Buscar

AV1 Av1 - Ace - Seminário Interdisciplinar I

Prévia do material em texto

1)
Sabe-se que se o plano de negócios é um registro detalhado dos aspectos que permeiam um novo empreendimento, ele guiará o empreendedor na execução desse plano de modo consciente, realístico e sistemático, mapeando e evitando os riscos potenciais que podem estar envolvidos no processo empreendedor. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O plano de negócios é primordial para o sucesso de um empreendimento.
PORQUE
II. É o desenho detalhado da nova empresa e fornece uma visão segmentada dela, separando as necessidades e o funcionamento de cada departamento.
Com relação as asserções é correto afirmar:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa assinalada
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Para Chauí (1995), independente do conteúdo a ser investigado, uma atitude filosófica se embasa em três características sobre a coisa, valor ou ideia: a) perguntar "o que" é e seu significado; b) perguntar "como" acontece e quais as suas relações que definem como tal; c) perguntar "por que" existe e como é, seja por sua origem ou causa.
Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995
Tendo como base as relações entre homem, cultura, sociedade e o surgimento da filosofia, leia atentamente as asserções a seguir:
I - A interpretação do mundo, bem como o questionamento acerca da realidade e das expectativas se caracteriza como um processo de construção do conhecimento e de visão crítica sobre as relações humanas.
II - O pensamento filosófico é função exclusiva de grandes pensadores, que são treinados a adotar uma postura filosófica por meio de atitudes críticas perante o mundo e situações cotidianas.
III - A construção do conhecimento se dá por meio da evolução do pensamento crítico. Muito mais do que buscar respostas já existentes, a missão é buscar as perguntas que ajudam a refletir de forma crítica sobre a realidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas a afirmativa I está correta.
d)
Apenas a afirmativa II está correta.
e)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
3)
Sabe-se que um processo pode ser descrito como uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento, marcha. Um processo pode ser descrito, ainda, como um conjunto de etapas que transformam recursos (entradas) em produtos ou serviços (saídas). Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções do exemplo a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No caso do processo empreendedor, o resultado é um empreendimento ou um negócio.
PORQUE
II. No caso do intraempreendedor, pode ser uma proposta de projeto inovador que gere valor para a empresa onde se trabalha.
Com relação as asserções é correto afirmar:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Um importante e conhecido filósofo da Idade Antiga foi Sócrates. Ele propunha que, antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria primeiro e antes de tudo conhecer-se a si mesmo.
Analise as afirmações a seguir:
( ) Por fazer do autoconhecimento ou do conhecimento que os homens têm de si mesmos a condição de todos os outros conhecimentos verdadeiros, é que se diz que o período socrático é antropológico, isto é, voltado para o conhecimento do homem, particularmente de seu espírito e de sua capacidade para conhecer a verdade.
( ) As perguntas de Sócrates aos atenienses levavam seus interlocutores a reconhecer que respondiam sem pensar no que estavam falando, apenas repetindo o que tinham aprendido um dia. Dessa forma, como cada pessoa interpretava o que havia aprendido na infância de uma maneira, era comum que, durante o diálogo, revelassem contradições.
( ) As perguntas de Sócrates estavam fundadas nas ideias, nos valores e deixavam os interlocutores embaraçados e curiosos porque, ao tentarem responder ao "o que é?", eles notavam muito surpresos que não sabiam responder. Entretanto, diferentemente dos sofistas que revelavam não ter respostas para tudo e continuavam em busca do conhecimento, Sócrates as revelava a seus interlocutores, desde que estes pagassem por isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V - V.
b)
V – V – F.
Alternativa assinalada
c)
V – F – V.
d)
V – F – F. 
e)
F – F – F.
5)
Sabe-se que o tamanho do negócio também é uma variável que deve ser considerada quando o empreendedor está elaborando o seu orçamento de marketing. Uma empresa local e pequena dificilmente conseguirá fazer a sua propaganda na televisão, pois o retorno em vendas certamente será menor que o investimento realizado, levando ao desperdício de recursos. Considerando o que foi apresentado, leia as proposições a seguir que tratam de meios de comunicação que exigem investimento menores de empresas pequenas ou locais:
1. Outdoors.
2. Jornais de bairro.
3. Rádio.
4. Revistas especializadas.
5. Redes sociais.
Enquanto algumas das proposições acima podem ser verdadeiras, outras podem ser falsas. Assinale a alternativa que contemple a correta correlação entre a proposição se verdadeira (V) ou falsa (F).
Alternativas:
a)
1-V; 2- F; 3-F; 4-F; e 5-V.
b)
1-F; 2- V; 3-F; 4-V; e 5-V.
Alternativa assinalada
c)
1-F; 2- V; 3-V; 4-F; e 5-F.
d)
1-V; 2- F; 3-V; 4-F; e 5-V.
e)
1-F; 2- V; 3-V; 4-V; e 5-F.
RESPOSTA 
C
E
A
B
B

Continue navegando