Buscar

teste de conhecimento 5

Prévia do material em texto

TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCE0897_EX_A5_201602581053_V1 
	30/05/2018 21:39:34 (Finalizada)
	Aluno(a): LUIZA LUBKE DE SOUZA
	
	Disciplina: CCE0897 - TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES 
	201602581053
	 
	Ref.: 201603695474
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na primeira metade do século XIX, "[...] nascem algumas propostas revolucionárias, políticas e urbanísticas, para mudar ao mesmo tempo a organização social e a organização dos conjuntos habitacionais. A sociedade tradicional produz o dualismo entre cidade e campo; a nova sociedade deve produzir um conjunto habitacional novo, de medida calculada, intermediária entre uma cidade e uma herdade; bastante pequeno para ser organizado de modo unitário, mas bastante grande para ter uma vida econômica e cultural completa, suficiente a si mesma". (BENÉVOLO, Leonardo. O Ambiente da Revolução Industrial. In: História da Cidade. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 567.)
Sobre as propostas elaboradas pelos socialistas utópicos Robert Owen, Charles Fourier e Jean-Baptista Godin no início do Século XIX como solução ideal para a cidade pós revolução industrial, analise as afirmativas abaixo:
I. Concordavam com o ideal liberal da classe burguesa.
II. Corresponderam a modelos irrealizáveis na época em que foram propostos.
III. Nelas, a liberdade individual é mais importante do que a organização coletiva.
IV. Além de solução para os problemas urbanos, tais propostas estavam embasadas também em uma forte crítica social.
V. Acabaram influenciando a pesquisa coletiva da arquitetura moderna no século XX.
Marque a alternativa que contém apenas as afirmativas CORRETAS:
		
	
	I, III e IV.
	
	I, III e V.
	 
	II, III e V.
	 
	II, IV e V.
	
	I, II e III.
	
	 
	Ref.: 201603695553
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Baseando-se em grande parte na observação das péssimas condições de vida da cidade liberal, Ebenezer Howard, em livro publicado originalmente em 1898, propôs alternativa aos problemas urbanos e rurais que então se apresentavam, como a superpopulação das cidades e suas consequências. Segundo ele, essa superpopulação era causada sobretudo pela migração proveniente do campo. Era, portanto, necessário equacionar a relação entre a cidade e o campo. A proposta de um novo tipo de cidade feita por Howard representou uma ruptura na concepção existente na época, e teve grande influência no pensamento urbanístico posterior, que era:
		
	
	Cidade-cultural, construída em área urbana, em que o centro abrigaria área para centros culturais (teatro, cinema, museus). Na região periférica, estariam dispostos edifícios com outros usos (comerciais, de serviços e residenciais).
	
	Cidade-condomínio, construída em área urbanizada, próxima aos bairros nobres com bastante vegetação. Na região periférica dos condomínios, estariam dispostos shopping centers e todo o apoio comercial necessário para o conforto dos habitantes.
	
	Cidade-fazenda, construída em área rural, bem distante dos grandes centros, com toda a organização da cidade voltada para a produção agropecuária. Na região periférica da cidade-fazenda, estariam dispostos depósitos, galpões, silos para receber toda a produção.
	 
	Cidade-jardim, construída em área rural, porém próxima da cidade, com estrutura radial, em que o centro abrigaria área para parque e jardim. Na região periférica, estariam dispostos edifícios públicos e culturais (teatro, biblioteca, museu, galeria de arte) e hospital. No anel externo estariam os armazéns, mercados, carvoarias, serrarias, etc.
	
	Cidade-satélite, construída em área urbanizada, próxima aos grandes centros. Na região periférica da cidade-satélite, estariam dispostos estradas, viadutos ou pontes necessários para o acesso dos moradores.
	
	 
	Ref.: 201603695531
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O traçado radioconcêntrico de ruas sugerido por Vitruvius e adaptado para a cidade ideal Sforzinda de Filarete teve aplicação prática em:
		
	
	Nova Florença por Leonardo da Vinci.
	 
	Palma Nova por Vincenzo Scamozzi.
	
	Cidade Ideal de Piero de la Francesca e Luciano Laurana.
	
	Utopia por Thomas More.
	
	Nenhuma das opções acima, pois não teve aplicação prática.
	
	 
	Ref.: 201603695513
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As teorias de Le Corbusier a respeito de como pensar o traçado urbano e suas influências sobre outros arquitetos, podem ser vistas em pelo menos duas experiências concretas. São elas:
		
	
	Brasília, 1957 e Paris, 1945.
	
	Brasília, 1957 e Paris, 1945;
	
	Brasília, 1957 e Belo Horizonte, 1898.
	 
	Chandigarh,1950 e Brasília, 1957;
	
	Chandigarh, 1950 e Paris, 1945;
	
	 
	Ref.: 201603695509
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Foi com a consolidação e expansão do capitalismo, permitida pela Revolução Industrial, que as cidades, principalmente os seus centros, viriam a receber ampla e sistematicamente o impacto decorrente de políticas públicas e suas ações corretivas."
DEL RIO, apud VALENTIN, L. S. O. Requalificação urbana, contaminação do solo e riscos à saúde: um caso na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2007, p. 89 (com adaptações).
Com base no texto, assinale a resposta que contenha quando a primeira grande ação corretiva urbana da história foi levada à cabo:
		
	
	em 1755, em Lisboa, quando um terremoto resultou na destruição quase total da cidade que foi refeita com grandes praças e avenidas largas e retilíneas, sob a autoridade de D. José I e seu primeiro ministro, o Marquês de Pombal.
	
	no ano de 1666, em Londres, quando um incêndio destruiu partes do centro da cidade e esta teve de ser reconstruída pelo então arquiteto Cristopher Wren a pedido do Rei Carlos II.
	
	nas primeiras décadas do século XX, com o Movimento Moderno, quando as ações voltadas à renovação urbana adquirem características mais intensas, com tendência à negação da cidade existente e construção de um novo modelo voltado ao atendimento das necessidades de um homem idealizado.
	 
	na segunda metade do século XIX, em Paris, quando o então prefeito Barão de Haussmann, contrariando as estruturas existentes, realizou uma transformação na cidade, impondo uma nova lógica que repercutiu em outras cidades da Europa e da América do Sul.
	
	em fins do século XVI, nas áreas centrais da cidade de Roma, quando foi superposta uma nova estrutura sobre o tecido urbano existente.
	
	 
	Ref.: 201603695521
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos planos traçados para diversas cidades, a visão de Le Corbusier é:
		
	
	Concentrar as habitações em grandes volumes, distribuídos aleatoriamente pelas cidades;
	
	Priorizar a circulação dos pedestres em detrimento do uso do automóvel e a diversidade funcional;
	
	Não definir zonas específicas para as habitações, que ficariam espalhas pelos setores da cidade;
	 
	Segregar funcionalmente e definir o caráter das atividades urbanas, com base no conceito de zoneamento funcional;
	
	Criar setores de uso misto a fim de garantir a multiplicidade de uso dos de um mesmo espaço urbano.
	
	 
	Ref.: 201603695657
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No modelo de cidade do século XIX, havia uma predominância do sistema viário estruturado por grandes eixos, tanto nos projetos de cidades novas, quanto naqueles que propunham extensões ou reformas de cidades existentes. PORQUE A linha reta de ruas e avenidas propicia, ao mesmo tempo, a circulação mais veloz de veículos e o fluxo mais eficaz das instalações necessárias para a boa infraestrutura de uma cidade. Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
		
	 
	as duas são verdadeiras,e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	as duas afirmativas são falsas.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	 
	Ref.: 201603695656
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Fazem parte do legado do urbanismo do século XIX, os seguintes itens abaixo listados: 1. A ideia de que a cidade é um sistema integrado. 2. A preocupação com a habitação de interesse social. 3. A prioridade do pedestre no traçado das vias urbanas. 4. A negligência com os aspectos sanitários.
		
	 
	Apenas um item.
	
	Nenhum dos itens.
	 
	Apenas dois itens.
	
	Três entre os quatro itens.
	
	Todos os itens.

Continue navegando