Buscar

Direitos trabalhistas: FGTS, extinção do contrato e previdência social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
a
 Questão
 
(Ref.: 201408813363)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
(CETRO 2015) De acordo com o disposto no artigo 20, da Lei nº 8.036/1990, a conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada em algumas situações, dentre elas: I. a despedida sem justa causa, exceto a indireta e de culpa recíproca. II. aposentadoria concedida pela Previdência Social. III. quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV. IV. quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos. É correto o que está contido em
I, II, III e IV. 
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
 
 
2
a
 Questão
 
(Ref.: 201408307569)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em determinada reclamação trabalhista o juiz, à luz das provas produzidas, considera que a natureza jurídica da extinção contratual foi culpa recíproca (de ambas as partes). Para a hipótese, as alternativas a seguir apresentam direitos deferidos ao trabalhador, à exceção de uma. Assinale­a.
Indenização de 20% sobre o FGTS. 
Metade do aviso prévio.
Metade do 13º salário proporcional.
Seguro desemprego.
 
 
3
a
 Questão
 
(Ref.: 201408791643)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
(TRT ­ 7ª R.) Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta. I. Em contraposição ao que estabelece a lei ao conceituar o empregador doméstico, a Consolidação das Leis do Trabalho consagra a finalidade lucrativa como elemento indissociável da noção de empregador comum. II. Ao empregador são atribuídos, com exclusividade, os riscos do empreendimento ou trabalho, compreensão que enaltece a proteção conferida ao empregado na relação jurídica estabelecida. Ocorrendo, porém, força maior ou prejuízos devidamente comprovados, o empregador poderá reduzir os salários dos seus empregados, desde que referida redução não seja superior a 25% do salário nominal do trabalhador e seja observado o salário mínimo. III. A despersonalização do empregador, ao tempo em que permite o prosseguimento da relação de emprego, empresta segurança ao trabalhador, preservando­o de alterações contratuais danosas. Cessando, porém, as atividades da empresa por morte do empregador, aos empregados será assegurada a percepção das indenizações cabíveis, inclusive a do aviso prévio.
Todas as proposições são falsas. 
Apenas a primeira proposição é falsa.
São falsas a primeira e a última, sendo verdadeira a segunda.
São falsas as duas primeiras e verdadeira a última. Todas as proposições são verdadeiras.
 
 	4a Questão (Ref.: 201408715186)	Pontos: 0,1 / 0,1
Considerando as previsões da CLT sobre extinção do contrato de trabalho, é INCORRETO afirmar:
No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.
No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável. Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar­lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.
Aos contratos por prazo determinado que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam­se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
 	Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, não há que se falar em recebimento de indenização pelos empregados.
 
 
5
a
 Questão
 
(Ref.: 201408684981)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Helena foi admitida em 12 de fevereiro de 2005 pela empresa Marca Refrigeração Ltda. e dispensada sem justa causa em 07 de julho de 2011. Com o advento da regulamentação do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço (Lei n. 12.506, de 13 de outubro de 2011), ela pretende o pagamento dessa nova vantagem atribuída à classe trabalhadora. A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta.
Helena receberá aviso prévio proporcional na razão de 42 dias. Helena não receberá aviso prévio proporcional. 
Helena receberá aviso prévio proporcional na razão de 45 dias.
Helena receberá aviso prévio proporcional em razão da ultratividade da norma mais benéfica e pelo princípio da proteção.

Continue navegando