Buscar

EXERCICIO DE FIXAÇÃO 2.2

Prévia do material em texto

EXERCICIO DE FIXAÇÃO 2.1
QUESTÃO 1
O Brasil foi colonizado pelos portugueses e espanhóis, à custa da exploração de indígenas e negros. Os indígenas resistiram os processos de escravidão, levando os europeus a escravizar os africanos. Em relação às populações historicamente marginalizadas e discriminadas é correto afirmar:
I. Pelo fato dos indígenas não cederem às exigências dos colonizadores, motivou os europeus trazerem para o Brasil, de forma compulsória, negros de vários países da África, com língua, costumes e tradições diferentes.
II. Como os escravocratas de misturaram as diversas etnias africanas e desconhecendo o território e a língua falada no Brasil facilitou o processo de escravização dos negros.
III.Com o advento da Constituição de 1988, aumentou mais a questão de escravidão no Brasil.
Diante das afirmativas supracitadas, é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I , II e III.
c. I e II.
d. III.
O contato entre colonizadores e indígenas se deu de forma violenta. Os povos indígenas, legítimos donos de terra, foram subjugados, socialmente inferiorizados e culturalmente desconsiderados. O fato de os indígenas terem resistido das mais diversas formas ao processo de escravização, motivou o europeu a escravizar os africanos. Assim, foram trazidos da África, com línguas, costumes e tradições diferentes. O fato de os escravocratas misturarem as diversas etnias africanas, aliado ao desconhecimento do território brasileiro, da floresta e da língua falada no Brasil, facilitou o processo de escravização. Porém, a Constituição de 1988, estabeleceu bases mais éticas e justas para a convivência social no país, ressaltando o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: I e III.
QUESTÃO 2
O nome “cigano” designa muitos povos espalhados por quase todas as regiões do mundo. Povos com diferentes cores, crenças, religiões, costumes, rituais, que, por razões às vezes difíceis de compreender. Mas, apesar de todas as divergências, algumas características permitem traçar um perfil comum a esses grupos. São elas:
I. Espírito viajante uma vez que todos são nômades. Os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar.
II. Não criam raízes, têm uma noção de propriedade diferente da ocidental – estão sempre fazendo negócios.
III. Eles não gostam de se submeter a leis e a regras que não sejam as deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade. Mesmo assim, alguns deles podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar.
IV. É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança.
V. A sociedade cigana é patriarcal. Ao se casar, o homem vira o responsável pelo sustento do lar. A mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
A alternativa que corresponde às características do povo cigano se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. I, II, IV e V.
Muito embora os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar, nem todos os ciganos são nômades. Muitos desses povos conseguem adaptar-se em determinada região e permanecer residência. No entanto, não deixam de seguir seus costumes e tradições. Eles não gostam de se submeter a leis e a regras que não sejam as deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade. Mesmo assim, alguns deles podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar. É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança. V - A sociedade cigana é patriarcal. Ao se casar, o homem vira o responsável pelo sustento do lar. A mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
b. I, II, III e IV.
c. II, III, IV e V.
d. II, III e IV.
e. II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: II, III, IV e V.
QUESTÃO 3
Na contemporaneidade, muitas iniciativas foram tomadas com a finalidade de ampliar o acesso à educação formal, como por exemplo, a promulgação da Lei 9.496/96, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Para tanto, há que se observar os seguintes princípios:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III. Ideias tradicionais de concepções pedagógicas.
IV. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
V. Consideração com a diversidade étnico-racial.
A alternativa que contém os princípios corretos é:
Escolha uma:
a. I, II, III e V.
b. I, II, IV e V.
Apenas a afirmativa número III está errada porque o que a LDBEN/96 apregoa é o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, conforme art. 3º, III da LDBEN/96. Esse artigo da LDB também estabelece: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;; II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; Respeito à liberdade e apreço à tolerância. V - Consideração com a diversidade étnico-racial.
c. II, III e IV .
d. I, II, III e IV.
e. II, III, IV e V.
QUESTÃO 4
No Brasil, “[...] prevalece um tipo de preconceito conhecido como de “marca”, de forma que a origem racial de um indivíduo quase não tem relevância. Nesse sentido, tanto o preconceito quanto a discriminação estariam vinculados à intensidade da manifestação dos fenótipos de cada pessoa. Estamos nos referindo à cor da pele, tipo de cabelo, formato do nariz, boca, entre outros. Dito de outra forma, quanto mais escuro for o tom de pele, quanto mais crespo for o cabelo, quanto mais grossos forem os lábios, maior a chance de um afrodescendente sofrer preconceito.” (LOPES E FARIAS, 2011, p. 82). Considerando o texto acima, marque abaixo a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As alternativas A, B, e D estão corretas.
Quanto mais próximas forem as características pessoais de
um indivíduo em relação a um tipo negroide, maior será a
probabilidade de que essa pessoa venha a ser discriminada ao
longo de seu ciclo de vida. Assim, o modelo brasileiro de relações raciais afeta especialmente as probabilidades de mobilidade social ascendente dos indivíduos dos distintos grupos de raça/cor da população. Assim, é inequívoco que na sociedade brasileira, um negro pobre, assim como das demais classes sociais, tenderá a apresentar maiores dificuldades para a sua realização socioeconômica (nas searas educacional, profissional etc.) do que uma pessoa branca na mesma situação social. [...] Prevalece no Brasil o preconceito como de “marca”, de forma que a origem racial de um indivíduo quase não tem relevância. (PAIXÃO, 2006, p. 24 In LOPES e FARIAS 2011, ).
b. Quanto mais próximas forem as características pessoais de um indivíduo em relação a um tipo negroide, maior será a probabilidade de que essa pessoa venha a ser discriminada ao longo de seu ciclo de vida.
c. O modelo brasileiro de relações raciais afetam especialmente as probabilidades de mobilidade social ascendente dos indivíduos dos distintos grupos de raça/cor da população.
d. É inequívoco que na sociedade brasileira, um negro pobre, assim como das demais classes sociais, tenderá a apresentar maiores dificuldades para a sua realização socioeconômica (nas searas educacional, profissional etc.) do que uma pessoa branca na mesma situação social.
e. No Brasil, existe o preconceito de “marca”.
QUESTÃO 5
As preocupações teóricas em relação ao gênero como categoria de análise emergiram no fim do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, esse conceito começa a ser na década de 1980. Em relação à definição de gênero, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Gênero é um elemento constitutivo de relações sociais, fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos.
( ) O gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder.
( ) Um dos aspectos de gênero e que põe em evidência as interpretações dos sentidos dos símbolos são os conceitos normativos, como porexemplo os símbolos de masculino de feminino.
( ) O gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais que as sociedades elaboram a partir da diferença sexual e que dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
Diante das afirmativas supracitadas, é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. V / F / F/ V.
b. V / V / F/ F.
c. V / V / V/ V.
Gênero é um elemento constitutivo de relações sociais, fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos. O gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. Um dos aspectos de gênero e que põe em evidência as interpretações dos sentidos dos símbolos são os conceitos normativos, como por exemplo, os símbolos de masculino de feminino. O gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais que as sociedades elaboram a partir da diferença sexual e que dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
d. V / V / V/ F.
e. F / V / F/ F.
Feedback
A resposta correta é: F / V / F/ F.
QUESTÃO 6
Na Antiguidade a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie, ou seja, gerar, amamentar, criar e outras atividades relacionadas ao fazer doméstico. Assim é correto afirmar que:
I. As mulheres tinham grande valor para a sociedade.
II. O trabalho desenvolvido pelas mulheres tinham pouco valor na sociedade.
III. As mulheres eram muito respeitadas pela sociedade.
IV. As mulheres cortesãs eram as únicas a terem um pouco de conhecimento.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, e III.
b. I e III.
c. II, III e IV.
d. I e IV.
e. II e IV.
Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar e criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico ( fiar , tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. A arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivas dos homens. Conhecer e pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs.
QUESTÃO 7
A ideologia do amor , da vocação e da dedicação tem ajudado tem ajudado a esconder as condições concretas da professor . Segundo Bruschini e Amado (1988, p. 7), “ligado a ideia de que as pessoas têm aptidões e tendências inatas para certas ocupações, o conceito de vocação foi um dos mecanismos mais eficientes para induzir as mulheres a escolher as profissões menos valorizadas socialmente. Influenciadas por essa ideologia, as mulheres desejam e escolhem essas ocupações acreditando que o fazem por vocação; não é uma escolha em que se avaliam as possibilidades concretas de sucesso pessoal e profissional na carreira”. A partir desta ideia, pode-se afirmar que: Avalie as afirmativas abaixo sobre a escolha e a vocação da mulher pelo magistério , a discriminação sofrida pelas mulheres no mercado de trabalho.
I. A escolha do magistério pelas mulheres é retratada como uma ocupação que permitiria conciliar a vida profissional com as tarefas domésticas e familiares.
II. As leituras destinadas às mulheres até a década de 60 do século XX com ideias fortemente ligadas às diferenças “naturais” entre os sexos, em que educar crianças é vista como uma função natural da mulher devem ter ajudado, naquele momento , um maior número de mulheres para o magistério, que não é historicamente uma carreira feminina.
III. Apesar de continuar sendo um reduto feminino, o magistério está isento das discriminações que incidem sobre as trabalhadoras nas demais ocupações.
IV. Ser professora representa um prolongamento das atividades domésticas e de instruir e educar crianças sob o mascaramento da vocação e da missão inerentes às mulheres , significa uma maneira aceitável de sobrevivência em que se acomoda com facilidade a má remuneração e a grandeza do ato de ensinar e a nobreza dessa missão.
V. A tarefa de ensinar ainda é considerada uma extensão do cuidado com crianças, função feminina dentro da família.
As afirmativas corretas estão presentes na alternativa:
Escolha uma:
a. I, II, III e V.
Ao contrário do que está descrito na afirmativa III, o magistério não está isento das discriminações que incidem sobre as trabalhadoras nas demais ocupações, pois ainda hoje, a professora é vista pelo prisma do cuidar, pelo lado maternal. Muitas vezes, o que alguns chamam de vocação é apenas a oportunidade de trabalho que restou a mulher . A escolha do magistério pelas mulheres é retratada como uma ocupação que permitiria conciliar a vida profissional com as tarefas domésticas e familiares. As leituras destinadas às mulheres até a década de 60 do século XX com ideias fortemente ligadas às diferenças “naturais” entre os sexos, em que educar crianças é vista como uma função natural da mulher devem ter ajudado, naquele momento , um maior número de mulheres para o magistério, que não é historicamente uma carreira feminina. Ser professora representa um prolongamento das atividades domésticas e de instruir e educar crianças sob o mascaramento da vocação e da missão inerentes às mulheres , significa uma maneira aceitável de sobrevivência em que se acomoda com facilidade a má remuneração e a grandeza do ato de ensinar e a nobreza dessa missão. A tarefa de ensinar ainda é considerada uma extensão do cuidado com crianças, função feminina dentro da família.
b. I, II, III, IV e V.
c. II, IV e V.
d. II, III e IV.
e. I, II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II, IV e V
QUESTÃO 8
Um exemplo de racismo sofrido pelas crianças negras na escola
diz respeito aos apelidos pejorativos que recebem por causa do cabelo.
Nem sempre os professores e pedagogos possuem conhecimentos suficientes para lidar com a questão, perpetuando o preconceito. Sobre esse assunto, Gomes (2005, p. 237 In LOPES e FARIAS, 2011, p. 83) informa: Na escola também se encontra a exigência de “arrumar o cabelo” [...]. Em alguns momentos, o cuidado dessas mães não consegue evitar que, mesmo apresentando-se bem penteada e arrumada, a criança negra deixe de ser alvo das piadas e apelidos pejorativos no ambiente escolar. Alguns se referem ao cabelo como: “ninho de guacho”, “cabelo de Bombril”, “nega do cabelo duro”, “cabelo de picumã”! Apelidos que expressam que o tipo de cabelo do negro é visto como símbolo de inferioridade, sempre associado à artificialidade (esponja de Bombril) ou elementos da natureza (ninhos de passarinhos, teia de aranha e enegrecida pela fuligem).Receber esses apelidos na escola pode representar para a criança negra as primeiras rejeições que recebe da sociedade, motivada pelo fato de ter cabelo crespo.
O processo de preconceito descrito acima pode marcar a criança negra em virtude de que aspectos?
Marque abaixo as alternativas corretas.
I. A experiência da relação identidade/alteridade coloca-se com maior intensidade nesse contato família/escola.
II. Para muitos negros, essa é uma das primeiras situações de contato interétnico.
III. O discurso que condiciona a discriminação do negro à sua localização na classe social não é predominante na escola
IV. As práticas cotidianas mostram para a criança e para adolescente negro que o status social não é determinado somente pelo emprego, renda e grau de escolaridade, mas também pela posição da pessoa na classificação racial.
V. As práticas cotidianas mostram para crianças e adolescentes negros que o status social é predominantemente marcado pela conquista de emprego, renda e grau de escolaridade.
As afirmações corretas em relação ao preconceito racial se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. III e V.
b. II e V.
c. I, II e V.
d. I, III e V.
e. I, II e IV.
A experiência da relação identidade/alteridade coloca-se com maior intensidade nesse contato família/escola. Para muitos negros, essa é uma das primeiras situações de contato interétnico. É de onde emergem as diferenças e se torna possível pensar um “nós” – criança e família negra – em oposição aos “outros” – colegas e professores/as brancos. Embora o discurso que condiciona a discriminaçãodo negro à sua localização na classe social ainda seja predominante na escola, as práticas cotidianas mostram para a criança e para o adolescente negro que o status social não é determinado somente pelo emprego, renda e grau de escolaridade, mas também pela posição da pessoa na classificação racial (GOMES, 2005, p. 27 In LOPES e FARIAS, 2011, p. 84).
QUESTÃO 9
Observe as duas assertivas:
Assertiva 1
Atualmente, apesar das lutas dos homossexuais, das mulheres e das transformações ocorridas na sociedade não é aceito ideia da diversidade sexual.
PORQUE
Assertiva 2
Existe o direito da pessoa à cidadania, como uma maneira legítima de assumir a sexualidade.
Escolha uma:
a. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Atualmente, a partir das lutas dos homossexuais, das mulheres e das transformações ocorridas na sociedade (o direito da pessoa à cidadania) aceita-se com mais facilidade a ideia da diversidade sexual, como uma maneira legítima de assumir a sexualidade.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
QUESTÃO 10
Leia com atenção:
Identidade é o reconhecimento do valor pessoale objetificação sexual, é quando se reduz alguém ou um grupo apenas pelo gênero ou orientação sexual. O sexismo é normalmente associado à posição que o machismo determina para as mulheres. Mas também pode ser relacionado ao tratamento preconceituoso dado pela sociedade aos homens, aos homossexuais, aos transgêneros, aos que não se identificam com nenhum dos gêneros, entre outras formas de representação de identidade sexual. Fonte: https://www.significados.com.br/sexismo/
Em relação ao sexismo é correto afirmar:
I. O sexismo é uma prática discriminatória ao relacionar-se forma desprezível e condenável a orientação sexual, etnia, religião ou filiação partidária;
II. Afirmar que um homem é agressivo, másculo, corajoso e a mulher é passiva, delicada e discreta não são consideradas formas de julgamento sexista, por serem normais dentro da cultura brasileira;
III. A criança, ao nascer, já é determinada pela sociedade como deve ser em relação a sua sexualidade, ou seja, os meninos brincar de carrinhos e as meninas de boneca, promovendo o sexismo;
IV. Na realidade, não existem qualidades somente masculinas e femininas, mas sim qualidades e necessidades humanas, independente do sexo biológico.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV.
b. I e III.
c. I, II, e III.
d. I, III e IV.
O sexismo é uma prática discriminatória em relação a um dos sexos e é tão condenável quanto a que atinge os indivíduos em função de sua orientação sexual, etnia, religião ou filiação partidária. As afirmações que os homens são fortes, valentes, corajosos, agressivos e as mulheres passivas, sensíveis, delicadas, discretas são julgamentos sexistas, porque tendem a fazer essas características inerentes ao homem e a mulher. Na realidade, não existem qualidades masculinas ou femininas, mas sim qualidades humanas, necessidades humanas.
e. I e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II, e III.

Continue navegando