Buscar

História do Jornalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Dado o seu caráter panfletário, as primeiras gazetas da história, que se ocupavam em tão somente transmitir, em muitos casos, as versões que os reis encomendavam para os fatos, não fazem parte da história do Jornalismo.
R: Errado, porque a história do Jornalismo começa antes da invenção da prensa
2- Dado o seu caráter panfletário, as primeiras gazetas da história, que se ocupavam em tão somente transmitir, em muitos casos, as versões que os reis encomendavam para os fatos:
R: fazem parte da história do jornalismo.
3- Somente na primeira metade do século XVII, os jornais se tornam publicações periódicas e frequentes, ingressando na modernidade graças a formas mais avançadas de impressão e ao aumento do número de leitores. Os primeiros jornais modernos circulariam Europa ocidental, uma vez que havia impedimentos gráficos e religiosos e outras partes do mundo. Além do alemão Avisa Relation oder Zeitung, circulavam o francês Gazette (1631), o belga Nieuwe Tijdingen (1616) e o inglês London Gazette (1665). Como definiu a Associação Nacional de Jornais, no artigo ¿Há séculos, as civilizações vêm usando a mídia impressa para divulgar notícias e informações para as massas¿ esses jornais traziam, principalmente, notícias da Europa e, ocasionalmente, incluíam informações vindas da América ou Ásia. Tais jornais raramente cobriam matérias nacionais e tinha uma "estranha" preferência:
R: alfinetar rivais de outros países.
4- O primeiro meio de comunicação que foi global, interativo e em tempo real é:
R: Telégrafo
5-A história da imprensa no Brasil tem início quando o País ainda era colônia portuguesa. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
R: A forte censura à imprensa praticada por D. João VI abafou a influência da mídia no processo de independência do Brasil.
6-Sobre os conceitos relativos à oralidade, assinale a alternativa INCORRETA
R: A oralidade é uma forma de produção textual para fins comunicativos que utiliza apenas o aparato disponível no ser humano para ser executada.
7-Gênero da grande imprensa que ganhou destaque em meados do século XIX, ele se beneficiou das transformações do jornalismo, principalmente na virada do século XIX para o século XX, que influenciaram os parâmetros noticiosos da atualidade. É visto como um gênero que mescla literatura e jornalismo
R: Crônica
8- Duas marcas do jornalismo literário:
R: Jornalismo opinativo e ideológico.
9-
	O rádio e as revistas forçaram a modernização da imprensa com o uso de fotografias e ilustrações.  Uma dessas revistas , lançada em novembro de 1928 foi objeto de estudo não só do jornalismo mas ainda de cursos de Arte.   Péricles, um cartunista de Recife criou um personagem que representava o típico malandro carioca e suas aventuras que ficou ativo de 1943 a 1961.  Assinale corretamente o nome da revista e da charge  com seu personagem.
		
R: O Cruzeiro e " O Amigo da Onça."
10- Inspirada em revistas como a Life, uma determinada publicação foi lançada por um grande conglomerado de mídia no fim dos anos 20 e introduziu novos conceitos para a fotorreportagem. Considerada por muitos a principal revista brasileira do século XX, ficou conhecida devido ao trabalho de David Nasser e Jean Manzon. A revista descrita é:
R: O cruzeiro.
11- Analise o seguinte trecho: "Todo jornalista é um contador de histórias. E só sabe contar uma 
história aquele que consegue ouvi-la. Nessa afirmação, subjaz a ideia de que
 
R: a linguagem é uma atividade de "mão dupla", interativa, portanto, pelo que os interlocutores se completam
12- A invenção da tipografia, na Mogúncia, que promoveu a aparição do primeiro livro impresso no 
Ocidente e sua evolução, de uma fase artesanal para a produção em série, é atribuída a: 
R: Gutemberg
 
13- A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, 
julgue os itens que se seguem: O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e 
distribuição periódica de notícias teve início em. 
R: O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica 
de notícias começou no século XVII, 200 anos após a prensa de Gutenberg.
14- A história da imprensa no Brasil tem início quando o País ainda era colônia portuguesa. Assinale 
a alternativa correta sobre o tema. 
R: D. João criou a Impressão Régia no Rio de Janeiro, cujo objetivo era imprimir atos normativos e administrativos oficiais do governo. 
15- obre os conceitos relativos à oralidade, assinale a alternativa INCORRETA
R- A oralidade é uma forma de produção textual para fins comunicativos que utiliza apenas o aparato disponível no ser humano para ser executada.
16- Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, no século XV, podemos elencar dados característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra V , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.  ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.  ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
r: V ,F , V , V , V
17 - 
	A Crônica, um dos vários gêneros literários entre o Jornalismo e a  Literatura  tem entre seus adeptos  Olavo Bilac e Machado de Assis.  Assinale a resposta correta relacionada as características deste gênero.
		
 
 R: É possível observar  uma espontaneidade através da qual o autor dialoga constantemente com o leitor.

Continue navegando