Buscar

apresentação ensino médio integrado

Prévia do material em texto

O Ensino Médio Integrado no Contexto das Transformações da Sociedade Contemporânea
Tutor à Distância: João Acácio Alves Pavão. Professora: Willany Acadêmicos: Clairton, Steffany, Adecilde, Rebeca, Dario. 
Lutas Históricas e Referências em Tempo de Regressão
A educação no Brasil tem sofrido no decorrer da sua história, e muitas vezes por desinteresse daqueles que estavam no poder.
Na década de 1930 quando a evolução industrial chega ao Brasil, viu- se a necessidade de se investir na educação para formar mãos de obras qualificadas para o trabalho. Até então não tinham visto necessidade, pois o trabalho rural não exigia mãos de obras para seus trabalhadores.
A escola nessa época era particular, e o estado não participava efetivamente da educação Brasileira; pois nem todos tinham o acesso à ela.
Avanços e Desafios
Desde o início do século XIX, já havia o desafios nos avanços educacionais, que era regido pela a Burguesia, que se apoderou do governo brasileiro. Havia desafios que segundo SAVIANI (1995) “...era necessário vencer a barreira da ignorância. Só assim seria possível transformar os súditos em cidadãos...isto é, indivíduos livres, esclarecido e ilustrado”. Era uma tarefa árdua e que só aconteceria segundo o próprio SAVIANI (1995) “...através do ensino...pois era o grande instrumento para converter os súditos em cidadãos”. 
Só assim o ensino brasileiro é que conseguiria o seu objetivo: “tornar cidadãos conscientes e preparado para o mercado de trabalho”. A qual os desafios eram impostos pelo os avanços da evolução industrial que ocorreu na década de 1930.
 “ Aprender a Aprender: Um Slogan para a ignorância”
 Dermeval Saviani
Filósofo Brasileiro
Perspectivas Sobre o Ensino Integrado
Quando a Educação no Brasil começou a ser vista para capacitação profissional, fizeram com que o ensino fosse integralizado para que se pudesse formar mãos de obras. Porém o ensino depois de ser integrado, ele passou a ser um ensino Dual, como bem fala SILVA (2011) [...] “ensino de continuidade para uns, e de terminalidade para outros”.
E quando a classe social, que escapando da evasão escolar se formasse não tinha opção de escolher em que profissão se formaria, a não ser o mesmo do curso técnico que fizera, isso segundo SILVA (2011) p.p 46/69.
A dualidade no ensino trouxe muitas perspectivas no ensino integrado, nos mostrando que o tratamento era diferenciado entre as classes sociais. E com certeza isto não era bom para a educação brasileira. 
Ensino Médio Integrado
O Ensino Médio Integrado é uma modalidade de ensino que articula a educação profissional técnica e o ensino médio, tudo isso de forma integrada, a quem tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única.
A publicação da Lei 11.892 em 2008, a qual criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), oportunizou que o referido tema se tornasse acessível às discussões pedagógicas, uma vez que é objetivo dos IFs ministrar a educação profissional técnica de nível médio prioritariamente na forma de cursos integrados. Desde 2008, então, a implantação de um currículo integrado tem se tornado assunto recorrente nas reuniões pedagógicas entre professores e gestores escolares. 
Educação no Processo de Mudança Social
O homem é um ser social que necessita aprender a ser social; e a educação é a parte principal neste processo. Segundo Paulo Freire (1979) [...] “não haveria educação se o homem fosse um ser acabado...” a educação, segundo ele, é necessário para que “o homem chegue a ser um ser acabado”.
E as mudanças sociais sempre estão em questão, até mesmo no campo, onde as tecnologias estão a todo vapor; e a educação precisa está presente para ajudar nesse processo de mudança. A educação é a parte essencial para que o homem possa realizar mudanças na sociedade em que vive, e estamos cientes disto.
Para pensar:
Conclusão
A transformação social sempre está presente na sociedade, e como o homem faz parte deste meio, ele é o principal alvo desta transformação; a educação é o agente que se conduz através das evoluções tecnológicos.
E isto é desde o homem primitivo até o homem moderno, que se educam entre si para espalhar o conhecimento, que também se envolve com as transformações que as mudanças trazem para a sociedade. Isto é fato, pois observamos em toda a história da raça humana, que desde o princípio vivemos em meio social.
Referências
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança/ 12ª edição, ed. Paz e Terra. Campinas,p.14.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia/ Polêmicas de Nosso Tempo, Editora Cortez, e Autores Associados, Campinas; 4ª ed. p.5.
SILVA, Ivan Souza da. Política Educacional/ Ivan Souza da Silva e Maria do Socorro Estrela Paixão; São Luís 2011: UEMAnet, p.p 46/69
SA Melo, EG Coutinho, W Marques. Notas sobre a Formação Integrada e Ensino Médio Integrado - Revista Evidência, 2018.

Continue navegando