Buscar

MEMORIAL DESCRITIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVO
	O presente Memorial tem por objetivo critérios e especificações dos materiais a serem utilizados em obras prediais conforme especificado no projeto arquitetônico.
	Os materiais a ser utilizados devem ser de boa qualidade, seguindo com o que foi descrito e obedecendo as normas técnicas da ABNT. Caso ocorra algum imprevisto com os mesmos, poderá ser feita a substituição por produtos similares desde que seja aprovado pelo contratante.
	Todo o trabalho deve ser executado por profissionais habilitados, usando as normas de segurança e EPIs necessários. Devem ser seguidas as medidas propostas de acordo com as normas e em específico a NR-18.
INFORMAÇÕES GERAIS
	A obra que se trata o presente memorial é relativo a um Condomínio Residencial Multifamiliar de área 5492,84 m2, situado na Rua Sul Americana com antiga R. SP-2015 (Atual R. Dr. Carlos Marengo Pereira Filho) C/ AV. SP-206 - Q: 10 - L:1ª V LOTEAMENTO RESIDENCIAL JARDINS - UBERLÂNDIA/MG, composto por 6 blocos sendo o bloco 1 e 6 de área 611,16 m2 cada um, com um pavimento térreo e mais 2 andares com 4 apartamentos por andar com dois dormitórios, um banheiro, cozinha, sala e área de serviço. Nos blocos 2,3,4 e 5 temos um térreo e mais três pavimentos de 4 apartamentos por andar contendo dois dormitórios, um banheiro, sala, cozinha e área de serviço.
	O presente Condomínio é constituído também por um salão de festas, vagas descobertas e guarita. 
	Sobre a quantidade de funcionários da obra temos, 65 homens e 5 mulheres, e no setor administrativo temos 15 homens e 15 mulheres. 
NORMAS DE EXECUÇÃO
NR-18
	Esta norma estabelece diretrizes que tem por objetivo garantir segurança e saúde aos trabalhadores; definir atribuições e responsabilidades a aqueles que a administram; prevenir os riscos da execução da obra; aplicar técnicas que reduzam o máximo o risco de doenças e acidentes. 
	Dentro da norma tem se o PCMAT que é um plano que estabelece condições de Segurança do Trabalho e é obrigatório para ambientes com 20 ou mais trabalhadores.
	Mais especificamente o requisito 18.4 da norma visa as especificações para as áreas de vivencia onde estão distribuídas em instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha (quando for necessário o preparo das refeições), lavanderia, área de lazer e ambulatório (quando tiver 50 ou mais trabalhadores). Cada um desses elementos é tratado separado e detalhadamente, definindo suas especificações de uso. 
	Como o canteiro de obras muda de lugar sempre que uma obra termina e outra começa é comum encontrar-se instalações inadequadas justificadas pelo curto período. Argumentando que não vale o investimento, pois logo deixará de existe, em algumas obras é evidente a falta de condições para o uso de qualquer ser humano, desconsiderando os direitos de um ambiente de trabalho digno. Isso pode até causar falta de motivação, estresse, depressão aos funcionários.
	Algumas notas sobre as instalações sanitárias que a norma estabelece como as paredes devem ter material lavável, podendo até ser de madeira desde que seja resistente; ter pisos impermeáveis, laváveis e antiderrapante; não se ligar diretamente a locais de refeições, por fim as instalações devem manter o ambiente em perfeito estado de uso e higiene. 
	Por se tratar de área de instalações temporárias, as áreas de vivência são normalmente construídas de alvenaria e materiais carregáveis. 
	Em uma das obrigações estabelecidas pela norma, está a de se manter um sistema de alarmes capazes de dar sinais por toda a obra. A NR 18 estabelece que todos os empregados sejam treinados para executarem suas atividades com segurança. E por fim, é obrigatório a colocação de tapumes ou barreiras sempre que se tiver atividades da indústria de construção, de forma que impeça pessoa estranhas de acessarem a obra.

Continue navegando

Outros materiais