Buscar

Doenças_relacionadas_com_o_lixo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doenças Relacionadas com Resíduos Sólidos 

O lixo é classificado de acordo com sua origem:
 - residencial: produzido em nossas casas - restos de alimentos, jornais, embalagens, papel higiênico, etc.;
 - comercial: produzido em estabelecimentos comerciais e de serviços, como bares, restaurantes, supermercados, bancos, lojas, etc.;
 - público: produzido em ruas, praças e avenidas. 
Classificação do lixo e sua interação com o Meio Ambiente

Resíduos sólidos que devem ser coletados separadamente, já que contém materiais e microrganismos que podem ocasionar danos à saúde humana e poluir o meio ambiente.
 - serviços de saúde: produzido em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, etc. 
 - industrial: lixo produzido nas indústrias metalúrgica, química, petroquímica, papelaria, alimentícia, etc;
 - agrícola: lixo produzido na área rural – embalagens e restos de agrotóxicos, adubos químicos, etc; 

terminais: lixo produzido em rodoviárias, aeroportos e portos, que podem trazer doenças de outros lugares;
lixo radioativo: produzido por usinas nucleares, equipamentos de radioterapia, por serviços que utilizam radioisótopos em medicina nuclear; 
químico: lixo que contém pilhas, baterias, lâmpadas, etc. 

O lixo nos ambientes: 
 - ar: a queima de plástico, borracha, espuma, produz gases tóxicos que podem causar dores de cabeça, náuseas, distúrbios respiratórios, etc.; 
água: o lixo pode contaminar as águas e veicular microrganismos que provocam doenças, como hepatite, verminoses, etc.; 
solo: a decomposição do lixo em locais inadequados contamina o solo e pode atingir as águas dos rios, córregos, cisternas, poços, etc. 

Segundo o Ministério da Saúde (2011), são as seguintes as principais doenças relacionadas com o lixo e transmitidas por vetores. 
Transmissor: Moscas 
Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes. Doenças: Salmonelose, verminoses, disenteria, febre tifoide, diarreia. 
Doenças provocadas pelo lixo 

Salmonelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Salmonella, sendo que são muitos tipos diferentes de germes nessa “família”. A salmonella é encontrada principalmente nas fezes humanas e animais.
A Salmonelose é transmitida, portanto, através da ingestão de alimentos contaminados por material fecal. Alimentos como aves, leite, carne, ovos, verduras e frutas geralmente contêm a bactéria.
Os sintomas da doença aparecem entre 12 e 72 horas após a contaminação, sendo que a doença costuma durar de dois a sete dias. São sintomas:
- Cólicas abdominais
- Náusea
- Diarreia
 - Febre
- Desidratação
Salmonelose

Transmissor: Mosquitos
 Forma de transmissão: picada.
 Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, filariose. 

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas ( protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.
Esta doença pode se manifestar de duas formas: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. 
Leishmaniose


Transmissor: Baratas
Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes. Doenças: Febre tifoide, verminoses, difteria, doenças gastrointestinais. 

Difteria (ou crupe) é uma doença respiratória infectocontagiosa, causada pelo bacilo Corynebacterium diphtheriae que se instala nas amídalas, faringe, laringe, nariz e, em alguns casos, nas mucosas e na pele.
O período de incubação costuma durar de um a seis dias, mas pode ser um pouco mais longo. A transmissão ocorre pelo contato direto com a pessoa doente ou com portadores assintomáticos da bactéria, através de gotículas eliminadas pela tosse, pelo espirro e ao falar, ou pelo contato com as lesões cutâneas.
A enfermidade é mais prevalente na infância, Em geral, se manifesta depois de resfriados e gripes nas crianças que não foram imunizadas. No entanto, também pode acometer adultos que não foram vacinados.
Difteria

Transmissor: Ratos 
Forma de transmissão: fezes, urina, saliva.
 Doenças: Leptospirose, hantavirose, peste bubônica. 

Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse micro-organismo pode sobreviver indefinidamente nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina.
A doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, exantemas (manchas vermelhas no corpo), meningite.
Leptospirose

Hantavirose é uma enfermidade aguda, bastante grave, de distribuição universal, provocada por diferentes sorotipos de Hantavirus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres. Na maior parte dos casos, a transmissão para o homem se dá em ambientes fechados pela inalação de aerossóis (partículas suspensas na poeira) provenientes das secreções e excretas dos hospedeiros, que funcionam como reservatórios do vírus. Ela pode também ocorrer pelo contato direto com esse material infectado ou através de ferimentos na pele, assim como pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Embora menos frequente, mordeduras desses animais são outra forma possível de contágio.
Hantavirose

A peste negra ou peste bubônica é uma infecção causada pela bactéria, Yersínia pestis, que pode levar a morte em  apenas 48 horas.
A peste septicêmica, é uma infecção na qual a forma bubônica estende- se até o sangue, e pode causar a morte antes mesmo do surgimento de outros sintomas da peste bubônica ou pneumônica.
A pestis minor, é uma forma leve da mesma infecção e normalmente ocorre apenas em áreas geográficas onde a doença é prevalente.
Sintomas da peste negra
Os sintomas da peste negra são:
Inchaço dos linfonodos, deixando-os com aspecto enegrecido, febre, calafrios, vômito, diarreia, mau cheiro no corpo, taquicardia, tosse seca que passada a produtiva com sangue vermelho vivo em poucas horas.
Peste bubônica

Transmissor: Porco 
Forma de transmissão: carne contaminada, crua ou mal cozida. 
Doenças: Teníase. 

- eliminar lixões a céu aberto; 
dar melhores condições de trabalho para catadores de materiais recicláveis;
melhorar as condições de segurança e saúde no trabalho para os garis;
conhecendo o que serve de alimento e abrigo para cada espécie que se pretende controlar e tomando as medidas cabíveis, estar-se-á contribuindo para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida; 
Formas de prevenção 

Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos:
 - acondicionamento adequado do lixo;
 - coleta e transporte do lixo;
 - destinação adequada de resíduos sólidos;
 - a intersetorialidade é fundamental, como a educação sanitária e ambiental. 


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando