Buscar

Discursivas Ética Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Segundo Chaui, o sujeito ético so pode existir se preencher que condições? 
R: - Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos; - Ser dotado de vontade, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis; - Ser responsável, reconhecer-se como ator da ação, avaliar os efeitos e consequencias dela sobre si e sobre os outros, assumir e responder por elas; - Ser livre para poder autodeterminação, dando a si mesmo as regras de conduta. Pg 14 
2- O que determina a moral de uma sociedade?
R: As regras, os costumes, normas e hábitos que mudam constantemente, pois o homem não é um ser acabado.:-) pg 57
3- A carta da terra trata da nova consciência ecológica e ética da humanidade e nela a categoria do cuidado é central. Cite os 4 temas principais que detalham os princípios da carta da terra.
 R: 1) Respeitar e cuidar da comunidade de vida. 2) Integridade ecológica. 3) justiça social e econômica. 4) Democracia, não violência e paz. :-). Pg 40 
4- Aponte os três casos que poderão exercer a profissão de assistente social em todo o território nacional, como contido na lei 8.662(07/06/1993). 
R: Possuidores de diploma expedido no Brasil por escolas de Serviço Social oficiais, os diplomados por escolas estrangeiras reconhecidas pelas leis do país de origem e os agentes sociais.
5- Qual a importância do profissional agir de maneira ética? 
R: A profissão constrói, historicamente, uma identidade e adquire uma legitimidade social, por isso, agir de forma ética, faz com quê o profissional se reintegra com a sociedade, valorizando e produzindo valores e princípios adquiridos que irão repercutir na qualidade do exercício profissional. 
6- O sujeito coletivo que constrói o projeto profissional constitui um universo heterogêneo: 
os membros do corpo (categoria) profissional são necessariamente indivíduos diferentes- têm origens, situações, posições e expectativas sociais diversas, condições intelectuais distintas, comportamentos e preferencias teóricas, ideológicas e politicas variadas etc. A partir desse texto, explique a terminologia Projeto Profissional e Pluralismo. 
R: O Projeto Profissional do Assistente Social estimula a discussão e troca de ideias com indivíduos de categorias e classes diferentes, dessa forma o pluralismo contribui com a diversidade de realidades e verdades existentes.
As correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões contribuem com os projetos assistenciais 
7- Vimos que os estudos sobre as teorias da moral e das normas orientam e disciplinam a vida em sociedade.Uma dessas teorias refere-se às teorias deontologicas. Com base em nossos estudos, explique o que podemos compreender por teorias deontológicas da norma. 
R: Conjunto de regras e de deveres profissionais. Nossas decisões morais concretas são balizadas por normas gerais e independem das conseqüências de sua aplicação. :-) pg 20
A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.
8- Por influência de Aristóteles, e devido a transformação do ethos como morada em consumes, a ética , no seu sentido primordial dado por Heraclito, acabou sendo confundida com a moral tradicional. Se no grego havia dois sentidos para ethos, no latim foi usada só uma palavra: mores (costumes). E assim, costumes, vinculados a hábitos, foi significado que prevaleceu. A partir dessa reflexão, como entendemos em nossos dias o sentido da ética? 
R: A ética é a ação em conformidade com a consciência. É uma ação sempre refletida e fruto da escolha livre e consciente, ate para infringir uma norma, se for o caso. É a expressão da índole pessoal, por isso a ação livre e consciente está sempre de acordo com aqueles princípios universais, em especial o respeito pela dignidade do outro. :-). Pg 24 
9- Decorrendo de nossos estudos sobre ética e moral, vimos a ciência do conceito de relativismo ético. De posse de nossos conhecimentos, explique o que podemos entender por relativismo ético. R: Para o relativismo ético existem várias formas de moralidade, por isso ele defende que a virtude não pode se restringir a um conteúdo rígido de normas, mas sim à tolerância no respeito pelos diferentes sistemas morais, que entre si, admitam conviver pacificamente. :-) pg 24/25 
10- Explique três princípios fundamentais do Codigo de Etica do Assistente Social de 1993. 
R: 1) Principio: reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas politicas a ela inerentes- autonomia, emancipação e plen expansão dos indivíduos sociais. 
2) Princípio: defesa intrasigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. 
3) Principio: ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa pimordial de toda sociedade, com vistas à garantiza dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.:-) pg 67 a 70 
11- De acordo com Chauí (2005), pensadores marxistas afirmam que não somos um poder incondicional de escolhas possiveis' mas que nossas escolhas são condicionadas pelas circunstâncias naturais, psíquicas, culturais e históricas, isto é pela totalidade natural em que estamos situados. A partir dessa reflexao, como entender a liberdade? 
R: Liberdade é um ato de decisão e escolha entre vários possíveis. Somos livres de fato quando temos o poder para fazer alguma coisa. A liberdade é a capacidade para perceber tais possibilidades e o poder para realizar aquelas ações que mudam o curso das coisa, dando-lhe outra direção ou outro sentido. 
À comissão de ética compete avaliar a procedência da denúncia e enquadrar o fato violador no código de ética. Feito isso a comissão avaliará a exclusão da denúncia ou instauração do processo ético. Não compete a essa comissão deliberar o processo e sim ao Conselho Pleno do CRESS.
O papel do assistente social é compreender a realidade, propondo ações que efetivem os direitos sociais e humanos, atuando também como formulador e executor de políticas públicas.
Se constitui em uma infinidade de normas, que objetivam regular as relações sociais. Nas normas estão previstos direitos, obrigações, restrições e vedações.
Todos os eventos que acontecem em nossa vida são necessários e são conectados por uma cadeia causal. Não escolhemos nossa família, a cidade, país e a cultura onde nascemos. 
É o profissional legalmente habilitado à prestação de serviços com liberdade de execução, independente de vínculo empregatício.
Ser consciente de si e dos outros, ser dotado de vontade, ser responsável, ser livre.
Magistério de Serviço Social, treinamento, supervisão e orientação de estágios de serviço social, vistorias, perícias técnicas e laudos periciais sobre a matéria de serviço social, planejamento, organização, elaboração de projetos sociais. 
Reconhecer a liberdade como valor ético central. Autonomia, Emancipaçao e expansão dos direitos sociais. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do autoritarismo. Ampliação e consolidação da cidadania. Posicionamento em favor da equidade e justiça social. Empenho na eliminação em todos os tipos de preconceito, 
Para o relativismo ético existem várias formas de moralidade, que a virtude não pode se restringir a um conteúdo rígido de normas, mas sim à tolerância no respeito pelos diferentes sistemas morais, que entre si, admitam conviver pacificamente.
Respeitar e cuidar da comunidade de vida. Integridade ecológica. Justiça social e econômica. Democracia, não violência e paz.
O Assistente Social enquanto profissional, dentro da sua formação, tem autonomia para trabalhar, para realizar o atendimento e dar encaminhamento e orientação para o usuário da melhor forma, como o profissional está entendendoa situação naquele momento. 
Moral: E o conjunto de normas, hábitos e costumes provisórios de uma sociedade. A partir do momento que o homem vive em grupo ele assume um caráter moral.
Ética: Se refere aos aspectos individuais. No agir de forma ética. Ser ético é aquele que pratica seus atos respeitando normas e regras. 
Costume: é a maneira cultural de uma sociedade manifestar-se. A partir da repetição constituem regras.
O que vem a ser Projeto ético-Político?
É um projeto que reflete o ideário da categoria profissional com posicionamento político e objetivo de transformação social.
 A moral se manifesta em sociedade. A relação do indivíduo e a sociedade é recíproca. A moral como forma de comportamento humano produz o caráter social.

Continue navegando