Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705131722)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com Ruth Clapauch (2010), em palestra proferida - Fisiologia: uma atualização do ciclo menstrual (2010), na fase folicular inicial o FSH age nas células da granulosa ativando a aromatase, que converte a androstenediona produzida na teca e transportada para a granulosa a estrona, que é convertida a estradiol pela 17-β-OH esteroide desidrogenase tipo I. Nos folículos em desenvolvimento mediado por FSH ocorre então produção crescente de estradiol e inibina B que levam à queda do FSH (feed-back negativo). Na fase de seleção (d5-d7) e dominância folicular (d8-ovulação) há atresia dos folículos da coorte restando apenas um, que será o folículo dominante. O folículo mais capaz cresce e inibe o crescimento dos demais, que degeneram. O folículo dominante é cercado por várias camadas de células da granulosa e da teca, tem maior quantidade de aromatase e é o principal secretor de estradiol na fase folicular final.
Observando o texto acima e adicionando conhecimentos adquiridos, é verdadeiro o item abaixo:
		
	
	Observa-se no texto que o estrógeno é originado do FSH, hormônio oriundo da teca ovariana. 
	
	Há quantidade suficiente de FSH no ciclo hormonal para estimular vários folículos a crescerem, onde todos são cercados pelas células da granulosa e teca, e serão aptos a liberarem a célula fértil.
	 
	O FSH (hormônio folículo estimulante), produzido pela hipófise, estimula as células da granulosa (teca ovariana) a iniciarem a produção de hormônios precursores do estrógeno, esse por sua vez que é o principal hormônio sexual da mulher.
	
	A aromatase é uma substância que nada tem a ver com a fertilidade feminina, pois atua nos folículos ovarianos e não no útero.
	
	O feed back relatado acima é negativo, pois há queda de FSH ainda no início do ciclo, o que impede a mulher de liberar células germinativas e ser considerada uma pessoa fértil.
 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705135960)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A gametogênese normal corresponde a conversão das células germinativas em gametas, divididas em espermatogênese nos indivíduos masculinos e oogênese no feminino. Nesse processo o número diplóide de cromossomos (46n) são reduzidos ao número haplóide (23n). Sobre a gametogênese normal, aponte a afirmação incorreta:
		
	 
	O homem durante a andropausa perde a capacidade de produzir espermátides férteis e dão origem a espermatozóides deficientes podendo desencadear anomalias.
 
	
	O citoplasma é conservado durante a oogênese para formar uma grande célula, o oócito;
	
	Quatro espermatozóides são formados a partir de um único espermatócito primário;
	 
	O oócito só completa a segunda divisão meiótica caso seja fecundado dando origem a um segundo corpo polar;
	
	Esse processo tem seu início nos testículos e ovário;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704657958)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O desenvolvimento embrionário corresponde a todas as transformações que o zigoto sofre até tornar-se feto. Uma das fases desse desenvolvimento caracteriza-se pela ocorrência de diversas divisões e o surgimento do blastocisto. A esta fase podemos chamar de :
		
	
	Gastrulação
	 
	Clivagem
	
	NRA
	
	Neurula
	
	Organogênese
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704658107)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A segunda semana do desenvolvimento embrionário é caracterizada:
		
	
	O citotrofoblasto começa a erodir o epitélio endometrial.
	 
	O blastocisto penetra no epitélio e um tampão preenche o epitélio endometrial;
	
	Pouca modificação na proliferação e diferenciação do trofoblasto;
	 
	Ocorre o início da implantação do blastocisto;
	
	Formação do embrioblasto ou massa celular interna;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704657569)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O processo que ocorre após a formação do zigoto é denominado de clivagem, que tem início cerca de 30 horas após a fertilização, sendo formados os blastômeros. Cerca de três dias após é atingido o estágio de 12 a 16 blastômeros, passando a receber o nome de mórula. Marque a alternativa VERDADEIRA em relação à mórula.
		
	 
	Estrutura de tamanho similar ao do ovo, formada por um conjunto de blastômeros.
	 
	Estrutura em que já é possível observar a mesoderme altamente desenvolvida.
	 
	Estrutura caracterizada pela presença de placa neural, suco neural e tubo neural.
	 
	Estrutura em que é possível distinguir os três folhetos embrionários.
	 
	É a estrutura em que ocorre a implantação no útero.

Continue navegando

Outros materiais