Buscar

RESUMO UNIP NP1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

□Pensamento Mítico:Não tem autor, nem origem,transmitida oralmente, adesão e aceitação pelo gregos, não se justifica e nem se fundamenta,não se crítica e sempre apelar para o SOBRENATURAL .
□Pensamento filosófico-Científico: Logos ( debate racional ),Cosmo(ordem racional ),ARQUÉ elemento primordial, causalidade efeito -causa,caráter crítico /secular e por fim PHYSIS (resposta no mundo ).
■Aristóteles:JUSTIÇA TEM COMO CONCEITO DE DEFINIÇÃO VIRTUDE E EQUIDADE. 
▪justiça legal/animada_ justiça humana baseada na lei,juiz é a personificação da justiça quando age com imparcialidade e equidistancia, o juiz é o mediador de todo o processo de justiça corretiva. 
▪justiça corretiva _atua na relação entre 2 indivíduos, em âmbito privado em condição de coordenação /reparativa/comutativa.
▪justiça distributiva _se aplica na relação entre o público e o privado (quando os atores sociais se encontrar em situação de subordinação ),Uma das partes é passiva .
¤Amizade para Aristóteles nas relações sociais está desprovida de todo interesse e vontade de prejudicar substituído tudo por reciprocidade, espontaneidade, auxilio mútuo, confiança e igualdade. 
●EPICURISMO : Busca pela causalidade, o caminho para a explicação dos fenomenos naturais 
●ESTÓICOS :Crença na ordem cósmica busca o afastamento do mundo,é o dever pelo dever sem quaisquer benefícios. 
**Santo Agostinho*** :JUSTIÇA humana ( ou transitória ) tem como principais características a limitação, 
a temporalidade , 
é mutável e falível , 
julgar as transgressões sociais 
ENCONTRA - SE EM PARALELO COM A JUSTIÇA DIVINA ( ou eterna ) tida como uma justiça :
imutável, 
infalível, 
ilimitada, 
atemporal que julgar os danos morais.
***SÓCRATES ***
PARA ELE por mais injusta que a lei seja ela deve ser seguida, preferindo assim sofrer a injustiça do que praticá la ,se alguém não segue a lei ele é tomado como mau exemplo para os demais podendo ter como consequência o caos. 
Tendo como maior exemplo de seu pensamento ele mesmo que ao ser condenado injustamente, na prisão um outro indivíduo ele propôs fuga, respondendo a ele que se ele assim o fizesse ,estaria indo contra todos os seus princípios, tornado -se um mau exemplo a seus discípulos, preferindo sofrer com as consequências de uma injustiça.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando