Buscar

Avaliando Processo Civil III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201505258378)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Lei nº 13.105/2015 regulamentou a Reclamação como ação autônoma de impugnação de decisões judiciais, com a finalidade de garantir a aplicação coerente e racional do sistema de precedentes judiciais. Considerando essa premissa, assinale a afirmativa incorreta sobre essa temática:
		
	
	O julgamento de eventuais recursos interpostos prejudicará a reclamação, tornando inviável seu julgamento.
	 
	O Ministério Público é legitimado para propor reclamação para garantir a autoridade das decisões dos tribunais.
	
	É dispensável a atuação do Ministério Público nos casos em que não atuar como autor da reclamação.
	
	É admissível a propositura da reclamação após o trânsito em julgado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505250378)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(NCPC)Em audiência realizada no dia 30/04/15(5ª) foi proferida sentença de procedência da ação. Anastolfo, réu, indignado com a decisão proferida, decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de___, e, para tanto teria até o dia __ sob pena de preclusão ___ e cuja finalidade seria de ____da sentença e o efeito do recurso seria_____.
		
	
	A) embargos declaratórios, 08/05/15, temporal, esclarecimento.
	
	B) apelação,15/05/15, consumativa, reforma, devolutivo e suspensivo;
	
	nda
	 
	D) apelação, 22/05/15, temporal, reforma, apenas devolutivo
	
	C) embargos declaratórios,05/05/15, temporal, esclarecimento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505258371)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os fundamentos determinantes de certo precedente judicial, firmado pelo Superior Tribunal de Justiça, foi superado pelo acolhimento da tese apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil no julgamento de um recurso especial interposto. Sobre a alteração dos precedentes judiciais previamente firmados é correto afirmar:
		
	 
	A alteração do precedente poderá ter seus efeitos modulados pelo Tribunal superior para garantir a segurança jurídica e preservar o interesse social.
	
	A alteração do precedente poderá ser admitida mediante maioria absoluta do respectivo tribunal.
	
	A alteração de precedentes judiciais será realizada pelo respectivo Tribunal superior, sendo vedada a participação de entidades que não integram a relação processual.
	
	O sistema de precedentes judiciais tem como objetivo garantir a estabilidade da jurisprudência e a segurança jurídica não admitindo a alteração dos precedentes editados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505258388)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(XIII EXAME DE ORDEM - TIPO 1 - BRANCA) Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo. Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em dois estados da Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nos estados da Bahia e de Mato Grosso. A respeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A ação de inventário deve ser ajuizada no foro do domicílio dos filhos de Lindalva, pois são eles os inventariantes.
	 
	O inventário deverá ser aberto pelos herdeiros no estado de Minas Gerais, uma vez que Lindalva não tinha domicílio certo e seus bens estavam em lugares diferentes.
	 
	A ação de inventário poderá ser ajuizada no foro da situação de qualquer dos bens, uma vez que o autor da herança possui bens em lugares diferentes.
	
	O foro competente para o inventário é o da situação dos bens, de forma que o inventário deverá ser aberto na Bahia, local onde a maioria dos bens está localizada.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505275318)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.

Continue navegando