Luís
2017
ALINE HENRIQUE SANTANA
CARACTERÍSTICAS DO LIDER NO PAPEL DE EDUCADOR
	Atividade apresentada ao curso de Graduação em Administração Pública Bacharelado do Núcleo e Tecnologias da Educação, da Universidade Estadual do Maranhão, como parte dos requisitos para obtenção da nota na disciplina de Elaboração de Textos Acadêmicos. 
Professor: João Batista Bottentuit Junior
Tutora a distância: Luana Amum Barbosa Vieira Góes
São Luis
2017
CARACTERÍSTICAS DO LIDER NO PAPEL DE EDUCADOR
Aline Henrique Santana*
 Contrariando a antiga liderança autocrática e centralizadora de conhecimento, surgiram novos tipos de líderes até a consolidação da liderança situacional e como a gestão é um processo de transformação continuo, em meio ao desenvolvimento e ajustes organizacionais, surgiu a figura do líder educador. Esse líder na verdade foi percebido porque desde os primórdios da humanidade já existiam personagens com os traços dessa gestão. Mediante essa conjuntura, esta obra vem evidenciar as características marcantes da liderança educadora por meio de uma breve revisão bibliográfica do ramo da Administração, ensejando contribuir para a compreensão e o desenvolvimento desse tipo de líder nas organizações. Este artigo faz referências a exemplos de empresas que seguem essa gestão no Brasil e no mundo a fim de atestar que a liderança educadora não é uma espécie rara, mas apenas um tipo pouco reconhecido e estimulado. O texto também busca explanar como se faz o processo de aprendizado na organização por meio da liderança educadora, assim como atua o discurso pelo exemplo. A produção também reitera a importância do clima organizacional como ferramenta de desenvolvimento profissional. Ao longo do trabalho, são apresentados elementos que refletem o novo papel do líder como mentor do profissional cidadão e da organização como escola que foca na responsabilidade social e percebe os reflexos de suas atividades na sociedade.
	Palavras-chave: Líder educador. Gestão. Aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
No mercado profissional contemporâneo em que a liderança saiu do papel figurativo e passou a aglutinar muitas funções somadas a responsabilidades, tem se procurado deixar de lado a representação do "chefe" e se buscado profissionais capazes de serem orientadores para os membros da organização._______________
* Estudante da modalidade a distância do curso de Administração Pública da Universidade Estadual do Maranhão
Pelo mundo, a medida que a mão-de-obra especializada da base evoluiu, o líder precisou evoluir também a fim de garantir o andamento pacifico e produtivo da organização em busca de objetivos de forma integrada. No Brasil, não ocorreu diferente. Os profissionais, de forma geral, se tornaram mais capazes de absorver conhecimento devido ao aumento da capacitação, seja profissional ou educacional já que a cada dia aumenta o número de graduandos, pós-graduandos e dessa forma, ser um líder comum já não bastava. Faz-se preciso ter um diferencial que é o papel de educador.
 Esse líder educador deve oferecer, aos liderados, possibilidades de aprendizado, atrair e preservar conhecimento e, ao mesmo tempo, convence-los a atingir os objetivos organizações de forma integrada. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Maximiano (2008), o líder é alguém que consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outros. Em consonância, Paulo Freire (1997) fala que ensinar é promover a construção de conhecimento. Relacionando os dois conceitos, pode-se chegar a uma terceira ideia que seria do líder educador como alguém que consegue conduzir ações ou influenciar o comportamento e capaz de promover a construção de conhecimento.
A partir dessa combinação de conceitos pode-se perceber que a liderança educativa deve ser capaz de promover um ambiente laboral em que se estimule a aprendizagem, o progresso e a habilidade de responder positivamente às mudanças. Representando o conceito, uma empresa muito conhecida mundialmente por essa política é a General Eletric que se busca desenvolver líderes para seu negócio por meio dos próprios dirigentes. No Brasil, uma referência nessa política de líder educador e de empresa escola é a construtora Odebrecht onde o próprio fundador se dedica a atividade de formar lideres educadores.
Nesse processo de ensino, cabe ressaltar que a aprendizagem não diz respeito à transferência de conhecimento, mas a possibilidade de promover a construção do conhecimento de forma continuada. Ora, ao líder educador não vê o liderado com um agente passivo que recebe informação estática, mas como um agente ativo no ciclo de conhecimento. O liderado aprende quando executa o trabalho e reflete sobre esse ato, sendo capaz de ensina-lo, repeti-lo e aperfeiçoa-lo, portanto, o ensino não se limita ao processo de comunicação verbal.
A atuação do líder educador, portanto, é continua, pois envolve a supervisão, avaliação e feedback intermitente. Além disto, o líder não apenas ensina, mas aprende com os liderados. Essa conjuntura se mostra positiva já que permite o desenvolvimento da organização em um ciclo de melhoria de resultados.
Dentre as inúmeras funções do líder- educador no processo de aprendizado organizacional está o de propor desafios, assim como o faz um professor ao propor tarefas construtivas a seus alunos. Desafiar, nesse contexto, está muito relacionado à motivação. Chiavenato (2004) elucida essa questão ao apontar que quando um objeto exequível é encontrado, um vetor é despertado para dirigir locomoção para o objeto. Ou seja, o desafio proposto move o indivíduo em busca da conquista, da superação. Portanto, o papel da liderança educadora é examinar se seus liderados estão motivados para a execução de suas atividades e acompanhar seu rendimento por meio dos resultados. Essa gestão educadora deve buscar sempre dar o suporte e instrução necessária para o desenvolvimento profissional da equipe seja no aperfeiçoamento de habilidades já existentes ou daquelas almejadas, assim como prestar apoio diante das dificuldades que venham a surgir.
Outra marca do líder educador é o aprendizado pelo exemplo. Ele incorpora o discurso pelo exemplo. Praticar aquilo que fala e ensina. Ora se entre as características da liderança está a capacidade de influenciar, certamente não poderia faltar esse atributo à liderança educadora. Assim como o mestre, o líder precisa ser exemplo para quem integra sua equipe porque muitas pessoas irão se espelhar na sua conduta organizacional e reproduzi-la. Para tanto, ele busca o respeito dos seus liderados e tenta transmitir valores morais a partir de suas atitudes. 
	A liderança educadora, similarmente, se aproximaria da liderança situacional, pois possui capacidade de adequação às mudanças e percebe que o conhecimento está sempre em transformação, então se relacionar com ele envolve superação do nível de saber. O líder educador entende a organização como um espaço em permanente mudança, portanto aceita conviver com riscos e desafios.
	E ainda na temática, salienta-se que quem opera aprendizado, sabe que não existe homogeneidade de conhecimento. O líder educador reconhece isso. Ele respeita as diferenças do grupo no que cabe ao tempo de aprendizado e ao grau de conhecimento de cada um e tenta utilizar essas diferenças a favor do grupo, criando uma completude e um ambiente de transformação com respeito. O líder educador também apara as arestas das diferenças no grupo, zelando pelo equilíbrio de aprendizado e pelo sucesso de todos. O objetivo é investir no potencial dos liderados para que os bons resultados se reflitam na organização.
	Quando o assunto é liderança educadora, entre tantas competências que o gestor deve ter também está a capacidade de se comunicar em razão de ser uma habilidade necessária para oprocesso de aprendizado. Isso porque o líder, em suma, apresenta uma natureza educativa que ensina por meio do diálogo, estimulando feedbacks assim como apresentando-se como um ouvinte flexível e paciente. O desejo da liderança educadora deve ser um bom clima organizacional capaz de promover crescimento coletivo baseada no bom convívio.
	O desejo de capacitação das lideranças educadoras se concentra numa visão de longo prazo e com foco na sustentabilidade do processo de aprendizado. Portanto, o conhecimento nesse processo será retransmitido ciclicamente. A cultura ensinada pela liderança será multiplicada para outros núcleos sociais, principalmente no que diz respeito aos valores morais.
	E no que tange aos valores morais, além de honesto e justo, o líder educador precisa ter a humildade como um forte instrumento, além de saber reconhecer seus pontos fortes e fracos. A partir disto, buscará estruturar um time de modo a ter em seus liderados o complemento das suas habilidades e conhecimentos por saber que o líder não é onipotente e onisciente. O gestor educador sabe que ele também está em processo de melhoria continua. Ele sabe reconhecer qualidades de cada um e as diferenças, aceitando aqueles que discordam de seu ponto de vista porquanto sabe que essa discordância trará crescimento. Portanto o líder educador precisa praticar constantemente a auto reflexão.
	Quando se fala em características de um bom líder, é importante evidenciar que todo bom líder deve assumir esse papel de educador, preparando os seus colaboradores para as mudanças mercadológicas e sociais e, principalmente, fazendo deles, agentes de mudanças. Fundamentalmente, a liderança educadora acredita no seu liderado como um talento potencial e como influenciador social.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O líder educador apresenta um forte compromisso com sua equipe e uma significativa responsabilidade social. Ele deve somar as características tradicionais do bom líder e agregar às características de um bom professor
Quando se imaginar um líder educador, deve-se pensar num personagem que seria capaz de conduzir aprendizes, cidadãos e profissionais, enxergando esse ser como uma única peça que precisa ter todas as suas facetas trabalhadas. A liderança educadora é aquela que busca formar um profissional-cidadão e trazer benefícios mais abrangentes ao liderado, à organização e à sociedade. Talvez esse ponto seja o diferencial do líder educador para o líder convencional. A liderança convencional muitas vezes foca excessivamente nos resultados apenas organizacionais.
REFERÊNCIAS
 	CHIAVENATO, Idalberto, Teoria Geral da Administração. São Paulo: CAMPUS, 7ª Edição, 2004.
	
LACOMBE, Francisco José Masset. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2009
MACÊDO, Ivanildo Izaias de (Coord.). Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
MAXIMIANO, Antônio César. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2008.

Continue navegando