Buscar

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões objetivas
As afirmativas abaixo referem-se ao controle de constitucionalidade das normas jurídicas (valor: 0,5 pontos).
I – No controle prévio ou preventivo da constitucionalidade das normas jurídicas, o Legislativo verificará, através de suas comissões de constituição e justiça, se o projeto de lei, que poderá virar lei, contém algum vício a ensejar a inconstitucionalidade.
II – Em relação a projeto de lei, o controle preventivo de constitucionalidade pelo Poder Judiciário é cabível na violação ao devido processo legislativo, buscando, assim, resguardar a regularidade jurídico-constitucional do procedimento, sob pena de se violar a separação dos poderes.
III – O controle concentrado, abstrato, ou principal, verifica-se no caso concreto, e a declaração de constitucionalidade dá-se de forma incidental, prejudicialmente ao exame de mérito.
IV - Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público no controle difuso.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
O Presidente da República vetou determinado projeto de lei flagrantemente dissonante da Constituição da República Federativa do Brasil, isso por violar os seus alicerces estruturais. Ao apreciar as razões de veto, o Congresso Nacional decidiu não mantê-lo, o que resultou na promulgação e consequente publicação da lei federal X. Inconformado com esse estado de coisas, o Chefe do Poder Executivo solicitou que a Procuradoria da República realizasse estudo a respeito da melhor forma de impugnar a lei federal X. A Procuradoria elaborou um alentado parecer, no qual examinou todos os aspectos afetos ao caso concreto. À luz do sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, assinale as afirmativas com V (verdadeiro) ou F (falso)Parte superior do formulário (valor: 1,0 ponto):
(V) Não pode ser submetida, por meio de qualquer dos instrumentos disponíveis ao controle de constitucionalidade perante o Poder Judiciário, pois precluso se fez o direito do Presidente, uma vez que ele já exerceu controle preventivo mediante veto jurídico. 
(v) Pode ser objeto de controle difuso de constitucionalidade, que será realizado por qualquer órgão do Poder Judiciário.
(F) O Presidente poderá expedir uma negativa de cumprimento de lei inconstitucional, vinculando àqueles submetidos ao seu poder hierárquico. 
(F) Caberá propositura de ADI, pois o Presidente da República configura-se legitimado para uso do controle concentrado desde 1988. 
 Sobre o controle de constitucionalidade, é correto afirmar que (valor: 0,5 pontos):
a. O controle de constitucionalidade só é possível devido as Supremacia das Constituições no ordenamento jurídico e a sua rigidez.
b. O controle de constitucionalidade declara a revogação das leis, isto é, sua inexistência no ordenamento jurídico.
c. O controle de constitucionalidade nos países que adotam constituições flexíveis é um incoerência, pois sem a supremacia formal do texto constitucional os outros atos não podem ser chamados de inconstitucionais. 
d. O controle de constitucionalidade francês é realizado pelo Conselho de Constitucionalidade, órgão político exclusivamente de atuação preventiva. 
Marque a alternativa incorreta sobre a inconstitucionalidade das leis no sistema brasileiro (valor: 0,5 pontos):
a. Do ponto de vista da teoria da nulidade, as leis inconstitucionais são nulas de pleno direito, pois os defeitos são insanáveis pelo Poder Judiciário. 
b. Quanto à norma constitucional ofendida podemos ter uma inconstitucionalidade formal e material.
c. A declaração de inconstitucionalidade poder ser parcial ou total, assim como expressa ou tácita. 
d. A sentença judicial de inconstitucionalidade tem natureza declaratória. 
5. Com relação ao controle difuso de constitucionalidade, marque a alternativa que expressa afirmações verídicas (valor: 0,5 pontos):
a. Decidida pelo plenário do Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade de uma lei, a Câmara dos Deputados pode emitir decreto legislativo que suspenda a execução, no todo ou em parte, da norma declarada inconstitucional.
b. Somente pelo voto da maioria simples de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
c. Ao Tribunal de Justiça é defeso declarar a inconstitucionalidade de lei federal.
d. É viável o controle difuso de constitucionalidade sobre lei ou ato normativo municipal que contraria a Constituição da República.     
 Questões subjetivas
1. A ADI n.º 3819 teve como requerente o Procurador Geral da República, o ato impugnado foi a Lei Complementar n.º 65 do Estado de Minas Gerais, a ação direta de inconstitucionalidade indicava que a legislação supramencionada encontrava-se em notória dissonância com os artigos 37, II e 134, §1º da Constituição Federal de 88, isso porque, enquanto o texto constitucional fala da obrigatoriedade do concurso público para investidura no cargo de Defensor Público, a lei estadual previa o exercício da função a partir da carreira de assistente jurídico penitenciário. Com relação ao texto acima, responda os itens a seguir (valor: 3,0 pontos): 
a) O Procurador Geral da República é legitimado especial ou universal? Além da função de requerente, 
acumula outra em sede do mesmo processo, qual? (1,0)
O Procurador Geral da República é legitimado universal, além da função de requerente também de procurador geral eleitoral( PGR)
b) No curso da ADI n.º 3819 a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais requereu a participação como amicus curiae, o relator do processo deferiu o pedido. Como funciona a atuação do amigo da corte? (1,0) 
o amicus curiae funciona como instrumento multiplicador, permitindo que o processo do Controle de Constitucionalidade busque uma maior proximidade do princípio democrático e do pluralismo político, ao ser receptáculo de informações técnicas ou científicas necessárias para uma correta e legítima decisão do magistrado
c) Na decisão final da ação direta o STF deferiu o pedido proposto pelo Procurador Geral da República, porém, modulou os efeitos temporais, os termos da decisão só tiveram eficácia a partir de 6 (seis) meses a contar da data do julgamento. Quais os motivos para modular os efeitos da decisão? Qual quórum é necessário? (1,0)
Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.
2. Determinado Partido Político com representação no Congresso Nacional ajuíza Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal para questionar a íntegra de uma lei federal. Em relação ao cenário acima, comente, justificadamente, as consequências jurídicas das seguintes hipóteses, considerando sua ocorrência antes do julgamento da ADI (2,0 pontos):
a) A lei é considerada constitucional em sede de ADC.
Sim, é considerada constitucional, pois o chefe do poder executivo pode sancionar uma lei e depois achar que esta mesma lei não e conveniente e pedir ao supremo tribunal federal a inconstitucionalidade
b) O Partido Político deixa de ter representação no Congresso Nacional.
As ADIs ajuizadas por Partidos Políticos, o STF, em sua jurisprudência inicial, considerava que a ADI deveria ser extinta, sem exame de mérito, por perda superveniente de legitimidade ativa. Porém, no julgamento do Agravo regimental interposto contra decisão monocrática adotada na ADI 2.618/PR, o STF reviu sua posição e atualmenteentende que a perda superveniente de representação do Partido Político não repercute sobre o julgamento da ADI. Em verdade, entende-se que a aferição da legitimidade ativa do Partido Político deve ser realizada à época do ajuizamento da ADI em razão da objetividade do processo e da indisponibilidade da ação

Outros materiais