Buscar

epidemiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 
	201407375164
	 
	Ref.: 201408038290
		
	
	
	 Código de referência da questão.1a Questão
	
	
	
	
	Obesidade é um problema sociaL! Responsabilizar o indivíduo é liberar o Estado do seu dever de garantir o direito à saúde.(RADIS 136, Jan 2014). Mediante esta afirmação a únida opção em que NÃO podemos sustentar o trecho é:
	
	
	 Certo
	deve o cidadão organizar seu tempo para que possa gerenciar sua própria saúde, sendo de sua responsabilidade.
	
	no princípio da equidade, onde temos que os desiguais devem ser atendidos conforme suas necessidades.
	
	no artigo 196 da CF 1988 temos que "A Saúde é um direito de todos e dever do Estado".
	
	no princípio da Universalidade, todo o indíduo possui direito ao atendimento.
	 Errado
	na controle social, temos a participação efetiva da sociedade.
	
	 
	Ref.: 201408042906
		
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão
	
	
	
	
	A integralidade não pode ser definida apenas como uma diretriz básica do SUS, mas pode ser percebida como um conjunto de noções pertinentes a uma assistência livre de reducionismo; com uma visão abrangente do ser humano, tratando não somente como seres doentes, mas como pessoas dotadas de sentimentos, desejos e aflições. (http://www.fen.ufg.br/fen_revista/revista8_1/original_05.htm). Com relação à Integralidade da Assistência assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	O direito à integralidade da assistência terapêutica não pode ser aleatório devendo a conduta profissional pautar-se por protocolos, regulamentos técnicos e outros parâmetros técnico-científico-biológico.
	 Certo
	O direito à assistência terapêutica integral deve pautar-se por alguns pré-requisitos, dentre eles, o nível socioeconômico e a escolaridade do cidadão.
	
	A assistência terapêutica integral compreende o conjunto de ações e serviços que visam ao tratamento das doenças e agravos à saúde, subsequentes ao procedimento diagnóstico, destinadas a garantir ao indivíduo a proteção do seu potencial biológico e psicossocial e a recuperação de sua saúde.
	
	O cidadão tem o direito de obter do serviço público de saúde, após o diagnóstico, a atenção terapêutica individualizada, de acordo com as suas necessidades. Para cada caso, segundo as suas exigências, e em todos os níveis de complexidade dos serviços.
	
	A assistência farmacêutica, como parte integrante da assistência terapêutica integral, compreende o fornecimento, ao paciente que está sob tratamento em órgãos e entidades do SUS, do medicamento que lhe foi receitado pelo profissional de saúde do SUS dentre aqueles padronizados.
	
	 
	Ref.: 201407535469
		
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão
	
	
	
	
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	 Certo
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201407535483
		
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão
	
	
	
	
	No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de:
	
	
	
	Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
	 Certo
	Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	Confinar doentes nas Santas Casas de Misericórdia.
	 Errado
	Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
	
	Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	 
	Ref.: 201408437769
		
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão
	
	
	
	
	Contraria os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
	
	
	
	O direito das pessoas assistidas à informação sobre sua saúde;
	
	O planejamento de ações articuladas com a promoção de saúde;
	
	A igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
	 Certo
	A integralidade da assistência, estabelecendo-se duas redes separadas, uma de atenção curativa e outra de atenção preventiva;
	
	A integração no âmbito de executar ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
	
Explicação:
O princípio da integralidade considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Esse princípio também pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos. O modelo do SUS é muito bem elaborado, entretanto, há a necessidade da reorganização dos sistemas locais de saúde cujo alvo principal é a reorganização da atenção primária de forma resolutiva, como parte de um sistema hierarquizado que possibilite ao usuário o acesso aos serviços nos seus diferentes níveis de complexidade. A concepção de integralidade fundamenta essa estratégia que já vem sendo implementada nos municípios brasileiros favorecendo a ação interdisciplinar do trabalho em equipe.
	
	 
	Ref.: 201407538852
		
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão
	
	
	
	
	Em 1985, com a instalação do governo de transição democrática criou-se um ambiente favorável à realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, com proposta para a democratização da saúde no país através da criação de um Sistema Único de Saúde. Sobre esse contexto histórico são feitas as seguintes afirmações: I Pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os segmentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de saúde para o Brasil. II No relatório final da VIII Conferência, constava o projeto da Reforma Sanitária apresentando o novo conceito de saúde e seus determinantes políticos, econômicos, culturais e sociais reforçando que a saúde é resultante da ação articulada de diferentes setores como a educação, meio ambiente, previdência, emprego, habitação, alimentação e nutrição, lazer, esporte, terra e transporte. III A partir da Constituição de 1988, houve a transformação do Sistema Nacional de Saúde em um Sistema Único de Saúde (SUS). IV Em 1990 o governo promulgou as Leis 8.080/90 e 8.142/90, conhecidas como Leis Orgânicas da Saúde, regulamentando o SUS. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	As afirmativas
I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 Certo
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	 
	Ref.: 201407694391
		
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão
	
	
	
	
	A Declaração de Alma-Ata, ou seja, o pacto assinado entre 134 países, durante a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, concebe a saúde como um direito humano. Assinale a opção que NÃO representa uma ação mínima necessária para o desenvolvimento da APS (Atenção Primária à Saúde) nos países:
	
	
	 Errado
	Educação em saúde voltada para a prevenção e proteção.
	
	Saúde materno-infantil.
	
	Tratamento da água e saneamento básico.
	
	Nutrição adequada.
	 Certo
	Fornecimento de medicamentos para doentes em estágio terminal.
	
	 
	Ref.: 201408388531
		
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão
	
	
	
	
	No Brasil as fontes de dados estão reunidas em diferentes sistemas de informação, o SIA-SUS corresponde ao:
	
	
	 Certo
	Sistema de Informação Ambulatoriais do SUS
	
	Sistema de Informação de Agravos de Notificação
	
	Sistema de Informação sobre Mortalidade
	
	Sistema de Informação Hospitalares do SUS
	
	Sistema de Informação de Nascidos Vivos
	
Explicação:
O sistema de informações ambulatoriais chamado SIA/SUS é um sistema do SUS que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde. O SIA/SUS foi implantado em todo o território nacional em 1995 e desde a sua implantação tem como finalidade registrar os atendimentos  / procedimentos / tratamentos realizados em cada em estabelecimento de saúde no âmbito ambulatorial.   
	
	Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando