Buscar

Humanização

Prévia do material em texto

Humanização
A humanização no atendimento promove a união perfeita entre comportamento ético e conhecimento técnico, oferecendo uma experiência única para o paciente.
Atendimentos humanizados valorizam o ato de ouvir o outro, de compreender e aconselhar, de entender as queixas e necessidades dos pacientes e de respeitar suas opiniões, individualidades e desejos.
Trata-se, portanto, de uma estratégia enxerga as necessidades únicas do ser humano, e não apenas mais um paciente entre tantos.
O paciente oncológico, encontra-se em um estado de desordem emocional, tendo que lidar com o sofrimento relacionado ao câncer, e ainda enfrentar a terminalidade da vida.
Portanto, a assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) necessita ser humanizada, com cuidados de alta complexidade e paliativos suprindo todas as necessidades do paciente oncológico. 
O profissional, ao prestar atendimento ao paciente, deve agir de forma holística, enxergando o paciente não somente pela doença, mas como um todo, visando a promoção da saúde e o bem-estar do paciente e de sua família e minimizando o sofrimento da hospitalização e do diagnóstico da doença.
Humanizando a assistência ao cliente oncológico e sua família
A assistência humanizada ao paciente com câncer e seus familiares consiste no emprego de atitudes que originem espaços que permitam a todos:
 Verbalizar seus sentimentos e valorizá-los;
 Identificar áreas potencialmente problemáticas;
 Auxiliá-los a identificar fontes de ajuda, que podem estar dentro ou fora da própria família;
 Fornecer informações e esclarecer suas percepções;
 Ajudá-los na busca de soluções dos problemas relacionados ao tratamento;
 Instrumentalizá-los para que tomem decisões sobre o tratamento proposto; e levar ao desempenho de ações de auto-cuidado, dentro de suas possibilidades.

Continue navegando