Buscar

Atividade 1.1 do Livro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências Moleculares e Celulares
Atividade 1.1 do Livro
Que tipos de tecido constituem a epiderme e a derme?
Tecido conjuntivo e tecido nervoso.
Tecido nervoso e tecido epitelial.
Tecido epitelial e tecido conjuntivo. 
A epiderme é constituída de tecido epitelial, que possui função de revestir as superfícies do corpo e tem como característica principal apresentar pouca quantidade de matriz extracelular. Já a derme constitui-se de tecido conjuntivo que diferencia-se pela riqueza em matriz extracelular produzida por suas células. Dentre suas funções, ele protege e sustenta o corpo e os órgãos, além de armazenar energia e auxiliar na imunidade.
Tecido epitelial nas duas estruturas.
Tecido conjuntivo e tecidos anexos.
A substância que garante a coloração da pele e a absorção dos raios UV minimizando os efeitos danosos à pele é:
A queratina.
A elastina.
O colágeno.
A melanina. 
Melanina é a denominação genérica de uma classe de compostos poliméricos cuja principal função é a pigmentação e proteção da pele contra a radiação solar. É a melanina que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos. Sua produção é feita pelos melanócitos, células da camada basal da epiderme que mantêm contato com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas.
O queratinócito.
Vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas, folículo piloso, vasos linfáticos e glândulas sebáceas são estruturas encontradas na:
Camada córnea.
Derme. 
A derme se constitui de tecido conjuntivo e apresenta estruturas importantes para a manutenção do tecido, sendo formada principalmente de tecido conjuntivo. É nela que encontramos fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.
Epiderme.
Hipoderme.
Mesoderme.
São fases importantes para a reparação da pele, exceto:
Fase inflamatória.
Fase de proliferação.
Fase infecciosa.
Fase de maturação.
Fase de cicatrização.
A diferenciação da forma estrutural nesta camada da epiderme garante a força e flexibilidade à pele. Estamos falando da camada:
Basal.
Espinhosa. 
A camada espinhosa da epiderme é resultante da migração da estrutura basal queratinizada. Se constitui de cerca de oito camadas de células poliédricas, ou seja, de formas diferenciadas, sem que se alterem suas organelas. A diferenciação da forma estrutural nesta camada é o que garante a força e flexibilidade à pele.
Granulosa.
Lúcida.
Córnea.
A queratinização da epiderme ocorre a partir da camada basal ou germinativa até a camada córnea. Quais são os efeitos desse processo sobre a estrutura celular da epiderme e o resultado funcional deste processo?
À medida que as células passam de uma camada para a outra, acumulam cada vez mais queratina, o que promove uma fragmentação do núcleo e o desaparecimento de organelas, resultando em morte celular. Este processo garante uma importante barreira contra lesões e microrganismos e impermeabiliza a pele. Esta migração natural das células da camada basal até a sua descamação dura em média quatro semanas, porém, em situações especiais, como no caso de lesão, há uma aceleração do processo para promover a reconstituição do tecido.
Qual a importância da fase inflamatória para a reparação das estruturas da pele após uma lesão?
A fase inflamatória é importante, pois favorece o acúmulo de células de defesa, como neutrófilos, monócitos e macrófagos, que atuarão contra microrganismos, eliminação de corpos estranhos e tecidos necrosados. Nestas condições, abaixo destas células inicia-se a liberação de fibroblastos que darão origem a um tecido de granulação que preencherá o local da perda tecidual, cicatrizando-o.

Outros materiais