Buscar

RELATÓRIO 1984

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Atividade: Atividade Cultural. Data do evento: 10/03/2018.
Nome do Livro: 1984 – George Orwell
O livro 1984 conta a história de Winston Smith que trabalha para o Ministério da Verdade que é comandado pelo “Big Brother” e tem como função distorcer a verdade sobre as histórias contadas do O Partido e que não deixe nenhuma ponta solta, garantindo que ninguém pense mal a respeito deles o que é um crime perante a esse governo. 
Em meio a tantas histórias criadas por ele, Winston pega-se pensando sobre todas as coisas erradas que fez pelo sistema, mas, tem receio que seja preso por estar indo contra o governo. Ele trabalha com Julia e tem medo que ela seja uma informante e o denuncie por pensamentos inapropriados. Decide então enviar um bilhete para descobrir a verdade e descobre que não é. Nasce aí um relacionamento entre eles, e que perante aos olhos do governo também é errado, e Winston fica ainda mais frustrado e com medo de que sejam descobertos. 
Contado pela visão de Winston Smith, o livro fala sobre a vida dele em Oceania, onde o que o Miniver é a verdade absoluta em que todas as pessoas devem acreditar e quem vai contra o Governo comete o grave crime. 
Reflexão Crítica
 Mesmo tendo sido publicado em 1949, o livro que fez quase que uma adivinhação do futuro, tem um tema muito atual, e conta quase que uma publicação de jornal realista e não apenas uma história de livro. 
As ideias e reflexões expressadas no livro tem um forte impacto falando sobre o poder totalitário que mesmo tentando ser mascarado está bem estampado, na forma como o governo tenta manipular a verdade de sua população, mas, que elas preferem ignorar. 
Sua história foi criada com o intuito de crítica ao governo manipulador e opressor da época, mas, pode ser levado até hoje como uma base de praticamente nada mudou. 
Conclusão
Com a leitura do livro podemos concluir que ele tem um forte impacto nos trabalhos administrativos atuais principalmente na área política onde, cada vez mais podemos perceber um governo de regime totalitário, em que a verdade é distorcida e que mesmo com a liberdade de expressão e direito à privacidade a censura e vigilância são constantes. 
Quando a obra foi escrita, não se imaginava que seria tão real nos tempos de hoje como com a chegada da internet, a inclusão digital e as tecnologias a vigilância é constante. 
Segundo Ney Wiedemann (Professor de Direito e Desembargador no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) “O Ato Patriótico, nos Estados Unidos, é uma evidência disso, onde até mesmo as comunicações das pessoas através de e-mails podem ser acessadas”. Demonstrados no livro e nas situações vividas atualmente, críticas ao governo são punida duramente. 
Mesmo não sendo o ideal, essa forma administrativa a cada dia demonstra sua eficiência e como o “Grande Irmão” manipular e que vive pelo simples poder vence a cada dia.

Continue navegando