Buscar

Alterações Musculoesqueléticas na Gravidez

Prévia do material em texto

1 -Sobre as alterações musculoesqueléticas na gravidez marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O músculo quadrado lombar, quando sobrecarregado, provoca dor sacroilíaca referida no baixo ventre.
	
	O ligamento redondo é responsável pela presença de dor na região inguinal principalmente durante os movimentos de levantar e andar.
	 
	A postura característica da grávida compreende, dentre outras alterações, a diminuição da base de sustentação com semiflexão de joelhos.
	
	Com o aumento uterino e das mamas tende a ocorrer um giro anterior da pelve sobre o fêmur (anteversão pélvica), o que provoca o deslocamento anterior do centro de gravidade.
	
	O músculo piriforme, quando sobrecarregado na gravidez, pode comprimir o nervo ciático e causar dor irradiada para o membro inferior.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408166078)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Assoalho Pélvico compreende um grupo de tecidos que recobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem como função dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar que:
		
	
	e) Alterações no funcionamento dos músculos do assoalho pélvico pouco interferem no controle da micção.
	
	b) O músculo Detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
	
	c) Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
	
	a) O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência Anal, não tendo atuação na continência urinária.
	 
	d) O canal vaginal mantém-se tenso a custa da contração dos músculos Bulboesponjoso e levantador do ânus.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407980017)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da fisiologia sexual feminina leia as afirmativas abaixo. I. A fase lútea faz parte do ciclo ovariano e é caracterizada pela formação do corpo lúteo. II. A fase folicular faz parte do ciclo ovariano e é está na dependência de FSH e progesterona. III. A fase proliferativa faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de FSH e estrógeno. IV. Ocorre aumento súbito de LH antes da ovulação. V. A fase secretora faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de LH. Marque a alternativa correta:
		
	 
	I, III e IV são corretas.
	
	II, IV e V são corretas.
	
	I, II e IV são corretas.
	
	II, III e V são corretas.
	
	I, IV e V são corretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408057755)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a atividade física na gestação, indique a correta:
		
	 
	A prática de atividade física deve ser realizada de forma regular, com intensidade de leve a moderada, sendo uma das formas de determinação a faixa de frequência cardíaca (FC) de 60-75% da frequência cardíaca máxima (FCM).
	
	O treino de equilíbrio em superfícies irregulares e o treino de apoio unipodal devem ser realizados na gestação, pelas alterações que apresentam.
	
	Um dos objetivos da atividade física é o controle e prevenção do diabetes gestacional, em decorrência da atividade física levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina.
	
	É importante a diminuição da intensidade dos exercícios durante a gravidez, em todas as gestantes, em razão das alterações decorrentes de fatores hormonais.
	
	O centro de gravidade na gestante se desloca anteriormente e inferiormente, em virtude do aumento do útero e das mamas, sendo importante o fortalecimento muscular como técnica de tratamento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408075926)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
	 
	No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
	 
	No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
	 
	O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
	 
	A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
	A Resolução número 401 de 18 de agosto de 2011 do COFFITO resolve sobre a disciplina e especialidade profissional de Fisioterapia da Saúde da Mulher. Segundo o COFFITO, para o exercício da Especialidade Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher é necessário o domínio de Grandes Áreas de Competência. A atuação do Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação da cliente/paciente/usuária. Reflita e indique quais dos seguintes ambientes listados a seguir correspondem à atuação do Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher: I Hospitalar; II Ambulatorial (clínicas, consultórios, centros, unidade ou núcleos de saúde); III Domiciliar e Home Care; IV Públicos; V Filantrópicos; VI Militares; VII Privados; VIII Terceiro Setor.
		
	 
	Todos são verdadeiros.
	
	Todos são falsos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas os itens impares são corretos.
	
	Apenas os itens I, II, III e IV são corretos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407663767)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O aleitamento é tão importante para o binômio mãe-bebê que o Ministério da Saúde preconiza que ele deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida de maneira exclusiva. Reflita sobre a fisiologia da lactação e complemente as frases de maneira a torná-las verdadeiras. Um dos principais fatores etiológicospara o surgimento de ___________________ é a ___________________. Por mais que a sucção seja um reflexo inato, o fisioterapeuta deverá orientar a nutriz que observe se os lábios do bebê estão corretamente posicionados (________________ e ________________). Em todo momento ________________ e ________________ deverão estar o máximo possível dentro da boca do bebê, na qual formará o bico longo.
		
	
	fissuras mamilares; pega correta; de frente para a mama; voltados para fora; mamilo; mama
	 
	fissuras mamilares; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para fora; mamilo; aréola
	
	mama flácida; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para dentro; mamilo; aréola
	
	mama flácida; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para fora; mama; aréola
	
	fissuras mamilares; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para dentro; mamilo; aréola
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408142224)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Entende-se por parto natural aquele realizado sem intervenções ou procedimentos desnecessários durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, e com o atendimento centrado na mulher. Também pode ser chamado de parto humanizado, devido a todo o respeito e ternura com que são tratados a mulher e o bebê neste período. Sobre o parto natural, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	A presença de um acompanhante durante o trabalho de parto e parto, além de benéfico para a parturiente, é garantida por lei.
	 
	A alimentação da parturiente deve ser suspensa durante o trabalho de parto, para evitar a ocorrência de náusea e vômitos, mas deve-se fornecer água de forma livre, visando manter a hidratação.
	 
	Para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, pode-se realizar massagens, banhos de chuveiro e, na banheira de hidromassagem, utilização de música e outras técnicas de relaxamento.
	 
	Durante o trabalho de parto e no parto, é permitida a escolha da melhor posição de parto pela própria mulher.
	 
	As caminhadas durante o trabalho de parto são estimuladas, proporcionando maior conforto e liberdade à parturiente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407663765)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O aleitamento é tão importante para o binômio mãe-bebê que o Ministério da Saúde preconiza que ele deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida de maneira exclusiva. Reflita sobre a fisiologia da lactação e complemente as frases de maneira a torná-las verdadeiras. Os hormônios envolvidos na amamentação são fundamentais para que haja a produção correta do leite (mediada pela _________________) e a ejeção adequada do mesmo (mediada pela _________________). A elaboração do _________________ ocorre nas primeiras 48 a 72h após o parto, promove a nutrição do bebê por ser altamente concentrado e rico em _________________.
		
	
	prolactina; ocitocina; colostro; vitaminas
	
	prolactina; ocitocina; leite maduro; água
	 
	prolactina; ocitocina; colostro; anticorpos
	
	estrógeno; ocitocina; colostro; anticorpos
	
	prolactina; estrógeno; colostro; anticorpos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408063948)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das patologias gestacionais abaixo apresenta como principais sintomas clínicos (quadro clínico): sangramento vaginal indolor, vermelho-vivo e de início abrupto?
		
	
	Diabetes Gestacional
	
	Retardo no Crescimento Fetal Intra uterino
	
	Hiperêmese Gravídica
	 
	Placenta Prévia
	
	Pré-Eclampsia Leve
]
	
	
	1a Questão (Ref.:201408167244)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A influência da posição materna no segundo período do trabalho de parto tem sido discutida na literatura, devido às suas implicações negativas para o assoalho pélvico. Em relação ao parto vaginal, assinale a alternativa correta.
		
	
	O uso rotineiro de episiotomia não favorece traumas perineais mais severos.
	
	A realização da episiotomia não está associada ao parto horizontal, somente ao vertical.
	
	A episiotomia é indicada apenas em casos de sofrimento fetal.
	
	A posição vertical da mulher em relação à horizontal parece constituir um desses fatores de influência negativa para o assoalho pélvico, já que a posição vertical pode prolongar o período expulsivo.
	 
	O parto vaginal vertical tem maior eficiência e intensidade na força de contração uterina, além de diminuir o risco de compressão aorto-cava. Esses fatores contribuem para a diminuição do período expulsivo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407663631)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: As mamas já passam por transformações durante a gestação para que sejam preparadas para a lactação após o nascimento do bebê. A mama pode ________________ de peso (entre 500 a 800g), as glândulas sebáceas se tornam dilatadas e recebem o nome de ___________________________ e a aréola torna-se mais pigmentada e escurecida. Durante o aleitamento, o hormônio ________________ estimula a produção de leite, enquanto o hormônio ________________ promove a ejeção do mesmo.
		
	 
	aumentar, tubérculos de Montgomery, prolactina, ocitocina
	
	aumentar, tubérculos de Montmartre, ocitocina, prolactina
	
	aumentar, tubérculos de Montgomery, progesterona, estrógeno
	
	aumentar, tubérculos de Montmartre, prolactina, ocitocina
	
	aumentar, tubérculos de Montgomery, ocitocina, prolactina
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407663505)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F.
		
	 
	Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina.
	 
	O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante).
	 
	A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta.
	 
	Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves.
	 
	É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratado este problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408070356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapia inclui a indicação de intervenções onde o movimento e a função foram prejudicados pelo processo do envelhecimento, de lesões ou de alguma doença (Confederação Mundial para Fisioterapia, 1999). Sabe-se que os distúrbios do assoalho pélvico podem causar no paciente constrangimento e isolamento. Como deve ser a abordagem com esse tipo de paciente?O treino muscular do assoalho pélvico é um método eficaz de reabilitação do assoalho pélvico.
	 
	Todas as pacientes realizarão o mesmo protocolo de tratamento, independente se o distúrbio é de origem urinária, fecal, sexológica ou dolorosa.
	 
	A incontinência urinária de esforço é o distúrbio do assoalho pélvico mais frequente.
	 
	Caso a paciente apresente prolapso de bexiga, não há necessidade alguma do fisioterapeuta inquerir sobre constipação intestinal associada, visto que este último distúrbio não interfere no primeiro.
	 
	Caso a queixa principal da paciente seja incontinência urinária, não é necessário a realização do exame físico do assoalho pélvico da paciente, pois todas seguem o mesmo padrão de sintomas e achados.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407591870)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Gestante A.G.S., 19 anos, G1P0A0, comparece a consulta de rotina no ambulatório de obstetrícia no dia 30/07/11, apresentando data da última menstruação (DUM 29/04/11). Qual a data provável de parto (DPP) e Idade Gestacional, respectivamente, desta paciente?
		
	
	12/01/12; 12 semanas
	
	06/01/12; 11 semanas
	
	12/02/12; 15 semanas
	 
	06/02/12; 13 semanas
	
	12/12/12; 10 semanas
	
2a Questão (Ref.:201408057755)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a atividade física na gestação, indique a correta:
		
	
	Um dos objetivos da atividade física é o controle e prevenção do diabetes gestacional, em decorrência da atividade física levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina.
	
	O centro de gravidade na gestante se desloca anteriormente e inferiormente, em virtude do aumento do útero e das mamas, sendo importante o fortalecimento muscular como técnica de tratamento.
	 
	A prática de atividade física deve ser realizada de forma regular, com intensidade de leve a moderada, sendo uma das formas de determinação a faixa de frequência cardíaca (FC) de 60-75% da frequência cardíaca máxima (FCM).
	
	O treino de equilíbrio em superfícies irregulares e o treino de apoio unipodal devem ser realizados na gestação, pelas alterações que apresentam.
	
	É importante a diminuição da intensidade dos exercícios durante a gravidez, em todas as gestantes, em razão das alterações decorrentes de fatores hormonais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408546138)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O puerpério é definido com o retorno da mulher ao período pré gravídico. De acordo com a fisioterapia nesse período podemos afirmar que:
		
	
	Exercícios de ponte diferenciada nas primeiras 12 horas de pós parto são fundamentais.
	
	Deve ser realizado exercícios respiratórios associados a exercícios de fortalecimento de membros superiores e membros inferiores no puerpério imediato.
	
	Não há alternativa correta.
	 
	Realizar exercícios de báscula e de contração perineal são importantes no puerpério.
	
	No puerpério imediato a fisioterapia não pode realizar deambulação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408067123)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir das mudanças fisiológicas que desajustam temporariamente o sistema musculoesquelético da gestante e que podem acarretar desconfortos posturais, assinale a alternativa correta.
		
	
	É possível intervenção fisioterapêutica num quadro de algias posturais na gestante, entretanto hidroterapia e yoga são contraindicadas.
	
	Existe uma alta prevalência de dor na coluna vertebral durante o período gestacional, principalmente em se tratando de lombalgias. Entretanto, estudos apontam que não há nenhuma associação dessa dor no período gestacional com dor prévia a gestação. Conclui-se, portanto, que a lombalgia é normal na gestação e não há como intervir nesse processo, já que é um desconforto temporário.
	 
	Dor lombar e dor pélvica posterior são algias comuns na gestação e para melhor abordagem fisioterapêutica com resultados adequados, faz-se necessário o diagnostico diferencia entre elas.
	
	Gestantes com quadro de dor pélvica posterior devem fazer repouso e usar analgésicos orais.
	
	A abordagem fisioterapêutica para as algias posturais se faz somente por meio de medidas preventivas, como a orientação postural, não sendo possível intervenção após a instalação do caso.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407549359)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na gestação, a motilidade digestiva pode diminuir, devido aos elevados níveis de progesterona, que diminui a produção de motilina. O aumento do tempo de trânsito dos alimentos pelo tubo digestivo promove a reabsorção de água, provocando:
		
	
	diarréia.
	
	vômitos.
	
	aumento do apetite.
	
	refluxo gastro-esofágico.
	 
	constipação.

Continue navegando