Buscar

Avaliação Parcial - História do jornalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201511660397)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.
		
	
	Gutenberg era austríaco e, quando desenvolveu a imprensa no século XIV, os tipos móveis já haviam sido inventados na China.
	 
	Gutenberg era alemão e, quando desenvolveu a imprensa no século XVI, os tipos móveis e os jornais já eram uma realidade na China.
	
	Gutenberg era alemão e, quando desenvolveu a imprensa no século XIV, os tipos móveis já haviam sido inventados no Japão.
	 
	Gutenberg era alemão e, quando desenvolveu a imprensa no século XV, os tipos móveis já haviam sido inventados no Oriente.
	
	Gutenberg era italiano e, quando desenvolveu na imprensa no século XIV, os tipos móveis já haviam sido inventados no Japão.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511660400)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, no século XV, podemos elencar dados característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra V , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.  ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.  ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
		
	
	F , F , V , V , V
	 
	V ,F , V , V , V
	 
	V , F , V , V , F
	
	V , V , V , V , V
	
	V , V , F , F , F
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513449950)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A oralidade marcou o Jornalismo no período do Brasil colônia em tempos onde poucos eram letrados.  Como eram  difundidas as ideias que contribuiram  para fazer perdurar parte de nossa cultura?  Assinale a resposta certa.
		
	 
	Através dos letrados membros da corte portuguesa.
	
	Através da  especulação que girava em torno da chegada dos navios portugueses.
	
	Através de  informações nos púlpitos das igrejas.
	 
	Através da venda de quinquilharias e quitutes nas ruas e ladeiras da cidade.
	
	Através  das publicações impressas oriundas de embarcações.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201511660403)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem: O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias teve início em.
		
	 
	O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias começou apenas no século XX
	
	O jornalismo começou antes da criação da imprensa tipográfica
	
	O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias começou no século XV, com a prensa de Gutenberg.
	
	O jornalismo profissional começou apenas após a invenção do telégrafo.
	 
	O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias começou no século XVII, 200 anos após a prensa de Gutenberg.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511660419)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A história da imprensa no Brasil tem início quando o País ainda era colônia portuguesa. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
		
	
	A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil promoveu a criação de uma imprensa oficial, inaugurada com o Diário Oficial Real.
	
	Correio Braziliense e Gazeta do Rio de Janeiro foram os dois primeiros jornais oficiais a circular no Brasil.
	 
	D. João criou a Impressão Régia no Rio de Janeiro, cujo objetivo era imprimir atos normativos e administrativos oficiais do governo.
	 
	A forte censura à imprensa praticada por D. João VI abafou a influência da mídia no processo de independência do Brasil.
	
	Com a chegada da família real, a florescente imprensa brasileira enfrentou a censura e posterior estagnação.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201511660415)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A chegada da imprensa no Brasil ocorreu tardiamente. Nesse período, o Brasil ainda não tinha meios próprios para a impressão de jornais. Acerca desse tema, entre os primeiros jornais brasileiros, é correto citar a (o)
		
	
	Idade de Ouro no Brasil e o País.
	
	Correio Braziliense e o Globo.
	
	Jornal do Commercio e o Mosquito.
	
	Correio Braziliense e o Mosquito.
	 
	Gazeta do Rio de Janeiro e a Idade de Ouro no Brasil.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201511660422)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O livro ____, sobre a Guerra dos Canudos, é um clássico da literatura brasileira e tem origem em reportagens publicadas pelo autor no jornal O Estado de S.Paulo.
		
	 
	Os Sertões
	
	Capitães de Areia
	
	Vidas Secas
	
	Grande Sertão e Veredas
	
	O Quinze
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201511661235)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A primeira etapa do jornalismo informativo começa ser definida na virada do século XX e vai ganhar forma durante a 1ª Guerra Mundial. No Brasil, é o literato ______________ seu grande inovador destaque, por sair às ruas e retratar o que via e apurava em suas reportagem
		
	
	Guimarães Rosa.
	
	José de Alencar.
	
	Machado de Assis.
	 
	João do Rio.
	
	João Antônio.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201511660454)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Pouco atento a preceitos éticos¿, conforme afirma Juarez Bahia, o empresário Assis Chateaubriand impôs aos veículos dos Diários e Emissoras Associados um tipo de jornalismo que ¿procurava atender o gosto comum dos consumidores, mas que, ao mesmo tempo, se colocava a serviço exclusivo dos interesses do seu proprietário¿. Esse ¿império jornalístico sem precedentes no país e na América Latina¿ é constituído por Chateaubriand entre as décadas de 30 e 70. Nos anos de apogeu, a cadeia dos Diários e Emissoras Associados era composta, além de jornais diários e emissoras de rádio, por:
		
	
	Sites, emissoras de TV e agencias de publicidade.
	
	produtoras de vídeo, estações de televisão e agências de publicidade.
	 
	estações de televisão, revistas e agências de notícias.
	
	revistas, produtoras de vídeo e assessorias de comunicação.
	
	assessorias de comunicação, revistas de histórias em quadrinhos e agências de publicidade.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201511660451)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pode-se analisar o histórico dos meios de comunicação no Brasil, ao longo do século XX, por meio do relato da vida e obra de um brasileiro dono dos Diários Associados, chamado de barão da imprensa por Bernardo Kucinski no livro a "A síndrome da antena parabólica".
		
	
	Júlio Mesquita.
	
	Hipólito José da Costa.
	
	Adolpho Bloch.
	 
	Assis Chateaubriand.Roberto Marinho.

Continue navegando