Buscar

sistema sensorial fisio

Prévia do material em texto

O sistema sensorial é bastante complexo, a fim de cumprir a valorosa missão de detectar estímulos físicos e químicos. Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos.
Visão - é o sentido relacionado com a interpretação de imagens. Esse sentido é possível graças ao funcionamento adequado do olho, que é o órgão responsável por captar a luz e enviar mensagens ao cérebro sobre o estímulo recebido. Para realizar essa função, o olho conta com a presença de fotorreceptores denominados de cones e bastonetes.
Paladar - é o sentido relacionado com a interpretação dos sabores. Os estímulos são captados graças a quimiorreceptores localizados em estruturas chamadas de papilas gustativas, que estão localizadas principalmente na língua. Esse sentido está relacionado intimamente com o olfato.
Olfato - é o sentido capaz de captar partículas presentes no ar e perceber os diferentes cheiros. O órgão responsável pelo sentido é o nariz, local onde é possível observar a presença do epitélio olfatório, uma região no alto da cavidade nasal rica em quimiorreceptores.
Tato - é responsável por perceber estímulos táteis, dor, calor e pressão. A percepção desse sentido é possível graças à presença de vários tipos diferentes de mecanorreceptores que estão espelhados pela pele, mucosas e vísceras.
Audição - é o sentido responsável por captar as ondas sonoras e que nos permite compreender os sons do meio. Esse sentido é possível graças à orelha, que possui na sua região mais interna mecanorreceptores capazes de perceber as vibrações causadas pelo som.

Continue navegando