Buscar

25 QUESTÕES EXAMES

Prévia do material em texto

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEMGABARITO NO FINAL!
1. O diagnóstico por imagem tem como objetivo esclarecimento de determinadas patologias, bem como, a melhora do vocabulário do profissional da saúde, proporcionando um melhor diálogo para fins diagnósticos e terapêuticos. Para isto deve-se saber que, cada modalidade de exame possui sua nomenclatura e coloração de acordo com as estruturas à serem analisadas. Com base neste conceito, o método complementar de diagnóstico por imagem que tem como recurso a medida da densidade, é: 
A) ultrassonografiia B)ressonância magnética C)medicina nuclear D)radiologia convencional E) TC
2. Para evitar os efeitos deletérios da radiação são tomadas medidas que visam proteger o indivíduo, minimizando esses danos tanto para quem lida com a radiação, como para os pacientes. Portanto, de acordo com esta afirmativa, marque a alternativa incorreta.
Limitação do número de exames, principalmente crianças 
Proteção plúmbica para as gônadas e tireóide 
Monitor individual de radiação para os pacientes 
Redução da exposição (dose de radiação) 
Biombos e aventais públicos para o profissional em radiologia 
3. No exame em radioimagem o olho humano não é capaz de diferençiar as tonalidades em todas as estruturas anatomicas pois: 
O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de cinza 
O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de branco 
O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de preto 
O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de amarelo
4. Sabemos que a energia ionizante (radiação) apresenta efeitos deletérios em algumas células em especial, pois apresentam maior radiossensibilidade. das alternativas mencionadas abaixo, qual apresenta fatores que determinam uma maior sensibilidade à radiação ionizante? 
Quanto mais jovem as células Apenas as alternativas 
Quando a mitose é mais intensa 
Quanto mais diferenciada Apenas as alternativas 
B e C estão corretas 
A e B estão corretas
5. A concepção ou idealização de um aparelho para diagnóstico médico é resultante de um intenso trabalho de pesquisa que congrega: físicos, matemáticos, engenheiros, técnicos e médicos. Competências e habilidades em correlacionar o conhecimento tecnológico com o conhecimento da Medicina será uma habilidade que cientistas deverão demonstrar para que certo método de diagnóstico por imagem possa, ao mesmo tempo, alcançar seus objetivos na conclusão dos seus resultados, ser seguro e exequivel quando aplicado na população. Por isso mesmo, acaba que alguns métodos podem ser mais ou menos ricos em certas características, quando entre eles vierem a ser comparados. Se considerarmos o que aqui está sendo dito, poderemos afirmar, por exemplo, que um dos métodos complementares de diagnóstico apresenta como plano de corte fundamental, o plano de corte transversal, reconhecido como corte axial. De forma direta poderá fornecer este corte ( o axial ) e o corte coronal da cabeça, entretanto, os cortes sagitais serão fruto das reconstruções processadas pelos recursos tecnológicos. Considerando o proposto, aponte, dentre as opções abaixo dispostas, para aquela que apresenta o método que está vinculado ao referido no texto. 
tomografia computadorizada. 
ressonância magnética. 
desitometria óssea. 
utrassonografia. 
radiologia convencional. 
6. Assinale a alternativa com o diagnóstico correto da imagem abaixo:
Tumor ósseo 
Linha metafisária 
Fratura óssea 
Pseudoartrose 
Calcificação óssea
7. A coluna torácica e o esterno serão mais bem visualizados na incidência em: 
A) Perfil	 B) Oblíqua	 C) PA		 D) Axial	 E) AP
8. A realização de um método complementar de diagnóstico por imagem deverá considerar alguns fatores que em função do desenvolvimento tecnológico, em particular da engenharia mecânica, poderão se modificar ao longo do tempo. Em certas ocasiões o paciente terá seu exame contra-indicado, por isso mesmo vindo a ser impedido de fazer seu exame. Considerando a premissa, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que vinculada ao tema revela a condição que pode impedir o paciente de fazer o exame em tomografia computadorizada ou mesmo em ressonância magnética ou ainda em densitometria óssea. 
o uso do meio de contraste. 
a indicação clínica. 
o fato de apresentar paralisia cerebral. 
a pesquisa de calcificações. 
o peso apresentado pelo paciente. 
9. Quais alterações podem ser encontradas, em uma radiologia convencional, em uma osteoartrose de quadril? 
aumento de espaço interarticular e osteófitos 
 Aumento de espaço interarticular e osteófitos 
Edema e aumento de espaço interarticular 
Derrame e redução de espaço interarticular 
osteófitos, esclerose e redução de espaço interarticular
10. Qual o melhor exame para avaliação de hérnia de disco em coluna cervical? 
Tomografia Computadorizada. 
Radiografia simples. 
Ressonância Nuclear Magnética. 
Ultra-sonografia. 
Radiografia com Contraste. 
11. Quando se faz necessário a avaliação da escoliose e sua mensuração através do ângulo de Cobb, devemos solicitar qual incidência radiográfica? 
Panorâmica em PA 
AP de lombar 
Panorâmica em AP 
AP de tórax 
Panorâmica ortostática 
12. Os ligamentos cruzados do joelho são estruturas comumente sujeitas à lesão. No passado a artografia era o procedimento de escolha. Na última década, a RM do joelho ganhou ampla aceitação no diagnóstico de anormalidades traumáticas, e atualmente é o método de escolha na avaliação das lesões meniscais e ligamentares. Rotineiramente, são obtidas imagens ponderadas em T1, T2 nos planos coronal, sagital e axial. No caso de um paciente com diagnostico clinico de lesão do ligamento cruzado anterior, o melhor corte para verificar esta estrutura seria: 
Corte Sagital ponderado em T2 com contraste de gadolínio sob estresse. 
Corte Sagital ponderado em T1 
Corte Axial 
Corte Sagital ponderado em T2 
Corte Coronal 
13. Após avaliação clinica de um paciente intubado foi detectado a ausência de murmúrio vesicular e dispnéia em hemitórax esquerdo, com queda da saturação de O², avaliado o tubo oro -traqueal foi identificado que estava muito penetrado, realizando intubação seletiva à direita, qual a patologia encontrada, e quais os achados radiológicos possíveis nesse exame. 
derrame pleural à esquerda; hemitórax opaco à esquerda com desvio do mediastino para o lado contra lateral à lesão 
 atelectasia à esquerda; hemitórax opaco à esquerda com desvio do mediastino para o lado da lesão. 
derrame pleural à esquerda; hemitórax opaco à esquerda com desvio do mediastino para o lado da lesão. 
atelectasia à direita; hemitórax opaco à esquerda com desvio do mediastino para o lado da lesão 
atelectasia à esquerda; hemitórax opaco à esquerda com desvio do mediastino para o lado contra lateral à lesão. 
14. A Ressonância Magnética é o melhor método radiológico para o estudo de partes moles, apresentando grande nitidez das imagens. Assinale a alternativa correta que descreve corretamente a avaliação da estrutura da imagem abaixo. Paciente G.A.S, masculino, idade 44 anos: 
Ombro, evidenciado linha epifisária 
Ombro apresentando intensa bursite subdeltoidea 
Ombro apresentando laceração do LCP 
Ombro apresentando intenso derrame articular 
Ombro apresentando estruturas normais
15. Um achado radiológico anterior a drenagem pleural seria: 
Imagens nodulares à direita 
Nódulo de gohn à esquerda 
Hipertransparência à esquerda 
Aumento da área cardíaca 
 Velamento do seio costo-frênico esquerdo
16. Os sinais radiológicos comumente encontrados no derrame pleural são: 
Velamento do seio costofrênico contralateral, desvio do mediastino e área de hipertransparência ipsilateral ao derrame 
Área de colapso pulmonar ipsilateral, sinal da silhueta cardíaca e velamento do seio costofrênico contralateralao derrame 
Velamento do seio costofrênico contralateral, desvio do mediastino ipsilateral ao derrame e área de hipertransparência ipsilateral. 
Velamento do seio costofrênico, área hipotransparente no hemitórax ipsilateral ao derrame e desvio do mediastino contralateral 
Área de hipertransparência contralateral, horizontalização das costelas e coração em formato de gota
17. A vida estressante a qual estamos submetidos hoje em dia tem levado muitos indivíduos à internação hospitalar, por doenças diversas como hipertensão arterial, enfarto agudo do miocárdio entre outras, assim um paciente sexo masculino, 56 anos, é levado à emergência do HGE com rebaixamento do nível de consciência e hemiparesia à E após 48hs foi realizada Tomografia Computadorizada sem contraste no qual foi identificado AVE-H, qual a imagem encontrada? 
imagem hiperdensa em hemisfério cerebral E 
imagem hiperdensa em hemisfério cerebral D 
imagem hipodensa em hemisfério cerebral E 
imagem hipodensa em hemisfério cerebral D 
imagem hiperintensa em hemisfério cerebral D
18. A imagem abaixo é uma vista antero posterior (AP). A análise da imagem revela que as alterações que podem ser identificadas: (enade 2013)
no joelho direito do paciente são a diminuição do espaço articular, a formação de osteófitos e a esclerose óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoartrose. 
no joelho esquerdo do paciente são a diminuição do espaço articular, a formação de osteófitos e a esclerose óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoartrose. 
no joelho direito do paciente são o aumento do espaço articular, a formação de osteófitos e a perda de massa óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoporose. 
no joelho esquerdo do paciente são o aumento do espaço articular, a formação de osteófitos e a perda de massa óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoporose. 
em ambos os joelhos do paciente são a diminuição do espaço articular, a formação de osteófitos, a esclerose óssea subcondral e a deformidade em varo, as quais compreendem os sinais radiográficos do diagnóstico de osteoartrose. 
19. Marque a alternativa correta que descreve os achados radiográficos da imagem abaixo: 
Criança, múltiplas fraturas 
Adulto, múltiplas fratura e consolidação óssea 
Criança, linha epifisária 
Criança, incidência oblíqua, punho 
Criança, múltiplas fraturas com consolidação óssea 
20. Um paciente, portador de edema pulmonar, submeteu-se a um estudo radiográfico do tórax. Considerando-se tal afirmativa, o conceito de densidades radiográficas e a terminologia própria do exame realizado, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que, simultânea e respectivamente, em primeiro lugar traduz o padrão de cor apresentado pelo método e, em segundo lugar, a terminologia a ser adequadamente utilizada para fazer menção ao padrão de cor apresentado pelos pulmões na condição de doença do paciente. 
branco e hipertransparente 
cinza e hipertransparente 
branco e hipotransparente 
cinza e isotransparente 
branco e radiotransparente
21. A maneira através da qual uma imagem é adquirida é fundamental para a conclusão diagnóstica. Vários são os aspectos a serem valorizados em cada uma das aquisições. Ao se considerar esse conceito, aponte, dentre as opções abaixo, aquela abordagem tomográfica que permite a avaliação das estruturas com espessura de plano de corte de até 2 mm, o que vai configurar uma excelente abordagem por imagem, sobretudo na avaliação de estruturas e lesões delicadas. 
tomografia computadorizada convencional 
tomografia computadorizada de alta resolução 
tomografia computadorizada helicoidal 
tomografia computadorizada virtual 
tomografia computadorizada axial
22. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta dois métodos complementares de diagnóstico por imagem que, para a sua aquisição, não façam uso da radiação ionizante. 
ressonância magnética e medicina nuclear 
ressonância magnética e ultrassonografia 
densitometria óssea e medicina nuclear 
tomografia computadorizada e medicina nuclear 
ressonância magnética e tomografia computadorizada
23. As vasculopatias periféricas (tromboses venosas profundas, processos obstrutivos arteriais) são comumente estudados pela ultrassonografia. O método poderá proporcionar a avaliação da fisiologia vascular, entretanto, para tal, será necessário o uso associado de um acessório. com aquisições pulsadas ou coloridas. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que traz o nome do acessório que pode participar da investigação tanto por aquisições pulsadas quanto coloridas. 
a) cineangiocoronariografia b)cintilografia da perfusão vascular c)doppler d)ateterismo cardíaco e)radioscopia 
24. A incidência transoral utilizada no RX é solicitada para avaliarmos estruturas específicas no segmento cervical alto. Qual das estruturas mencionadas abaixo é avaliada nesta incidência? 
a)Disco vertebral C1-C2 b)Processo mastóide c)Processo odontóide d)Megapófise e)Disco Vertebral C5-C6 
25. Dentro do estudo por imagenologia encontramos diversas formas de se gerar imagem, porém a utilização de correntes ionizantes apresenta uma boa aceitação pela classe médica. O conhecimento destas técnicas e formas de utilização estão dentro do conhecimento do fisioterapeuta. Marque a opção de exame que não utiliza a corrente ionizante
Raios X
Cintilografia miocárdica
Ressonância Nuclear Magnética
Mamografia
Tomografia computadorizada
 
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	21
	22
	23
	24
	25
	E
	C
	A
	E
	A
	A
	A
	E
	E
	C
	E
	D
	B
	E
	E
	D
	B
	A
	C
	C
	B
	B
	C
	C
	C

Continue navegando